" *** SOMOS O QUE ACREDITAMOS E O QUE PENSAMOS, POIS O PENSAMENTO E A PALAVRA SÃO VERBOS.***"

Norma Silveira Moraes  Poesias e C&A

ENERGIA POSITIVA, PAZ E LUZ...

"Muitas Bênçãos de Deus A TODOS."
Textos


Falando da luta contra depressão...

Vivi dez anos convivendo com a depressão bem severa, fechada num quarto sem sair de casa tomando remédios muito fortes.

Tive câncer e a tristeza é o medo me consumia. Tentei o suicídio algumas vezes e da última fiquei vários dias inconsciente na UTI.

Não me lembro de quase nada do que aconteceu neste tempo. Só sei que sou as vezes bipolar... 

No início tentei lutar estudando psicologia para entender esse processo de alienação. Tinha crises até psicóticas, bem graves. 

Nessa época ninguém me entendia, ninguém conversava comigo e só havia crítica e julgamento...

Até que em 2015 comecei a escrever para sair fo quarto. Travava uma luta muito grande. E tentava o tempo todo passar coisas positivas para me fortalecer. O que me salvou da morte foi a fé. Me agarrei a ela como tábua de salvação e creio que até hoje isso acontece. Busco essa força em todas as circunstâncias e medos.

Conviver com a depressão é uma luta constante pois não temos forças para trabalhar fora ou sair de casa sozinha.

Passei anos trancada em casa. Hoje tento sair bom meus filhos ou irmãs e nunca saio sozinha por causa da síndrome do pânico.

Agora estou sozinha e sigo com fé buscando forças para viver...

A luta continua mais do que nunca...

Na fé encontro alento e forças e escrever me ajuda muito. Me acho até muito guerreira na luta contra essa doença que tira a alegria e a força...

Muitas vezes a gente ri, mas chora muito por dentro...um vazio está sempre presente...uma dor profunda...que os remédios tentam acalmar, aliviar e entorpecer. Por longos anos vivo meio entorpecida lutando contra esse mal. Sem remédios creio que nem existiria. E sem fé também...

Poucas pessoas conseguem compreender essa doença...mas ela tira as forças físicas também pois não dói só a alma Mas o corpo também.

Meu esposo sempre cuidou de mim com amor, dedicação e compreensão e eu mesmo em minha limitação fazia todas as vontades dele e vivíamos assim nesta simbiose de amor. Era tudo meio louco... Ele também tinha suas crises de depressão por isso nos compreendiamos. É também  endógena e não só exógena a minha depressão...

Agora estou só e meio sem rumo. Vivo com a lembrança dele e isso me basta no momento. 

17/10/2023

Obs: Como sou culta, tenho boa aparência e sou bem cuidadada muitos duvidam que tenho até  também muitos problemas de saúde física também e até de conviver e lutar contra a depressão incansavelmente.

 

Muitos acham que ser doente ou ter moléstias que nos limitam até de sair sozinhas é preciso ser desleixados.

Fiz uma perícia no INSS. E foi isso que o médico avaliou pq tenho boa aparência. 

Um absurdo. Ele não sabe do meu pânico de sair sozinha. Sempre há alguém me acompanhando por onde vou e não tenho culpa se pelo menos Deus me deu o dom de escrever para aliviar o que sinto. Levando boas mensagens que escrevo para mim própria também...c9mo forma de terapia 

Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 19/10/2023
Alterado em 20/10/2023
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
Norma Aparecida Silveira de Moraes ENERGIA POSITIVA ,FÉ, PAZ E AMOR.