" *** SOMOS O QUE ACREDITAMOS E O QUE PENSAMOS, POIS O PENSAMENTO E A PALAVRA SÃO VERBOS.***"

Norma Silveira Moraes  Poesias e C&A

ENERGIA POSITIVA, PAZ E LUZ...

"Muitas Bênçãos de Deus A TODOS."
Textos

Questões raciais na visão de um participante do BBB
Na sexta feira passada,  passeando de canal em canal me deparo com uma cena inacreditável e inaceitável de um participante negro, médico o Fred do BBB. Um dos que voltou na repescagem.
Eu gostava muito dele. Mas ele trouxe a questão estrutural e racial em nosso pais sobre um prima de preconceito. Ele plantou a raiz do preconceito contra brancos também, dizendo que o BBB devia ter somente negros. Que brancos não deveria estar ali...Se ele não gosta de brancos porque se inscreveu também?  No grupo ali há muitos brancos e negros juntos. Muitos convivendo muito bem.  
Porque estou dizendo isso...Refletindo sobre esta questão e sobre minha familia e minha forma de ver esta questão absurda.  Como exemplo posso falar. Meu filho mais novo é casado com uma mulher linda e negra, tenho dois netinhos nascidos deste casamento que amo demais. Meu irmão mais velho é casado com uma mulher negra que todos gostam. Muito bem resolvidas ambas na vida. Levam a vida com tranquilidade.
Quando este personagem disse que negros não devem se misturar com brancos, também, está criando preconceito. E não dá para regredir e voltar atrás no progresso que estamos começando a fazer misturando nossas raças, na confraternização como irmãos. Há pessoas de todas as raças também com seus traumas e que se sentem feias, gordas e infelizes, a dor vem para todos, independentemente de raça. Preconceito é horrível de qualquer forma...
Claro que temos que combater o preconceito, mas não é criando mais divisão. O engraçado é que vemos muitos pessoas negras famosas buscando se casar com pessoas brancas, provando que existe o amor. Mas vejo também que muitos negros não se casam com negros, muitos homens até buscando lindas mulheres louras e formando famílias. Então que direito tem ele de falar que brancos e negros não devem se misturar.
E agora vem este cara fazendo esta divisão num programa de alcance e muita audiência.
Vergonha, vergonha mesmo.   Neste caso as pessoas brancas do BBB tem direito de se sentirem ofendidas como o Gabriel um jovem que tem amizade com todos no BBB, ficando chateado com a posição do Fred.
Não pode haver preconceitos raciais, mas também não se pode estimular a violência por conta disto. E o que assistimos foi uma pessoa arrogante e cheia de preconceito.  Deste episódio dá para tirar algumas lições também. Se é para unir as pessoas de todas as raças porque vem esse homem gritando aberrações e ofensas a quem não é da sua própria cor. Isso também não é preconceito?. Parece que os conceitos dele estão equivocados, já que muitas familias estão felizes, e nem de longe estão pensando como ele. Precisamos é todos nos unirmos  num abraço fraterno universal. Pois quando se encontra um mendigo na rua nem se leva em conta sua cor, mas o que ele sofre no papel de miserável. E na hora do sofrimento e doenças somos todos iguais. Esse participante é um médico e fico  aqui imaginando se ele vai socorrer só negros, pois quando estamos internados numa UTI ou enfermaria, na vulnerabilidade, somos todos iguais. E nos hospitais há ótimas enfermeiras e enfermeiros negros e brancos. E já nem se importa. Só queremos amor e compreensão.
Pronto falei. Tenho muitos parentes negros e amigos também. Posso falar com propriedade. Chega de preconceitos. Perante Deus somos todos iguais. E quem é branco ou pardo, amarelo ou azul não tem culpa de ser diferente. Vamos criar juízo e aceitar cada um do jeito que é. Não podemos ter preconceitos e nem criar outras formas de preconceito.
O povo fala da rede Globo, mas nas novelas atuais estão muito mescladas famílias negras e brancas tudo juntas e misturadas.  
Toma juízo Fred, você só pode ser uma pessoa doente. Use a  sua influência e tudo o que conquistou para pregar amor. Fala que é religioso mas não sabe o que é tolerância. Será que fostes rejeitado por uma mulher branca por quem você se apaixonou. Se foi creio que não deve ter sido pela sua cor, mas sim pela sua arrogância e agressividade. Pessoas boas se sentem bem umas com as outras independente de cor, raça ou escolhas. O amor brota de alma para alma.  E quando há amor as barreiras e diferenças são quebradas

HOJE SOMOS MESTIÇOS E JÁ DEVERIA TER ACABADO TUDO ISSO...
INFELIZMENTE MUITOS NEGROS REJEITAM A PRÓPRIA PELE GERANDO MAIS CONFLITOS. NEGROS E BRANCOS SE CASAM  E FORMAM FAMÍLIAS. JÁ ERA PARA TER MUDADO UM POUCO. TEMPOS ANTIGOS SE PASSARAM. HOJE É OUTRA REALIDADE.
Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 26/03/2023
Alterado em 31/03/2023
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
Norma Aparecida Silveira de Moraes ENERGIA POSITIVA ,FÉ, PAZ E AMOR.