" *** SOMOS O QUE ACREDITAMOS E O QUE PENSAMOS, POIS O PENSAMENTO E A PALAVRA SÃO VERBOS.***"

Norma Silveira Moraes  Poesias e C&A

ENERGIA POSITIVA, PAZ E LUZ...

"Muitas Bênçãos de Deus A TODOS."
Textos


BAÚ DE LEMBRANÇAS DA ALMA (BVIW)

 

O ser humano é guiado pelas recompensas e consequências, estímulos e respostas, herança genética, conceitos dos antepassados e pela afetividade. É um conjunto de comportamentos adquiridos, aprimorados ou definidos, não se esquecendo que cada ser tem a sua individualidade e a sua personalidade própria, tem alma, espírito e a mente pensante. E em nossa condição humana precisamos uns dos outros de alguma maneira. Precisamos também de receber amor e cuidados, daí nasce a afetividade que nos arrebatam, nos dão motivações de vida.. Vivemos uns para os outros de alguma maneira, condicionados ou não. Nossas memórias afetivas estimulam a saudade, a imitar, seguir alguma forma de comportamento, algum exemplo. Nos inspiramos em alguém a qual admiramos muito, ou evitamos o comportamento da qual pode nos trazer sofrimento, muito embora, escolhas vão de encontro a ela, pela afetividade. É muito bom ter lembranças boas, saudades, memórias afetivas que nos cativam, laços eternos que a alma não consegue cortar, pois faz bem, algumas até trazem tristezas também, mas trazem reflexões acerca do perdão, da gratidão e da superação e mudanças positivas na vida. Quando perdemos um ente querido, restam as memórias, os lugares, situações vividas, experiências aprendidas, afetos inesquecíveis, momentos que ficam registrados na mente e no coração e que vão moldando nossas vidas.

Enfim, são os sons, cheiros, todos elementos sensoriais e emocionais sabores e cores, enfim tudo o que nos lembram de algo especial ou momentos bons, que vão construindo a nossa história de vida, e ajuntando num baú de lembranças da alma, as nossas memórias afetivas.

 

Tema BVIW : Memórias afetivas

Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 27/09/2022
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
Norma Aparecida Silveira de Moraes ENERGIA POSITIVA ,FÉ, PAZ E AMOR.