" *** SOMOS O QUE ACREDITAMOS E O QUE PENSAMOS, POIS O PENSAMENTO E A PALAVRA SÃO VERBOS.***"

Norma Silveira Moraes  Poesias e C&A

ENERGIA POSITIVA, PAZ E LUZ...

"Muitas Bênçãos de Deus A TODOS."
Textos


               "TODOS NÓS VAMOS ENVELHECER, OS IDOSOS MERECEM RESPEITO...ELES TAMBÉM TEM DIREITO DE TER ESCOLHAS"

A LEI DIVINA DA CAUSA E EFEITO

 

Vale a pena meditar sobre esse assunto tão importante. Infelizmente muitos nós fazem as coisas e cometem erros, mas não se importam em consertá-los. Nem imaginam o preço que a vida cobra, pois tudo volta ou dentro do próprio lar, ou na família, filhos, enfim.

Basta prestar bem atenção e meditar com sinceridade para perceber como é a roda da vida. Todos nós podemos agir por impulso e neste sentido sem refletir muito sobre as consequências cometemos erros muito grandes. É importante ter discernimento para reconhecer isso, e a maioria das pessoas são teimosas e acham que estão sempre certas e agindo corretamente, quando na verdade cometem equívocos em cima de equívocos, achando que sabe sempre o que é melhor para as outras pessoas sem pesar o outro lado, as respostas dos sentimentos do outro. Não levando em conta os gostos pessoais, o direito do outro, as suas memórias afetivas, principalmente quando a pessoa é idosa.

Muitos tiram os idosos de suas próprias casas sem levar em conta que eles preferem ir morrendo aos poucos dentro dela, mas feliz com as coisas que conquistaram.

Só devemos tirar o idoso de casa, se estiver muito grave precisando hospitalização. Devem permanecer dentro de suas casas com alguém cuidando, mesmo que necessite revezar. Mas dentro de seus lares. Daquele sagrado lar que eles conquistaram tijolo a tijolo com tantas lutas. É muito melhor para a saúde física e mental, principalmente de tiver mal de Alzheimer, Mal de Parkinson e ou outras doenças crônicas.

Quanta coisa precisamos meditar, antes de tomar decisões, até na vida dos filhos mesmo, do parceiro ou parceira.

Muitas pessoas não conseguem pensar no outro, e agem até com muita frieza diante dos problemas alheios. Feliz daquele que pondera, dialoga, espera, para tomar decisões. Já errei muito nesta vida, e falo por experiência própria. Hoje peso tudo, pondero tudo e coloco os dois lados da moeda em jogo. Tenho muito medo de errar, prefiro conversar muito e ouvir também. Aprendi com a vida e muitas porretadas também. Já tive meus preconceitos e tudo que eu não gostava e via de defeito voltou para dentro de meu lar e tive que aceitar a vida como ela é, hoje estou livre de amarras e preconceitos até contra drogas, de escolhas sexuais das pessoas, eu tinha medo de tudo, etc. Mas antigamente a gente aprendia os conceitos bem errados e pensava que muita coisa é fácil de curar, que as pessoas agiam erradas porque queriam, muitas vezes não sabia o certo, as verdades da vida, como hoje com tantas informações e esclarecimentos.

Muitas vezes é preciso ouvir as partes envolvidas, e muitas vezes conselhos alheios não são tão bons e nem resolvem nada, é preciso analisar quem está dentro dos conflitos, da história, do problema de saúde, ou de outros problemas para ver a melhor forma de ajudar pensando no bem-estar psicológico também, não somente no bem-estar físico, lembrando que a mente é quem comanda o corpo,  e a alma também. A qualidade de vida precisa ser extrínseca, mas intrínseca também, ver o todo, pois o ser humano tem a vida física e a da alma interligadas e uma precisa estar de acordo com a outra parte, para encontrar um pouco de alegria e superar os desafios da vida que já não são fáceis. Cada um nasce com uma cruz para carregar, mas também com uma bela missão de vida para cumprir.

Lembrando sempre, de não desejar para o outro o que não queremos que aconteça conosco, e que tudo que fazemos volta, o bem também volta em forma de bençãos e dádivas, mas o mal também retorna sem dúvida nenhuma. Por isso é importante livrar-se de todo preconceito e achismo, a vida é cheia de mistérios, e ninguém sabe tudo. Mas a vida ensina e coloca cada um no seu devido lugar, na hora certa, em acertos de contas. Façamos o bem, busquemos a justiça e a paz como Jesus ensinou, pratiquemos a gratidão e o perdão e se cada um conseguir seguir os dez mandamentos a vida vai seguir normalmente o seu rumo sem maiores complicações. E por fim ter muita fé, amor e buscar a serenidade da alma. E o resto deixemos por conta de Deus. Estamos aqui de passagem e logo vamos todos embora sem levar nada mesmo. Temos direito ter coisas, conforto, sermos ricos, vivermos bem, só precisamos respeitar o outro em sua essência e centelha divina. A vida cobra e dá presentes infinitamente, que a semeadura seja boa para termos uma boa seara de vida e ter uma finitude feliz. Cada um tem o seu destino escrito, e ninguém sabe mais do que Aquele que nos criou. Mas podemos mudar um destino ruim plantando novas sementes boas nele. Elas só serão revertidas em bençãos. É para isso que reencarnamos para um aprendizado e acertos de contas, para a evolução da alma. Eis tudo. Tudo, mas tudo o que fazemos tem consequências boas ou más. Por exemplo;  trabalhamos para termos meios de sobrevivência, cozinhamos para alimentarmos, tomamos banhos para ficamos limpinhos. enfim tudo é estímilos e respostas. Que Deus ilumine a abençoe cada vida para que possamos seguir adiante até o fim no caminho do bem, da paz e da verdade da vida. Todos merecem ser felizes. O respeito é tudo.

 

OBS: Escrevi essa mensagem pensando em minha  mãe que caiu de cama na última semana, e a médica disse que ela não levanta mais. Não estava se adaptando ficar vivendo de casa em casa com os 8 filhos, cada um com sua personalidade e jeito de viver. Ela perdeu a referência de suas coisas, casas, sentia saudades imensas ...E arrependo muito de não ter feito intervenção sobre o assunto, mas como estou em São Paulo e ela mora em Minas, tudoi foi resolvido sem que eu soubesse como seria a vida deles. Hoje sem casa, eles não estão bem vivendo 50 dias em cada casa dos filhos. 

Na minha opinião eles nunca deveriam ter saído da casa deles, e com planejamento  e estratégia tudo seria diferente, mas ainda está em tempo deles terminarem seus dias na casa da fazenda que eles tanto gostam. Quem ficou com a casa deve consentir para que isso aconteça até o fim dos dias deles. 

Agora tomei atitude e resolvi intervir, pelo menos lavo minha alma e mãos. Que cada um arrume uma pessoa para ajudar, pois em qualquer casa que estejam estão tendo que fazer adaptações. Não adianta nem ir para a fazenda e ficar na casa dos filhos que tem casa lá, eles ficam olhando a casa e até choram para entrar lá, mas não conseguem. Está tudo errado, eles também ajudaram a reformar a casa...

 

Já chorei muito, mas agora quero cuidar deles na minha escala que será em agosto na casa grande, a casa que meu pai nasceu e que ambos amam. E ele tem casa na cidade também, não é justo ficarem de casa em casa, se eles saem de suas casas para cuidar deles em Minas, podia ser bem dentro da casa deles. 

Eles amam o quarto que cada um tem na casa, o quintal, sala grande de televisão, cozinha espaçosa e tudo mais, gostam da roça. Que tudo seja resolvido. Minha irmã me autorizou a ficar na minha escala, vou sair daqui, deixar tudo e vou cudar deles por 50 dias. Darei todo amor possivel. Aqui estava difícil também para eles que detestam cidade grande, detestam São Paulo. Meu pai gosta de tocar a terra, respirar o ar de minas, de suas terrinhas. 

 

 

 

22/06/2022

 

 

 

 

 

Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 23/06/2022
Alterado em 23/06/2022
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
Norma Aparecida Silveira de Moraes ENERGIA POSITIVA ,FÉ, PAZ E AMOR.