" *** SOMOS O QUE ACREDITAMOS E O QUE PENSAMOS, POIS O PENSAMENTO E A PALAVRA SÃO VERBOS.***"

Norma Silveira Moraes  Poesias e C&A

ENERGIA POSITIVA, PAZ E LUZ...

"Muitas Bênçãos de Deus A TODOS."
Textos

   As comemorações da Festa Junina pelo Brasil - Caldo Bom                  

 

                         Simbologia cultural brasileira (BVIW)

 

     A cultura de um povo é o comportamento herdado dos antepassados, memórias afetivas que ficam no inconsciente, é a tradição transmitida nos valores e hábitos como lendas, crenças, memórias, danças como folia de reis, festas juninas, cavalhadas, carnaval, festas religiosas, rodeios, artes populares, gastronomia, esportes, enfim são os conhecimentos tradicionais de um povo. A cultura é formada por elementos com toda a sua simbologia comportamental que provoca a emoção nas pessoas quando são celebradas. Dão motivação e tiram as pessoas um pouco da pesada rotina da vida. Ajudam no equilíbrio, pois é nela que extravasamos e buscamos a alegria de viver, nela também encontramos o sentido para a vida. Pode ser até na simplicidade do dia a dia em família com um almoço com pratos tradicionais como uma feijoada, com músicas que alegram e completam o quadro. Temos muitos ramos da cultura brasileira entre elas está a popular, sertaneja, sulista, nortista, nordestina, do centro oeste, indígena, mineira, paulista... Enfim é uma mistura mestiça muito boa e rica, pois há referências de outros povos que vieram para o Brasil, como dos portugueses, italianos, espanhóis, africanos, japoneses, entre outros. Muitos se instalam em comunidades e dali vai nascendo a mistura das tradições. Nossa cultura é plural e diversificada e com ela é agregada o turismo que muito contribui para a divulgação e conhecimentos da mesma. O ser humano está sempre em busca de novidades para alegrar o espírito, pois há a cultura regional com suas particularidades como as comidas, e festas religiosas, etc. A cultura ajuda ainda na economia do país, trazendo o progresso para as regiões. A cultura é a alma revelada da história de um povo que vai sendo passada de geração a geração.

 

Tema BVIW: Cultura do povo

 

Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 07/06/2022
Alterado em 08/06/2022
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
Norma Aparecida Silveira de Moraes ENERGIA POSITIVA ,FÉ, PAZ E AMOR.