" *** SOMOS O QUE ACREDITAMOS E O QUE PENSAMOS, POIS O PENSAMENTO E A PALAVRA SÃO VERBOS.***"

Norma Silveira Moraes  Poesias e C&A

ENERGIA POSITIVA, PAZ E LUZ...

"Muitas Bênçãos de Deus A TODOS."
Textos


O ESTIGMA DAS DOENÇAS MENTAIS

 

Venho trazendo hoje, uma reflexão sobre o modo de pensar de muitas pessoas. Infelizmente muitos pensam que fazer tratamento de depressão, se precisar tomar um ansiolítico para ansiedade, a pessoa já está incapacitada.

Quem em alguma fase da vida não teve que tomar um remédio, um psicotrópico, como anti depressivo ou outros.

Muita gente pensa que nunca vai ter algum surto psicológico na vida por menor que seja. Todo ser humano é vulnerável e pode ter uma crise existencial ou de ansiedade em algum momento, seja por estresse, perdas, desemprego etc.

Uma doença que está trazendo um grande estigma na família é o Mal de Alzheimer e a depressão maior. Muitas pessoas evitam comentar com medo de sofrer preconceito quando tem uma pessoa da família doente.

Qualquer deslize e ato falho, alguém já vai achando que a pessoa está ou vai ficar com alguma doença degenerativa ou mental também.

É paradoxal, falam em genética, outros falam que é a antiga caduquice, e apareceu este alemão para dar um novo nome para uma doença tão antiga. Vale lembrar que que em muitas famílias há poucos casos de “caduquice” e mesmo assim algum familiar hoje apresenta a doença. O que estamos presenciando é que está cada vez mais comum pessoas com qualquer tipo de doença mental.

É imprescindível também cuidar da saúde mental e psicológica, estamos em um mundo cada vez mais competitivo e cheio de pressão e cobranças. Isso tudo leva a maior predisposição a ter alguma fase difícil com ansiedades crônicas e depressão.

O preconceito não leva a nada, e só prejudica, quando uma pessoa precisa é de ajuda ou compreensão. Hoje há muitos tratamentos específicos, para ajudar em qualquer momento da vida, e poucos casos levam á incapcidade laborativa, a maioria dos casos são esporádicos e curam ou precisam mesmo de manutenção.

Já em casos de doenças degenerativas, o paciente precisa de muito amor e cuidado, para não se sentir tão sozinho. Cada caso é um caso.  

_____________________________

PARA O NATAL COM JESUS

 

ETERNOS LAÇOS COM JESUS (CPP)

 

Com amor e comunhão eternizando

Sentimentos humanos de grande luz

A gente vai assim todo ano lembrando

De Jesus, sua graça, e a morte na cruz

 

As  nossas almas ficam com fé e a sintonia

Louvamos, buscamos graças, agradecemos

Cantamos a melhor música, suave melodia

Eternos versos, para Jesus sempre cantemos

 

Ele nos protege com todo o seu amor

Devemos seguir o que Ele nos ensinou

Só assim nós aplacaremos toda a dor

 

A Sagrada Família, pois, cantemos o louvor

Ela é o grande exemplo que Deus deixou

Jesus provou que é o Mestre Salvador

 

(Norma A Silveira de Moraes)

12/12/21

 

Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 12/12/2021
Alterado em 12/12/2021
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
Norma Aparecida Silveira de Moraes ENERGIA POSITIVA ,FÉ, PAZ E AMOR.