" *** SOMOS O QUE ACREDITAMOS E O QUE PENSAMOS, POIS O PENSAMENTO E A PALAVRA SÃO VERBOS.***"

Norma Silveira Moraes  Poesias e C&A

ENERGIA POSITIVA, PAZ E LUZ...

"Muitas Bênçãos de Deus A TODOS."
Textos


O idoso é escutado? (Compreendido)

Fui no médico essa semana, de dois em dois meses vou no mesmo médico há mais de dez anos. Ele é clínico geral e geriatra. Trato de várias doenças com ele. Ele confirmou a minha idade e disse para mim.
- Você agora entrou na faixa de idosos e tem alguns privilégios. E foi enumerando. Fila especial, lugar marcado no ônibus, viagens de graça, etc.
Olhei bem séria para ele e disse:
- Tem nada doutor. Ser idoso é horrível. Estou na crise de idade. Pois todos acham que podem mandar na gente, ficam desconfiados de nossas sanidades mentais porque ficamos mais lentos e com a memória mais fraca, acham que só precisamos de supermercado por causa da alimentação, ir na farmácia comprar remédios, e ir ao médico. Esquecem que sentimos tambem vontade de passear, ir ao shopping de vez em quando, algum lazer. Se temos limitações de sairmos sozinhos, nos proíbem radicalmente, se teimarmos é briga na certa. E as pessoas gostam que ficamos bem quietos dentro de casa nos comportando muito bem sem colocar fogo sequer num pano de prato quando vamos cozinhar. Sem chegarmos ao portão, sem comer demais guloseimas, e uma grande lista do que se pode ou não fazer para não prejudicar a saúde.

Confesso que saiu lágrimas de meus olhos, mas falei tão engraçado que caímos na risada. Ele me disse que sou uma paciente animada e que ninguém fala que tenho problemas de saúde pelo meu otimismo. Mas que não devo ficar triste porque eu nunca serei uma idosa, pois não parei no tempo. Para mim substituir minha tristeza luto sempre pelo que mais gosto de fazer, que é escrever e levar essa força para outras pessoas. Que minha limitação é apenas física e não mental. E que ainda ajudo cuidar de mais dois idosos, a sogra e o esposo, sendo eu a que mais tem problema de saúde física. O deles é da mente. A pior limitação que uma pessoa pode ter é ainda a mental, a física não sendo de mobilidade dá para levar.

Saí de lá mais forte, pensando nisto. Realmente a limitação mental é horrível, a pessoa não tem escolha e sofre de dependência. Muitas sofrem até maus tratos quando tem as duas limitações.
Fiquei a pensar que o amor que sinto não deixa eu maltratar ninguém, mesmo passando a noite inteira atendendo chamados das pessoas que estão sobre os meus cuidados. E que envelhecer é isso: cuidar daquele que está ainda mais idoso do que a gente.

Esse é o ciclo da vida e feliz de quem tem a chance de envelhecer junto á família e aos filhos. Hoje acordei pensando nisso. Quero hoje só agradecer a Deus por mais um dia e dar bênçãos para todos, para ser também abençoada. E como não gosto de dar trabalho, sigo minha vidinha dando o mínimo de trabalho. Só lamento não ter aprendido a dirigir. Idosos bons são idosos em casa, pois nossos filhos estão cheios de coisas para resolver e ainda precisam de nossos apoios e orações. De nosso amor e paz. Sendo assim recebo a velhice com mais gratidão. Muito embora, repito, há suas limitações sim.


Escrito via celular
imagem de meus amados pais.
Meus amados pais são totalmente dependentes e já forma hiper ativos, minha mãe é professora aposentada.


PARABÉNS MEU PAI PELOS 84 ANOS DE  VIDA
Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 13/12/2020
Alterado em 17/01/2021


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
Norma Aparecida Silveira de Moraes ENERGIA POSITIVA ,FÉ, PAZ E AMOR.