" *** SOMOS O QUE ACREDITAMOS E O QUE PENSAMOS, POIS O PENSAMENTO E A PALAVRA SÃO VERBOS.***"

Norma Silveira Moraes  Poesias e C&A

ENERGIA POSITIVA, PAZ E LUZ...

"Muitas Bênçãos de Deus A TODOS."
Textos


Respeito e empatia

Quando cada um, respeitar o espaço do outro sem tentar puxar o tapete, quando cada um, tentar se colocar no lugar do outro com honestidade, quando cada um criticar menos e fazer mais, quando cada um julgar menos pela aparência e ter mais tolerância, quando houver menos maledicência e mais bem querer, quando houver menos raiva e mais amor, menos inveja e mais sincera admiração, então poderemos crer na PAZ interior e exterior. A vida terá mais alegria, quando haver também mais GRATIDÃO e consideração pelo outro. 

A construção de valores não é humilhar o outro porque é pobre, negro, idoso, analfabeto, magro, gordo, feio ou não ter os padrões econômicos dos que conseguiram vencer na vida. Vale lembrar que muitos não venceram  foi por falta de oportunidades e não falta de mérito. E que nem todo trabalho pode ser desmerecido pois todos precisamos de todos de alguma maneira. Nem tudo o dinheiro paga, ele paga conforto, coisas boas, mas não compra a verdadeira felicidade. Quanta gente é rica e também infeliz. 

Há pessoas que parecem ter nascidos para magoar, dar más respostas e deixar o seu semelhente triste, para quê isso, projetar infelicidade, mau humor e querer sempre pisar, confrontar, exibir, melar qualquer ambiente. Controlar, manipular, controlar o contexto. Viver em paz e com respeito seria a solução para um ambiente mais alegre. Há pessoas que usam o cargo para manipular, controlar, mandar, humilhar, não sabem pedir por favor, não sabem agradecer. São infelizes e querem ver os outros infelizes, pois escondem suas dores na arrogância.

É tão bom poder dizer, obrigado Deus por mais um dia, obrigado Deus pela saúde, obrigado Deus pelo lar que temos, pelo emprego, pela educação, pela carreira, pela comida na mesa. LÁ FORA HÁ TANTA MISÉRIA, FOME, VIOLÊNCIA, FALTA DE TUDO. FALTA DE AMOR, DE MOTIVAÇÃO, FALTA DE RESPEITO, DE GRATIDÃO, FALTA DE BEM, FALTA DE OBJETIVOS, FALTA DE ESPERANÇA...

BOA SEMANA AMIGOS
DE VEZ EM QUANDO É BOM  REFLETIR SOBRE A VIDA, FAZER UM BALANÇO. POR TODOS OS ANGULOS E AGRADECER, NÃO SABEMOS COMO ESTARÁ AMANHÃ, MESMO ESTANDO LÁ EM CIMA DA ESCADA, AINDA ASSIM, ELA PODE RUIR, OU PODEMOS SOFRER UMA QUEDA. SÓ DEUS MESMO POR NÓS NO COMANDO DE NOSSAS VIDAS.

VALE LEMBRAR DAS MUDANÇAS, que a pandemia está trazendo...Daqui só levamos na bagagem a espiritualidade e a essência e o que vai na alma para o julgamento Cósmico da lei de causa e efeito. 


Podemos ter uma infinidade de problemas na vida, de desafios de cada dia, mesmo assim podemos ser felizes e ter a paz na alma. Felicidade é um estado pleno de gratidão e saber viver, superando tudo com enfrentamento e fé. 

--------------------------------------------
TEXTO REFLEXIVO
CRÔNICA
NÃO VAMOS DEIXAR A RAIVA E A MÁGOA DOS OUTROS NOS DOMINAR

O sentimento mais forte e tóxico que existem e mexem conosco são esses dois.
Eles abalam nossos dias, fazem que com reviremos na cama a noite. Ficamos pesarosos e tristes, até muito revoltados.
Penso que eles vão passando e vão dando lugar á calma, á reflexão, quem sabe ao diálogo ou á reconciliação. Quando não dá para conviver é melhor se afastar, mas guardar ódio deixa marcas duras em nossas almas.

Em alguns momentos temos motivos para termos muita raiva, porque sofrermos algum tipo de injustiças e ofensas. Quantas vezes somos vítimas de calúnias, sem saber da verdade, algumas pessoas entram neste jogo e nos atacam também.
O melhor é deixar o tempo passar e conversar honestamente, falar de nossos sentimentos, e não deixar nada mal terminado.
O ódio e mágoa causam tristezas que vão se acumulando, causando solidão, falta de credibilidade na vida e nas pessoas. A gente perde muito com isso. Há pessoas que são frias, e ferem as outras, e não estão nem aí, para elas é normal ser assim, atingir um aqui outro acolá, e quem sofre é mesmo quem dá atenção para essas pessoas, que ainda assim, estão felizes na deles. Há pessoas que só sabem ferir, ofender, não sabem elogiar, são doentes, de sentimentos perversos, sempre atacando um ou outro. São felizes assim. São tóxicas para nossa saúde mental. Melhor evitar e seguir em frente, evitando se aproximar delas.

Há por outro lado pessoas de grande sabedoria e ternura, que são solidárias com os sentimentos alheios, acolhedoras, empáticas que pensam antes de criar atritos, antes de magoar. Não gostam de ver o outro triste, e só falam mesmo, quando é preciso, quando são atacadas injustamente, neste contexto, é preciso se defender. A convivência fica difícil quando o outro só sabe criticar, ficar de cara feia, magoando. É preciso ter um equilíbrio na vida para se viver feliz. Há pessoas que acham que só elas sabem e tem razão em tudo, não aceita o novo ou as diferenças, só olham para o próprio umbigo, sem pensar que o amor é a melhor solução, pois precisamos dele até o final de nossos dias.
 
 

 
Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 29/11/2020
Alterado em 10/12/2020
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
Norma Aparecida Silveira de Moraes ENERGIA POSITIVA ,FÉ, PAZ E AMOR.