" *** SOMOS O QUE ACREDITAMOS E O QUE PENSAMOS, POIS O PENSAMENTO E A PALAVRA SÃO VERBOS.***"

Norma Silveira Moraes  Poesias e C&A

ENERGIA POSITIVA, PAZ E LUZ...

"Muitas Bênçãos de Deus A TODOS."
Textos


"APENAS UMA ANÁLISE, CADA CASO É UM CASO, CADA PESSOA É UMA PESSOA. CITO PESSOAS PRÓXIMAS A MIM, MAS CONHEÇO E CONHECI VÁRIAS COM M.A." TUDO MUDA, MAS SER CUIDADOR DEMANDA MUITA PACIÊNCIA E JOGO DE CINTURA NESTA FASE DO M.A. E precisamos pensar na qualidade de vida da pessoa com M.A. É uma doença muito triste. Nem todas pessoas vão ser agresssivas com o tempo, tudo depende de como era a personalidade antes da doença, ou do avanço da doença

"O M.A É SEMPRE ALEGRE QUANDO SÃO REALIZADOS OS SEUS DESEJOS, SÓ NÃO ACEITAM SER CONTRARIADOS" NÃO TEM MUITO DICERNIMENTO DO CERTO OU ERRADO, QUEREM SER FELIZES Á SUA MANEIRA" SÃO CRIANÇAS SAPECAS OU PIRRACENTAS, APENAS ISSO...
___________________________________________


Agressividade na pessoa portadora de Mal de Alzheimer (M.A)
 
A pessoa que sofre de M.A muitas vezes, com o tempo, vai se tornando agressivas demais. Muitas famílias vão protelando ao máximo de dar medicamentos e vão levando, num desgaste total, pois não é nada fácil ser cuidador de uma pessoa com demência senil. Só quem cuida é que pode dizer.
Posso dizer, por experiência própria, convivendo, e vendo tantas pessoas com este mal que abrange grande parte da população idosa. É realmente, ás vezes muito estressante, quando o mal instalado já é grande. Abaixo cito algumas situações sobre o assunto.

Meus pais estão com M.A, minha mãe ainda está na fase de mais calma, mas meu pai foi se tornando agressivo com o tempo. Mas a gente percebe que ficam agressivos porque perdem a autonomia, e já tinham a personalidade forte, mais acostumados a comandar pessoas ou situações. Meu pai tem um ciúme terrível de minha mãe, que acha, que só ele está doente e o chama de “meu bebê), ela não podia mais sair de casa, nem chegar perto da janela. E ele tem ideia fixa nisso. Agora usa medicamentos mais fortes para conter a agressividade.  Mas o normal deles todos é ser calmos. Picos de agressividade é de vez em quando. Muitas vezes quando sao contrariados em alguma coisa que eles acham que está certo. 

Minha sogra está com M.A há mais de 20 anos. De uns 3 anos para cá, anda piorando, está muito agressiva, briga o dia todo, implica, reclama, quer manipular tudo e todos. Tudo precisa ser do jeito e na hora que eles querem, se não for, fazem pirraça, vão no banheiro e fazem sujeirinhas, se molham... Inventam historinhas, e com são inteligentes para inventarem historinhas. Creio que enquanto está nesta fase é porque os neurônios ainda estão fazendo alguma conexão. 
 

Eles perdem a cognição, conforme eu tenho notado, é para executar tarefas, lembrar de conhecimentos adquiridos, algumas ainda lembram alguma coisa. Mas não fazem direito, e as vezes até deixo, minha sogra que insiste em lavar a louça do café, mas esquece de passar sabão, deixo, mas depois lavo novamente. Ela gosta de varrer o quintal e arruma a própria cama. Isso ela faz bem quando deseja fazer. E gosta de falar que faz todo o serviço da casa. Minha mãe, também fala a mesma coisa. E outras pessoas que pude observar.

Ficam nervosos demais, quando é tirados deles os cartões de bancos, documentos, quando deixam de fazer as compras, sofrem demais com isso, até um dia deixar de lado. Aí começa a agressividade, que vai só piorando, a cada mudança de vida.

Esta doença surpreende a gente, em alguns contextos, quando querem as coisas lembram, mas se você cobra ou pergunta alguma coisa não sabem. Parece que somente o ego bem exacerbado funciona, pois o verbo é eu quero, eu mando, eu sou dono, vai embora, a casa é minha, não gosto, não faço, está ruim, eu vou sim, eu mando em mim, é assim que eu quero, não quero tomar banho, não quero comer agora, faz o qu eu mando, estão judiando de mim, fantasiam muita coisa, querem elogios, etc. Queram remédios o tempo todo, são hipocondríacas, inventam doenças, é preciso tomar cuidado pois querem remédios a todo tempo, nem todos, mas a maioria. 

Outro fato interessante, é que eles têm sono de dia, deitam cedo e depois das 22 horas começam a andança pela casa. querem comer alguma coisa, que o dia amanheça logo, olham no relógio sem parar., deitam e levantam sem parar até as 5 da manhã. Depois dormem e só acordam as 10 horas se deixar. Tudo muito desregulado. Tudo sem regras. Com o M.A, eles perdem as regras, é como se tudo pode, como se fossem livres, e expressam isso o tempo todo, por isso não pode deixar o portão aberto, senão saem para a rua e podem se perder. É uma demência mesmo, ou caduquice como diziam os mais antigos. Eles são agressivos porque querem que todas as vontades sejam satisfeitas do jeito que eles imaginam e querem, não gostam de ser contrariados. E quando damos os remédios, começam a delirar, ter alucinações em alguns momentos. É muito difícil acertar algum remédio, mas as vezes é necessário para deixá-los mais relaxados e calmos, pois muitas vezes levantam muito ansiosos e agitados e vai assim o dia todo, as vezes em surtos. Amam comer, "coisas boas, doces, guloseimas, como crianças, pirrancentas e mimadas levam a vida. 

Suas lembranças são bem limitadas, lembram dos pais e irmãos e filhos, (a pessoa real) as vezes esquecem o resto, isso varia muito, e sabemos que um dia esquecerão de tudo. As vezes querem ver os pais, que já até faleceram. Choram de saudade. Querem andar, amam passear. Pode acontecer, de nem todas pessoas com M.A ter a fase de agressividade. Mas a maioria mudam a personalidade e podem ficar autoritárias e doces ao mesmo tempo, boas e más ao mesmo tempo, querem atenção o tempo todo, desejos realizados, por menor que seja, e defendem uma autonomia que não tem mais. As vezes são alegres com algumas pessoas, e agressivas com outras, há muito "energia", mesmo sendo limitados por causa da idade. Muitos ainda lembram da sexualidade, fantasiam, se acham belos, falam em namorar, etc. Mas tudo dentro das limtações, mas falar do que fazer, tentam agir como se fosse novos ainda. Amam e odeiam ao mesmo tempo.

Segundo especialistas, há mais de 100 tipos de demência senil, então creio, que cada caso é um caso. Mas a maioria tem sintomas que se encaixam nas descrições acima, isso na fase que eles ainda têm saúde física, pois tudo vai piorando com o tempo, até o momento que nem conseguem mais alimentar. E há a fase mais triste que é ficar quase vegetando. Triste demais o final, salvo quando morrem antes, por causa de alguma outra doença crônica. Que talvez seja até um livramento. Pois as que ficam até o fim da doença, é como se não existissem, O cérebro vai morrendo aos poucos até perder a sua função. 

Tenho acompanhado muitas histórias e casos, para aprender um pouco sobre a dinâmica do M.A.
Há como evitar ou retardar o M.A, tomando vitamina B12, Vitamina D3, Cloreto de magnésio, Omega 3 entre outros, e os geriatras, já estão de olho na reposição destes minerais nos idosos, como prevenção também. 
*********************************************

Abaixo alguns conselhos e reflexões que um amigo médico neurologista que considero como um filhão, numa conversa boa sobre os sintomas e coisas do M.A. 
SOMOS CUIDADORES, E ELES SÃO NOSSOS ENTES AMADOS, É PRECISO APRENDER UM POUCO SOBRE AS MUDANÇAS PARA LIDAR MELHOR E SABER COMO SE COMPORTAR COM PESSOAS PORTADORAS DE M.A, QUE ESTÃO NA FASE, OU QUE SÃO AGRESSIVAS.
11/09/2020


14:43 (há 40 minutos)
para mim
Boa noite mãezinha.
Eu ainda estou no hospital, mais uma vez agradeço o seu carinho. Fico feliz em saber que eu fui útil a ti pois sabe o quanto eu te amo mãe e tenho orgulho da pessoa linda que se tornou.

Sobre usar esses ensinamento pode usar a vontade e completar sua crônica não é necessário mencionar o meu nome de jeito algum. 

Mãezinha elas mudam de comportamento radicalmente quem muitas vezes foi carinhosa se torna arrogante e até grossa com quem só lhe trata bem. Peça sempre desculpa a sua companheira nessa luta. Pois você precisa dela o tanto que ela precisa de você. Desta forma que eu vejo as ajudante da minha casa. Eu e Karine precisamos delas o tanto que elas precisam do emprego. Então é uma troca de favores. Nunca tratamos como empregados e sim secretária do lar... Mãe muitas vezes elas precisam sentir que o controle da casa não é ela e sim seu... Ou contrário eles dominam mesmo toda situação. Não por mal e sim por mudar completamente os gêneros que existe no cérebro que faz a mudança de personalidade. E tem aquelas que jamais aceita ouvir um não e quando isso acontece é preciso ter calma mais mostra que é preciso aprender a ouvir o não para algumas coisas. Nem tudo tem que ser como ela quer pois logo ela estará tomando toda conta da situação e sua vida vai virar um inferno além do que você sempre irá se sentir culpada ou humilhada por eles. Tem que voltar a educar eles no que podem ou não podem fazer... É uma doença muito cruel para os familiares e precisa saber como lidar. Como eu disse: Se ela sabe pegar água deixe com sede ela não irá morrer na hora certa ela irá ver que não tem domínio sobre você e irá levantar e beber sua água. Não é bom nem para ela e nem para você fazer todas suas vontades. Só estará prejudicando a ela mesmo. Pois o cérebro dela irá aprender a dar ordens e não irá aceitar mais ser contrariado. Então jamais se sinta culpada de nada. E diga para sua secretária que eu deixo um pedido de desculpa pelas grosseria dela que sei que não faz por mal mais machuca a outra pessoa é claro todos somos seres humanos e não gostamos de ser tratado dessa forma. E como médico eu deixo um pedido de desculpa se uma das minhas pacientes abusa dos seus direitos . Afinal eu cuido dessa patologia que é o Alzheimer. Sei como é difícil... .Complete sua crônica e não é necessário mencionar o meu nome. Estarei sempre aqui para ajudar no que for preciso. Nunca se sinta humilhada por ela mãezinha saiba que você é uma grande guerreira e que outras nem aceita fazer a metade que você faz. Muitas pagam uma nota preta mais interna logo o paciente e você no entanto está na frente dessa luta firme e forte. Sei que nada é fácil mais é preciso ter paciência mas isso não quer dizer "Que ela tem direito de fazer o que ela deseja" É preciso dizer sim na hora certa como dizer não também... Se cuida você é uma guerreira que me dá muito orgulho. Te amo demais.....Qualquer coisa pode sempre me procurar para tirar alguém dúvida ou simplesmente desabafar comigo. Estarei sempre a sua inteira disposição.. Se eu não responder na hora assim que eu tiver visto o e-mail entrar respondo na mesma hora como foi agora. Eu estava respondendo o e-mail da mãe Mary quando entrou o seu... Então respondi na mesma hora. Fica com Deus e tenha um excelente final de semana!
Beijos & Flores do seu filhão. 
L.
08/09/2020
outro

Boa noite Mãezinha.
 
Sei o quanto é duro a sua luta...Mãezinha precisa mostrar para ela que ela não tem o poder da voz na casa e sim você. E quando ela pedir água manda que vá buscar já que ela sabe. Se ela se fizer de doente deixe que logo a sede irá ficar grande e ela mesmo irá buscar. Eles voltam a ser criança como você já sabe, mas eles também voltam a querer manipular tudo em sua volta e se deixar ninguém irá mais ter sossego ela dará as ordens da casa. Precisa ter autoridade. Não digo ser bruta como tem alguns imbecil que bate e maltrata eles mais esse não é o seu caso. Sabemos disso. Então mostre que na sua casa quem dá as ordens é você e nunca ela. Mãezinha o cérebro ele é burro não é inteligente como pensam. Então se ela tiver autoridade na casa o cérebro dela irá agir com autoridade cada dia mais e mais até ficar insuportável o convívio com eles. Mãezinha precisa ficar sempre atenta dar toda proteção mas tudo dentro do limite . Em muitos casos eles ficam agressivo mesmo e até batem e o pior é que os filhos até aceita apanhar por saber da situação, mais ao invés de ajudar estão prejudicando cada vez mais ainda. Eles precisam ter regras para cumprir igual uma criança. Precisa aprender novamente a escutar a palavrinha 'NÃO' pois eles esquecem e toma conta da situação e quem está em sua volta se destrói junto e isso é o que não queremos pois você irá acabar junto com ela. É preciso mostra que ela está errada. Ela vai fingir que nada entende. Pois eles amam fazer birra igual criança. O caso não é ser grossa mas mostra que muitas vezes ouvira a palavrinha não irei fazer, você sabe fazer então faça. Você passa a educar eles novamente igual uma criança que a mãe faz todos os seus desejos até mesmo os errados mais acha que por ser criança pode e no final ela está gritando com a mãe e dominando ela. Assim são eles também. Se não quer trocar de roupa deixa um tempo ela sem trocar mais não troque e quando passar um tempo diga. Vamos trocar de roupa eu lhe ajudo. E faça ela se vestir apenas ajude mais faça ela participar de atividade de trocar de roupa e com o tempo ela vai percebendo que não tem autonomia sobre você. Quem muito mina está destruindo toda célula boa que ainda resta dentro dela. Para reconhecer o certo do errado. Não devemos mimar se ela sabe fazer. Senão irá virar escrava dele. Não pense que ela terá pena de ti pois não terá o cérebro dela já está condicionado às pessoas obedecer a ela. É preciso ter firmeza trata com cuidado mas o que você ver que não irá prejudicar ela em nada. Passe a dizer não posso ir pegar sua água vá pegar. Se ela dizer estou passando mal. Diga assim que melhora você levanta e pega.Mãezinha ela vai tentar fazer birra mas irá  perceber que com você ela não terá moleza como deseja. Eles não fazem por mal. Mas você não estará ajudando a ela dando tudo nas mãos dela. O cérebro ficará cada dia mais preguiçoso e sua vida irá terminar pois ela vai acabar com sua paz. Tem que mostrar que é você quem manda na casa. Ninguém fica com sede muito tempo já que ela sabe andar. Quando a sede ficar grande a birra irá cessar e  ela irá se levantar e tomar sua água. O fato de estar acordada durante a noite. Deixe ela no canto que não tenha nada de perigoso e deixa ela ficar andando. Eles tenta voltar ao poder que tinha antes mas não tem mais e isso é preciso mostrar para ela. Sei o quanto sofre uma família que tem alguém com Alzheimer em casa... Quanto a desabafar comigo sinta a vontade pode mandar todos seus e-mail eu sempre irei lhe responder com carinho. Estou aqui sempre aqui  pra te ouvir nunca duvide disso.  Eu te amo mãezinha se cuida... Não deixe nada vim destruir a sua paz que já tem tão pouca. Faça a sua parte mais não deixe que ela sinta que tem voz sobre você. Mostre que é você a última voz. Isso deixará ela mais atenta e poderá viver melhor. O erro são os outros mimar pois só estão fazendo mal a ela própria logo ela nem irá mais conhecer ninguém e vai começar a criar novos personagens para vida dela e quem estiver ao lado dela não mais existirá. Eles são fogo e dão trabalho mesmo. As células vão se destruindo e as poucas que ficam vão criando nova personalidade. Agora vai depender de como as pessoas ao redor irá cuidar dela Se der autonomia a ela tenha certeza que ela toma conta não só da casa mais de todos. E acaba todo mundo virando escravo dela. Se cuida... Qualquer coisa pode me escrever terei sempre o prazer de responder senão responder na hora é que estou em cirurgias mais essa semana é mais leve pois pouco faço cirurgias fico mas no consultório agora a outra é terrível eu fico o dia inteiro dentro do centro cirúrgico. Mas assim que eu saio eu venho no e-mail e respondo a todos que tiverem aqui... Se cuida eu amo você. E tenho muito orgulho de ser seu filho. 
 
Durma em paz e tenha bons sonhos. Que Deus proteja toda sua família. Estarei orando por você e por ela e seu marido. 
lL.

 
 

cleardot.gif

Tão lindinhos, esses bebês. Só querem ser felizes e realizar desejos. São vaidosos, gostam de conversar, mas repetem sem parar sobre o assunto que estão falando, perguntam muito, contam histórias, como se fossem eles os personagens. 
Mãs não faça raiva ou contrarie esses doces velhinhos. Não gostam de sair de suas casas, e quando saem, chamam para ir embora sem parar. O horário para eles não existe muito. 

Minha sogra de azul. sempre bela e bem arrumada, ninguém fala que tem M.A. Vai fazer 92 anos. Muito vaidosa e elegante. Personalidade forte, é tudo do jeito que ela gosta, até as roupas.
Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 10/09/2020
Alterado em 19/09/2020
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
Norma Aparecida Silveira de Moraes ENERGIA POSITIVA ,FÉ, PAZ E AMOR.