" *** SOMOS O QUE ACREDITAMOS E O QUE PENSAMOS, POIS O PENSAMENTO E A PALAVRA SÃO VERBOS.***"

Norma Silveira Moraes  Poesias e C&A

ENERGIA POSITIVA, PAZ E LUZ...

"Muitas Bênçãos de Deus A TODOS."
Textos

Lembranças da escola #37: Brigas - Minilua

Com raiva ou descontrolado

Na hora da raiva o ser humano, muitas vezes age pelo impulso do momento. Muitas vezes fala coisas que jamais diria quando se está normal.
A pessoa perde o controle de si mesma. Claro que alguns agem com objetividade e frieza, mas nem todas as pessoas. Muitos mesmo com sem sair do controle fala palavras duras, talvez até piores do que a pessoa descontrolada, que já começa chorar.
Muitas pessoas, na hora da raiva fala até poucas palavras, mas que humilha, fere o outro de tal maneira que a mágoa de sofrimento brota na hora.
Em quase toda discussão há o mais passivo, que não consegue responder á altura e engole em seco o que outro fala, pois não tem forças para se defender. Muitos não sabem ofender, falar palavras duras e fica tão chocado que apenas escuta. Mas por dentro está descontrolada, emoções e impulsos agitados. Por isso muitos cometem asneiras, alguns chegam até o ponto de se suicidar.
Há pessoas que são mestres na hora da raiva, baixa completamente o nível, e as vezes parte para agressão física. Então está com dois tipos de descontrole, físico e psíquico. Geralmente essa pessoa já tem a personalidade agressiva.
E ainda há outro tipo de pessoa, que na hora da raiva diz apenas poucas palavras e já derruba o adversário, que sem defesa, se afasta e sofre a vida inteira com essas palavras que teve que engolir calado, porque também não quis machucar o outro, e a briga seria pior. Há pessoas que tentam evitar o máximo, conflitos, engolem tudo, dizem que são equilibradas, mas algumas apenas vai ajuntando para depois revidar ou tomar providencias de uma só vez, e aí, vem “bomba” com certeza. E também, aquelas que já são mesmo, ou não masoquistas e aguentam tudo caladas, oram e entregam para o sagrado todo sofrimento.
Pior de tudo, é que muitas vezes o ser humano é submetido a ofensas, humilhações, mas precisa sobreviver, e calados seguem seu rumo lutando e engolindo sapos, pensando apenas no quanto depende daquela pessoa de alguma maneira. Lembrando aqui, dos casamentos antigos em que a mulher não trabalhava e algumas eram submetidas a todo tipo de humilhação e agressões. Mas há também seres humanos que sofrem nas mãos de chefes sádicos, ou qualquer outra pessoa com precisa conviver, até mesmo com um parente. Enfim, há pessoas que descontam (protejtam) no outro ou primeiro que aparece toda a sua raiva e frustação. 
E por outro lado há pessoas, tem apenas uma crise nervosa, e não está com raiva, ou carregando ódio, é apenas  saiu do controle porque de alguma maneira se sentiu lesada, ou foi ofendida.  Há pessoas que brigam por causa de religião, política, futebol, e ficam de mal a vida inteira (que besteira) brigar por causa de terceiros, sem saber se vale a pena. Acabar uma amizade, uma boa relação assim, não vale a pena. Quantos irmãos não brigam por motivos banais, e casais também. Seria tão bom se tivesse um mecanismo de evitar, mas algumas realmente são até necessárias, para que a justiça seja feita.


Briga de casal? Nunca na frente das crianças - Revista Crescer | Sexo e  Relacionamento
Como superar as brigas entre irmãos por herança nas famílias
Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 10/09/2020
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
Norma Aparecida Silveira de Moraes ENERGIA POSITIVA ,FÉ, PAZ E AMOR.