" *** SOMOS O QUE ACREDITAMOS E O QUE PENSAMOS, POIS O PENSAMENTO E A PALAVRA SÃO VERBOS.***"

Norma Silveira Moraes  Poesias e C&A

ENERGIA POSITIVA, PAZ E LUZ...

"Muitas Bênçãos de Deus A TODOS."
Textos


                AMOR POR GAIA (MÃE TERRA) BVIW
A vida do escritor é buscar temas para fazer sua sopa de letras em dias quentes ou frios. Não importa a estação do ano, lá está ele ajuntando as letras, tecendo textos ou poesias, fazendo pesquisas, estudando.
E por falar em dias quentes, me veio a ideia de falar um pouco sobre o desmatamento da Amazônia e suas consequências para o Brasil, também para o planeta; enfim para a vida e biodiversidade.
De acordo com o Programa de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia (LBA) e a Expedição Rios Voadores* a Amazônia é uma floresta que faz chover. De acordo com os pesquisadores, a floresta emite vapores orgânicos para o ar por meio da evapotranspiração, provocando o condensamento e a formação de chuvas.
Entretanto por meio da mão do homem, que desmata cada vez mais a Amazônia, cortando suas grandes árvores, para vender a madeira, ou para fazer plantios e pastagens para o gado, o clima do Brasil está mudando drasticamente. Temos invernos mais quentes, mais secos, e isso é muito preocupante. Basta lembrar, que cortando árvores, ou seja, matas ciliares também, as nascentes que ali estão vão secando, provocando o volume dos rios cada vez menores. Se não parar, o Brasil pode se transformar em cerrado e até deserto em alguns locais, além de parar o mecanismo de fazer chover, num breve futuro.
 

MOTE BVIW: SOPA DE LETRAS EM DIAS QUENTES


_____________________________________
MUITO BEM VINDA INTERAÇÃO DO NOBRE AMIGO MESTRE
JACÓ FILHO, QUE ENRIQUECE QUALQUER PÁGINA POR ONDE ANDA COM SEUS VERSOS ILUMINADORES
Recanto das Letrassex., 31 de jul. 20:58 (há 3 dias)

31/07/20 20:58 - Jacó Filho

SOMOS A NATUREZA///

Se humanos fizessem como as abelhas,/
Que usam as flores, mas as inseminam./
Ajudariam preservar ecos que ensinam/
Cantarmos a origem da nossa centelha.
///
/Comemoraríamos a vida ao amanhecer./
Seguindo as leis do mais sábio regente,/
Em tom afinado e motivos inteligentes,/
Declarando ao céu, que sabemos viver.
///
Veríamos encantados nas gotas d?água,/
A vida posta onde as chuvas se negam./
Como se milagres que anjos entregam.
///
Como andorinha não teríamos mágoas,/
No calor e frio, se os ciclos completam,/
Pras vidas e ritmo, que a todos afetam.
///

                    (Reedição)
Parabéns! E que Deus nos abençoe e nos ilumine... Sempre...



...

 
Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 28/07/2020
Alterado em 03/08/2020
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
Norma Aparecida Silveira de Moraes ENERGIA POSITIVA ,FÉ, PAZ E AMOR.