" *** SOMOS O QUE ACREDITAMOS E O QUE PENSAMOS, POIS O PENSAMENTO E A PALAVRA SÃO VERBOS.***"

Norma Silveira Moraes  Poesias e C&A

ENERGIA POSITIVA, PAZ E LUZ...

"Muitas Bênçãos de Deus A TODOS."
Textos


POESIA E MEDITAÇÃO
Considero a poesia também como uma forma de meditação. Muitas vezes os assuntos são corriqueiros e noutras são verdadeiras meditações reflexivas.
Quando a inspiração vem sobre a transcendência da alma, um encontro com o sagrado, um olhar para o céu, uma prece, uma petição, um agradecimento, um pensamento positivo, um verso de amor, de paz. Tudo isso considero que é uma inspiração meditativa, pois temos que nos concentrar para fazer uma poesia.
Quando versejamos, esquecemos de tudo em volta, pense sobre isso, os pensamentos e sentimentos voam, o foco vem de outra dimensão. Quando falamos de Deus a alma viaja em busca de carinho de Deus, a alma fica agradecida e receptiva. Quando escrevemos sobre a natureza, por exemplo, na mente criamos um universo de paisagens, cachoeiras, mar, animais, flores, sol, céu, é um relaxamento pleno, uma alegria interna que faz bem, fortalecendo a alma e equilibrando a mente.
Quantas vezes passamos até horas pensando num tema abstrato, mas existencial, existir da alma em sua plenitude. A pessoa se permite olhar com consciência da alma para além, para a criação de Deus. Isso é também meditar. É relaxar a alma.
É diferente de quando fazemos uma poesia sobre sensações meramente físicas, que são boas sim, mas são muito pessoais.
Quando pensamos somente nas obrigações do dia a dia, na correria, o estresse, a mente não para. Por isso não se consegue serenar a mente. Mas podemos também fazer serenamente até os afazeres e meditando.
Até caminhar, olhar para a lua, cozinhar, tocar um instrumento, escrevendo, quando conseguimos conectar, focar, entramos em meditação, e usufruir dos benéficos da meditação.
É só prestar atenção e focar numa única coisa por minutos, horas, meditar sobre o bem, a cura, a gratidão, a busca, sentindo a meditação por longos tempos. Quando meditamos na cura de uma pessoa, estamos meditando, pois a mente silencia e se concentra no que se deseja.
A mente viaja, busca a calma, o encontro com Deus, no silencio interior, trazendo muitos benefícios até para a saúde e muitas graças benfazejas. Assim temos ideias sobre a vida, o sentido, o proposito, a própria individualidade, a verdadeira essência. Pensar é um recurso maravilhoso, o estado meditativo vai curando, trazendo paz, e a pessoa passa a ser mais forte, menos melindrosa, deixa certas coisas para lá, fica mais em paz, menos briguenta. Comunga com a natureza, com Deus, com o cósmico, no silencio meditativo, na busca dos sonhos. A pessoa ganha em todos os sentidos, benevolência, sabe se permitir, sem ser distraída com a materialidade.
Para quem não consegue se concentrar, meditar, a pessoa é mais agitada, interagindo com tudo, que não consegue na verdade observar de verdade a vida. Ela se infiltra demais no foco da vida dos outros e esquece a própria vida, não se mantém em completitude, pega todos os sentimentos e emoções dos outros. Mergulha nas emoções dos outros. Observar, é manter forte para ajudar, manter o foco, inteiro. Não se manter como se fosse uma manada, seguir os outros sem pensar, seu ter autonomia. Sem ter as próprias ideias e opiniões, olhar para o que é realmente correto, para soluções.
Meditar fortalece os pensamentos, as vontades, os sonhos. Versejar é também meditar, esquecendo um pouco os problemas, se focar nele, vai ser buscando solução. Buscando a verdade, a verdadeira inspiração cósmica.

"A POESIA MUDA A VIDA, ELA TRÁS QUIETUDE PARA A ALMA, E ATÉ AUTO CONHECIMENTO".
PENSE NISSO. VERSEJAR É BUSCAR O SILENCIO INTERIOR. PODEMOS MEDITAR ATÉ LAVANDO A LOUÇA, ENQUANTO PENSAMOS NUMA NOVA POESIA...NOS LIBERTANDO DA ANSIEDADE.

FLORES E ERVAS PERFUMADAS PARA VOCES.
Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 09/06/2020
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
Norma Aparecida Silveira de Moraes ENERGIA POSITIVA ,FÉ, PAZ E AMOR.