" *** SOMOS O QUE ACREDITAMOS E O QUE PENSAMOS, POIS O PENSAMENTO E A PALAVRA SÃO VERBOS.***"

Norma Silveira Moraes  Poesias e C&A

ENERGIA POSITIVA, PAZ E LUZ...

"Muitas Bênçãos de Deus A TODOS."
Textos


Mais algumas dicas para evitar o Coronavírus sem pânico
 
     O vírus começa aparecer com mais frequência. E em vários canais de televisão se fala o dia inteiro sobre o assunto. Ontem a Globo News fez horário especial sobre o assunto, das 18 horas as 22:00 horas, com muitos médicos especialistas em infectologia, 
     Penso que a maioria das pessoas já sabem como se prevenir.
Mas a preocupação maior é com o grupo de risco, idosos, crianças e pessoas com doenças crônicas como o diabete, hipertensão, entre outros. A imunidade dessas pessoas fica baixa e o quadro pode se complicar com problemas respiratórios mais graves.
     Outra preocupação é que muitos não estão levando a sério o perigo da contaminação, e a própria disseminação para os familiares, principalmente os mais jovens que vão sair de casa para eventos, aonde há sempre aglomeração de pessoas.
     Ontem no fantástico, passou o presidente da república cumprimentando seus eleitores em Brasília, e 10 pessoas de sua comitiva de viagem, já deu no exame positivo, para o vírus.  
Vários médicos dando entrevistas, como Dráuzio Varela entre outros, explica, que a melhor maneira de se evitar de  contaminar é lavar as mãos várias vezes por dia muito bem lavadas, usar álcool gel quando sair e se não tiver jeito de lavar, principalmente, ao sair de coletivos, banheiros públicos, estações de metrô, corrimões, , maçanetas, etc. Até no celular pode haver contaminação.
     Evitar dar beijos, abraços, enfim cumprimentar tradicionalmente, de se tocar, ao tossir e espirrar esconder o rosto no ante braço ou dentro da roupa, ou lenço de papel, manter certa distancia das pessoas, evitar aglomerado de pessoas. As pessoas precisam entender que ao contrair o vírus, inevitavelmente vai contaminar outras pessoas como seus familiares.
     O grupo mais vulnerável como os idosos, evitar sair de casa. E se alguém se contaminar deve-se evitar ficar perto dos familiares, tendo até pratos e talheres separados, preparando a própria comida para não contaminar as vasilhas e onde os familiares vão tocar. Dormir em quarto separado e ficar sempre neste espaço de quarentena. A higienização é essencial para matar o vírus. Detergente e água sanitária mata o vírus e o álcool gel 70  como já foi dito. É preocupante os mais pobres que muitas vezes uma família tem um mínimo de espaço para muitas pessoas.
     Procurar hospitais só se tiver com falta de ar e a febre não passar, pois o vírus pode ser leve e ter poucos sintomas em algumas pessoas, o que preocupa é o grupo mais vulnerável e com imunidade baixa e problemas respiratórios.  Evitar passar as mãos nos olhos, boca e nariz ao sair de casa. Sair de perto com pessoas com gripe, assim fazendo o pico de contaminação vai passar mais rápido, pois a maior preocupação é não ter leitos em hospitais para socorrer casos mais graves. Até 5 % dos casos graves pode levar a óbito, principalmente de idosos.
     É muito bom manter-se bem informado, muitas pessoas não assistem TV, e confiam nas fakes news,
Obs: Tenho visto corona vírus escrito de duas maneiras na TV, então qualquer uma das duas devem valer. O importante é saber do que está se falando.
 

ObS: Pergunta e preocupação pessoal, quanta gente vai ter o vírus e não vão passar pelas estatísticas, já que vão ficar em casa, muitas sem procurar médicos e ou continuar trabalhando. ou mesmo pensar que é apenas um resfriado, já pensou nisto? Por isso mais um motivo para ficarmos atentos e não se aproximar muito de pessoas que precisam sair para trabalhar e estiver com gripe. Não custa nada ficar em quaretena evitando se cumprimentar e chegar muito perto, lavando as mãos e tomando outros cuidados também.
 
"SAÚDE É O QUE INTERESSA, O RESTO É CONVERSA, CUIDADO É INDIVIDUAL E RESPONSABILIDADE DE CADA UM."

Uns versos também deixo aqui


Não vem não seu Corana
Saí prá lá, vai embora
Não vou te dar carona
 Quero é me precaver

Pois tenho baixa imunidade
Quero do vírus correr
Evitar tanta facilidade
Pois quem vai me socorrer?
 
Não quero a exposição
Vou em casa me resguardar
Sou idoso, tenha compaixão
Quero viver, saudável ficar
 
Quero meu lar bem saudável
Vou então ele higienizar
Prevenir é fundamental
Quero o perigo evitar.
 
Sai prá lá vírus perverso
Chega de tanta maldade
Deixo aqui alguns versos
Que Deus proteja a humanidade
 
Este vírus não tem preconceito
Ele ataca é qualquer um
Pode ser de qualquer jeito
Rico, pobre, não salva nenhum

_________________________
Interações muito bem vindas, obrigado nobres poetas
´01

Recanto das Letras <recantodasletras@recantodasletras.com.br>15:12 (há 2 minutos)

16/03/20 15:12 - Jacó Filho

Eu peço quem está fora,/
Ajude quem risco, corre./
Quando você colabora,/
Mais um idoso não morre.../
//
Parabéns! E que Deus nos abençoe e nos
ilumine... Sempre...


Recanto das Letras 14:09 (há 57 minutos)

02
16/03/20 14:09 - Anezio

Se somos escolhidos
Desse jeito morrer
Ir para um mundo melhor
E nele poder viver.
----------
Um abraço.
 
03

 
 
 
Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 16/03/2020
Alterado em 16/03/2020
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
Norma Aparecida Silveira de Moraes ENERGIA POSITIVA ,FÉ, PAZ E AMOR.