" *** SOMOS O QUE ACREDITAMOS E O QUE PENSAMOS, POIS O PENSAMENTO E A PALAVRA SÃO VERBOS.***"

Norma Silveira Moraes  Poesias e C&A

ENERGIA POSITIVA, PAZ E LUZ...

"Muitas Bênçãos de Deus A TODOS."
Textos


Consolo na velhice
     Muitas vezes me coloco a pensar, que por causa de problemas de saúde a vida da gente para também. Planos feitos, projetos construídos podem cair, mesmo quase no momento de tudo dar certo. Mesmo com anos trabalhados para esta meta, tudo pode acontecer. É nestes momentos que passo a crer que muita coisa também depende da mão do destino, ou de qualquer outro nome que se queira dar.
     Mas por outro lado, parece que este mesmo destino abre portas de outras maneiras, mesmo não tendo lucro material, pode nos render muita alegria e emoção. A arte da poesia é uma delas, muitos buscam até outras fontes de consolo, como aprender alguma coisa que dê prazer, e por outro lado a pessoa se torna um idoso triste, vivendo apenas de lembranças ou dos sonhos que não deram certo.
     Alguns idosos envelhecem com a mais pura saúde, e vão ajudar a criar os netos, que também é fonte de muito prazer, ver as crianças crescerem, e muitos se realizam através dos netos, muitos sonhos projetados acontecem com eles, transformando a vida da família toda.
     Envelhecer com qualidade de vida, implica em envelhecer com saúde mental, novos sonhos projetados, muitas transformações, mas com adaptações promissoras para a alegria da pessoa idosa.
     Envelhecer evocando apenas tristeza, é muito desesperador, a angústia e o tédio tomam conta, por isso mesmo é muito importante buscar “um consolo” na velhice, algo que desperte a atenção, que agrade a alma, que cause alegria.
      Atualmente muitos idosos gostam do celular, se comunicar com a família pelos aplicativos como o Zap, outros gostam da rede social, onde se vive um pouco, comunicando-se também com amigos, parentes, lendo assuntos preferidos, etc.
     Um idoso não pode parar a vida, por conta da idade que chegou. É preciso seguir em frente com criatividade, e para aqueles que não podem viajar, ou ter algum lazer fora de casa, por causa de limitações, fica então a dica. Procurar se distrair com alguma coisa, para que a velhice não se transforme em um tédio, vida aborrecida sem motivação, apenas de reclamação e doenças.
      Para mim que entrei nos sessenta e tenho problemas de locomoção, escrever é um presente de Deus, um conforto doce para a velhice que chega. Mesmo dentro de casa podemos viver e muito socialmente, por meio da mídia, etc. A vida não pode parar senão a depressão vem e transforma a vida num monte de doenças. Já basta as adquiridas pelos anos de trabalhos insalubres ou estasfantes. Envelhcer é aproveitar melhor o tempo de vida que resta, fazendo o que gosta, com as pessoas queridas, o que nunca teve tempo, mudar a cabeça com sabedoria, ter também mais gratidão, enxergar a vida de outra maneira e saber que vale muito a pena viver cada novo amanhecer. Assumir as transformações da vida é aproveitar cada oportunidade de ser feliz.

_________________________________________

Recanto das Letras <recantodasletras@recantodasletras.com.br>dom., 19 de jan. 05:44 (há 1 dia)

19/01/20 05:44 - Rosângela Trajano

E quando eu envelhecer //
Saudade não há de ter //
Da menina chorona//
Que um dia quis crescer //
Virou velha aposentada




Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 13/01/2020
Alterado em 20/01/2020
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
Norma Aparecida Silveira de Moraes ENERGIA POSITIVA ,FÉ, PAZ E AMOR.