" *** SOMOS O QUE ACREDITAMOS E O QUE PENSAMOS, POIS O PENSAMENTO E A PALAVRA SÃO VERBOS.***"

Norma Silveira Moraes  Poesias e C&A

ENERGIA POSITIVA, PAZ E LUZ...

"Muitas Bênçãos de Deus A TODOS."
Textos


ALGUMAS OBSERVAÇÕES MUITO IMPORTANTES SOBRE O MAL DE ALZHEIMER
 
O desgaste no cérebro no início não atrapalha as atividades do cotidiano, que ainda estão quase normais.
 
Quando o mal começa a se instalar devemos fazer tratamento preventivo, alguns médicos logo de cara já receitam remédios fortes e antidepressivos. Precisamos ficar alertas quanto a isso e os efeitos colaterais, o melhor mesmo é ir levando sem os remédios que deixa a pessoa apática, sonolenta, e vulnerável a quedas.
Para prevenir o aumento gradual do mal de Alzheimer há alguns suplementos tais como o Ômega 3, Vitamina B12 com ácido fólico, vitamina D, e fazer exercícios para a memória como palavras cruzadas, caça palavras, Sudoko, criptograma, jogo da velha, enfim qualquer jogo que estimule a memória.
 
É preciso sempre estimular a memória, pode até tentar trocar as mãos na hora de pentear os cabelos, etc. o cérebro vicia, e sem estímulos ele vai ficando preguiçoso até para pensar, é neste momento também que há perdas de neurônios, segundo muitos pesquisadores, na área da neurociência e medicina em geral.
Mas podemos ser autodidatas e estudar também sobre como funciona o nosso cérebro. Nada impede isso, as informações estão na internet. Com tudo isso, podemos aprender como evitar essa doença que tanto afeta hoje a população.
Eu mesma confesso, que já estou com pequeno desgaste no cérebro, por isso também, procuro estudar muito sobre essa doença, pois tenho preocupação com perda de memória, que conta também com o fator hereditário.
 
A pessoa com mal de Alzheimer no grau mais avançado, tem o comportamento de uma criança pequena, regride muito, muitos se transformam numa criança carinhosa e até mesmo pirracenta, pois prevalece o ID uma das instancias do cérebro, que é mais compatível com o egoísmo, o querer, mais do que ver as regras etc. sabemos que segundo Freud temos 3 instancias da nossa consciência, que são o ID, (mais primitivo e animal) o EGO (nosso desejar, fazer e o SUPEREGO que equilibra as duas primeiras instancias. O SUPEREGO é o comportamento moral, das regras, e muitas vezes é muito rígido no comportamento e o EGO ajuda equilibrar. Na verdade não podemos ser nem muito primitivos com comportamentos como os animais tipicamente, pois vivemos em sociedade, o SUPEREGO pode ser muito repressor, por isso precisamos ter o equilíbrio para vivemos, sem traumas e o mais normal possível.
Pode-se ter os dois comportamentos o carinhoso e até mesmo o agressivo em alguns momentos combinados.
 Quem sofre com o mal de Alzheimer, geralmente não gosta de ser contrariado, é preciso ter muita cautela e equilíbrio para lidar com pessoas com esse mal, e no grau maior até mesmo autoridade com sabedoria, pois a pessoa pode querer sair sozinha, tomar muito remédios sem contra indicação. Pois são muitos hipocondríacos, tendo intolerância e impaciência até mesmo com uma dor de barriga normal, uma mordida de inseto, uma pequena batida etc.
É preciso ficar alerta pois pode sofrer quedas, principalmente à noite, aqui compramos lâmpadas bem pequenas azuis ou verdes, violetas, (menos vermelhas) e espalhamos pela casa, para que não fique totalmente escura. Aqui coloco as azuis ou verdes.
Temos que ter o horário certo para tudo, pois eles não tem paciência de esperar atrasos, e se estressar é esperar por um dia ruim de mal humor e reclamação.
Quando fala que está com fome fora da hora da alimentação, dou umas duas ou três bolachas ou uma barrinha de cereal.
 
  ESTOU DEIXANDO REGISTRADO ESTES TEXTO SOBRE ESTE MAL QUE PODE ASSOLAR PESSOAS DEPOIS DOS 50 ANOS PORQUE PRETENDO PUBLICAR UM LIVRO COM TODAS AS EXPERIÊNCIAS COM PAIS E SOGRA, ALGUMAS TIAS ETC. 

ESTAMOS VULNERÁVEIS A TER ESTA DOENÇA, PORQUE PODE SER HEREDITÁRIA, MAS PODEMOS PREVENIR A TÊ--LA NÃO TÃO GRAVE COMO ALGUMAS PESSOAS, QUE COM O TEMPO PRECISAM ATÉ DA CADEIRA DE RODAS, E MUITAS TERMINANDO OS DIAS NUMA CAMA, POIS O FUNCIONAMENTO CEREBRAL VAI SE DETERIORANDO, AS SINAPSES DEIXAM DE SER FEITAS, POIS HÁ O ENTUPIMENTO DOS NEURÔNIOS E DENTRITOS. 

ESTOU COM MEUS PAIS ESTA SEMANA, E SEMANA QUE VEM COM MINHA SOGRA. NÃO É FÁCIL, É MUITO DESGASTANTE, MAS PROCURO DEIXÁ-LOS OCUPADOS COM JOGOS, TV, BRINCADEIRAS PARA PASSAR O TEMPO SEM ESTRESSE. MAS ALÉM DE AJUDAR FUNCIONAMOS COMO PROFESSORES, OU PAIS, POIS PRECISAM DE ACOMPANHAMENTOS PARA TUDO

MINHA MÃE É PROFESSORA APOSENTADA, já ajudou 50 anos na igreja como catequista e ministra da Eucaristia, sempre muito ativa. Mas agora o mal vem assolar seu cérebro. Sua mãe tambémteve esta doença.

Explicando: MAL DE ALZHEIMER, é a caduqiuice que se falava antigamente, que pode se ter ou nçao, ou ter em grau bem leve.


FINALMENTE O QUE ELES PRECISAM É DE AMOR, CARINHO E SABEDORIA PARA CUIDAR, SEM FICAR IMPLICANDO COM TUDO QUE ELES FAZEM, SEM FICAR SÓ REPREENDENDO, TENDO JOGO DE CINTURA E ALGUNS TRUQUES PARA LIDAR COM "ESTAS CRIANÇAS GRANDES."
SÃO UNS BEBÊS GRANDES...Mas temos que sabre lidar, traçar planos, pois eles querem as coisas o tempo todo. E podem também querer até manipular a situação.  É PRECISO SABER VIVER, DEIXAR VIVER, VIVER JUNTOS TORNANDO FELIZES OS ÚLTIMOS DIAS QUE RESTAM


Alguns são mais nervosos, minha sogra de vez em quando surta e fica muito agressiva. Meu pai também, porque mesmo deixando eles a vontade, há coisas que eles não podem fazer. 
Ex: Por causa do diabete e coleterol, é preciso comer nas horas certas e com certa moderação. Eles amam doces bachas, bananas etc e pedem o dia todo. As vezes fico com dó e compro nem que seja um doce para cada um. 


É PRECISO MESMO TENTAR LEVAR TUDO NA BRINCADEIRA O TEMPO TODO, MAS COMO TENHO PROBLEMAS DE SAÚDE MUITAS VEZES CORRO PARA O BANHEIRO PARA CHORAR, POIS JÁ CUIDO DE MEU ESPOSO DOENTE E EXTREMAMENTE  SISTEMÁTICO. 

UM DOS MAIORES PROBLEMAS É NÃO TER RECURSOS PARA TER ALGUÉM QUE NOS AJUDAM, MAS TENHO PELO MENOS UMA SENHORA QUE FAZ LIMPEZA EM MINHA CASA UMA VEZ POR SEMANA. 
TER CUIDADORES É SÓ PARA RICOS KKKKKKKKK
QUE DEUS ME CONCEDA FORÇA E SAÚDE..
________________________________
GOSTEI DEMAIS DESTE COMENTÁRIO DE UM DR QUE ENTENDE MUITO DESTE MAL. OBRIGADO AMIGO

Recanto das Letras <recantodasletras@recantodasletras.com.br>1 de dez. de 2019 20:35 (há 5 dias)

01/12/19 20:35 - Lucas Louis Grauthier

Parabéns, nobre poetisa Norma: Belas é sábias palavras, realmente você
descreveu muito bem, o que deve ser feito e o que não deve ser feito
no começo. Puxar pela mente é o resultado mais eficaz para este grande
mal. Deixar o paciente fazer o que ele mais gosta, deste que não seja
nada prejudicial a ele. E sempre dar algo para ele exercitar sua mente
é fundamental para o retardamento dos medicamentos. Parabéns, por tão
belas palavras. Muitas pessoas, acham que o medicamento é fundamental
mais não sabe o mal que está fazendo. Apenas está acelerando cada vez
mais rápido a perca da memória. Trabalhe com mente deles que terá eles
ainda muito tempo ao seu lado. Gosto de ler você, contando sua
experiência com seus pais. Mostra a dedicação e o amor que tens por
eles. Grato pelo carinho em minha página. Grande abraço e uma semana
abençoada.



 
 
 
Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 28/11/2019
Alterado em 06/12/2019
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
Norma Aparecida Silveira de Moraes ENERGIA POSITIVA ,FÉ, PAZ E AMOR.