" *** SOMOS O QUE ACREDITAMOS E O QUE PENSAMOS, POIS O PENSAMENTO E A PALAVRA SÃO VERBOS.***"

Norma Silveira Moraes  Poesias e C&A

ENERGIA POSITIVA, PAZ E LUZ...

"Muitas Bênçãos de Deus A TODOS."
Textos


CAMPANHA PARA SALVAR AS NASCENTES (de água)
Muito se fala em clima do planeta, há um grande paradoxo entre os cientistas. Muitos falam do aquecimento global e outros o negam. Creio que os que negam deve haver algum interesse por trás. A terra pode até ficar fria, se o ar vir da atmosfera como falam, mas totalmente deserta, se os rios secarem. Neste sentido até concordo com alguns cientistas. O que adianta terra sem água doce, para sobreviver, a água do mar ficaria caríssima para o consumo e a fauna e flora sumiriam.

Se algum leitor deste texto, já morou na roça, ou teve quem sabe uma chácara, teve o privilégio de ter uma nascente de água pura e cristalina. Observando bem, no tempo da seca o fluxo de água diminui. O olho d’agua fica diminuído. Se cortar as árvores perto eles secam quase totalmente.

Com isso, não precisa ser cientista acadêmico, mas pessoas que já habitaram perto de rios pode comprovar pela observação. Aonde se corta as matas ciliares, ou até aquelas matas que ficam no topo dos morros, aonde há nascentes, elas secam. E córregos, e rios são formados pelas nascentes, quanto mais tiver, mais será o volume de água.

Houve uma época, lembro-me bem quando ainda morava no sítio em Minas, que estava a moda de cortar as matas das propriedades para fazer carvão, quem tomou algum cuidado ainda conseguiu salvar um pouco de água, mas aquele que cortou tudo, ficou sem água no terreno, além de ter os rios adjacentes quase que completamente secos. Muitos rios em que gostávamos de nadar e pescar, hoje são apenas córregos e alguns secaram. Na vivencia podemos notar tudo isso.

Aqueles que abriram as matas para criar gados, plantar, sem tomar o cuidado de preservar as matas aonde há nascentes, hoje estão amargamente arrependidos. Algumas nascentes até conseguiram voltar, mesmo mais fracas, pois com os filetes de água, o proprietário que plantou árvores ao redor, preservando o local, aprendendo a lição pelo próprio comportamento ganancioso. Pode-se tirar um local para plantar árvores para vender, o reflorestamento, ou recursos renovável, mas nunca matar as nascentes. Lembrando que matar nascentes é matar vidas, secar rios de água doce totalmente útil e imprescindível para a vida humana.

Todo ano gosto de escrever sobre isso, pois muitas das pessoas que conheço, moram perto de nascentes, ou em cidades pequenas, que dependem das nascentes como recurso de água para sobreviver. Os governantes como os prefeitos, e devem ficam ainda mais atentos, e ter equipes que estudam sobre seus próprios recursos hídricos, preservando as nascentes, plantando árvores perto dos rios (matas ciliares), salvando a água do próprio consumo.

E sempre refletir, que sem nascentes teremos apenas terras áridas, e desérticas no futuro, sem vidas, muita gente que mora na cidade, com água em suas torneiras, até piscinas, muitas vezes nem imaginam como nascem os rios, e como é importante também se conscientizar no tempo de secas, quando a água diminui bastante. As chuvas é que abastecem também as nascentes e lençóis d’agua. E matas como a nossa Amazônia, também atraem umidade e chuvas, precisamos de cada rio, de cada leito de rios, fontes e nascentes para sobrevivermos e termos alimentos, pois alimentos dependem também da água, dos rios, das nascentes da umidade da terra.

09/09/21 ESTE BANNER ACIMA

18/10/19

Recanto das Letras e Casa do Poeta e da Poesia




imagens teka google gifs
Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 18/10/2019
Alterado em 08/09/2021
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
Norma Aparecida Silveira de Moraes ENERGIA POSITIVA ,FÉ, PAZ E AMOR.