" *** SOMOS O QUE ACREDITAMOS E O QUE PENSAMOS, POIS O PENSAMENTO E A PALAVRA SÃO VERBOS.***"

Norma Silveira Moraes  Poesias e C&A

ENERGIA POSITIVA, PAZ E LUZ...

"Muitas Bênçãos de Deus A TODOS."
Textos


Reforma da previdência...
 
Acompanhando os debates sobre a reforma da previdência, a gente fica com um nó na garganta. Hoje a comissão de direitos humanos no Senado, foi sobre os impactos da reforma.
Alguns pontos mais comentados e que concordo, porque eu conheço bem, e como pessoa que tem os pais na cidade pequena, com menos de 10 mil habitantes, e irmão que mora na zona rural. (posso comentar por conhecer bem a realidade do contexto).

1* A aposentadoria de salário mínimo tem impacto no comércio das cidades bem pequenas, pois é o dinheiro dos benefícios que mantém a cidade, mais alguns cargos em prefeituras e alguns poucos comércios. Se ela faltar vai ser o caos. 

2* Muitos políticos falam que a população está envelhecendo, mas não falam que os idosos estão morrendo, e que falta emprego para os jovens. Falam  que o governo gasta do PIB, mas não falam que arrecadam também, para este fim, e que muitos sonegam

3* Deveria ter também um pente fino para os sonegadores de impostos, que cobriria qualquer rombo da previdência. Há muita sonegação.

4* O rico quer ficar ainda mais rico, pagar quanto menos possível para seus empregados ou força bruta.

5* Empresas como bancos, agronegócios e grupos de lojas grandes sonegam impostos, e muitas empresas foram perdoadas as dívidas com a previdência. Ficando assim contribuindo quem é obrigado, muitas contribuições são descontados nas folhas de funcionários e não são repassados. E muitas empresas também estão isentas de pagar.

6* Poucos idosos chegarão a se aposentar, e quem vai dar emprego a idosos desempregados com 55, 60, até 65 anos, e sem se aposentar os idosos ocuparão cada vez mais o lugar e oportunidades para os jovens.
Poucos idosos vão conseguir se aposentar, pois muitos serviços são pesados, insalubres e perigosos.  É preciso ter pelo menos 15 anos de contribuição e 65 anos. Com a informalidade vai ser difícil alguém se aposentar, a não ser que pague, e com o desemprego, dependendo de empregos esporádicos é mais difícil. Mas com 75 anos consegue o salário mínimo. VAMOS TORCER PELA OFERTA DE EMPREGOS

7* É um paradoxo, haverá o caos, mais fome, cidades pequenas entrando em colapso. E os trabalhadores pagam para se aposentar no futuro. Sem contar, que a maioria já se aposentam com doenças crônicas graves. Nem todas pessoas se aposentam com saúde, a maioria com doenças ocupacionais.

8* Há muita injustiça até no teto das aposentadorias, muitos ganham muito, e outros não vão ganhar nada. Os 15% de aposentados consomem a maior riqueza em aposentadorias. Há pessoas recebendo até cem mil, 30 trinta mil de aposentadorias, e muitas vezes são pessoas ricas, que tem outros meio de sobreviver, como empresas, etc.

9* É preciso pensar nos idosos com mais carinho e amor, eles trabalharam muito, e não podem ser tratados como lixo, como alguém que deve morrer, sair deste planeta, só porque envelheceram. E envelhecer necessita de cuidados, tratamentos, remédios, é para isso que serve a aposentadoria da maioria, ou até mesmo ajudar a sustentar a casa.

10* A reforma necessita de alguns reparos sim, mas em algum ponto é injusta para os que mais necessitam, até para ficar viável para todos. A pensão por morte também, aprovado na Câmara dos Deputados por 600 reais, no Senado conseguiram votar, de pelo menos um salário mínimo. Conseguiram votar contra a privatização, que ia ser um fracasso, pois quase ninguém iria aderir, pois previdência privada, pouco dá certo. Muitas até faliram. Conseguiram deixar também a aposentadoria de um salário mínimo para as pessoas que moram na zona rural, eles não teriam mais direito.  Muitas lutas entre anjos e demônios no sentido da caridade.

11* Um salário mínimo pode parecer pouco, mas para quem nada tem representa muito. Representa a sobrevivência.  Representa comida na mesa.
Vamos torcer pela nossa pátria, pelos jovens, trabalhadores e idosos também, pois não é fácil ser idoso. Meu pai faz parte do grupo de salário mínimo e nós sabemos, como é bom para eles. Chega uma hora, que não tem mais forças para trabalhar, e todo idoso precisa ter o seu dinheirinho. Meu pai trabalhou a vida toda no sítio, plantava e vendia um pouco do que colhia para ajudar na alimentação do povo da cidade. Ele merece muito descansar, e aproveitar o resto de tempo que lhe resta.
 
FOTO DE MEU PAI COM 82 ANOS TOCANDO SEU VIOLÃO NO SÍTIO, ELE É APOSENTADO, HOJE DOENTE COM MAL DE ALZHEIMER.
 
Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 09/09/2019
Alterado em 11/09/2019
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
Norma Aparecida Silveira de Moraes ENERGIA POSITIVA ,FÉ, PAZ E AMOR.