" *** SOMOS O QUE ACREDITAMOS E O QUE PENSAMOS, POIS O PENSAMENTO E A PALAVRA SÃO VERBOS.***"

Norma Silveira Moraes  Poesias e C&A

ENERGIA POSITIVA, PAZ E LUZ...

"Muitas Bênçãos de Deus A TODOS."
Textos


Depressão e suicídio
Venho aqui falar um pouco sobre esse assunto, porque é um mês bem propicio, onde muitos abordam este assunto.
A depressão não é frescura, como muitos falam, ela é uma doença muito séria que pode levar ao suicídio.

Há dois tipos de depressão, uma a endógena, que advém de algumas doenças crônicas, de medicamentos, e física, hormonal e a outra exógena que vem de alguma trauma, separação, dor, perda, da tristeza, desespero.

A pessoa pode ter as duas, e pode ter a predisposição hereditária também. A depressão mais grave pode até levar a crises psicóticas muito graves, alguma necessitando de internação, por dias e até meses, conforme o caso e gravidade. Há tipos de depressão que vem e acontece também em pessoas que já tem algum problema mental grave, em que há surtos.

Há depressão que passa logo, fazendo tratamento por dias, ou até em dois meses mais ou menos passa, é transitória, mas há aquela que é crônica pois envolve a parte física cerebral. E muitas vezes a pessoa precisa tomar remédio a vida toda, pois se parar ela volta.

Depressão é coisa séria e pode levar a pessoa a cometer suicídio, na fase mais grave. A ideia de morte martela a cabeça da pessoa até que num impulso a pessoa comete o suicídio, muitas tentativas ainda há socorro no tempo necessário, mas a maioria é fatal.

Até criança pequena pode ter depressão, ela não ocorre só em adultos, é preciso ficarmos atentos no comportamento de pessoas a nossa volta. Comportamento atípicos, como o isolamento, falta de apetite ou apetite demais, tristeza, choro, a pessoa que só quer ficar sozinha no quarto, que não quer conversar e conviver com outras pessoas, aquela que não consegue cuidar de si, trabalhar, que não tem interesse em nada, não sai de casa, não tem motivação para nada, é preciso ficar em atenta observação.

Todo ser humano pode ter picos de melancolia, alguma tristeza, até desespero, mas quando atípico, pode ser depressão. Então é preciso buscar ajuda médica ou psicológica. Atualmente há muitos medicamentos, e cabe ser receitado aquele que vai se adequar, pois alguns remédios podem fazer piorar e, fazer a pessoa entrar em grave crise psicótica.

 E o principal de tudo, é mudar alguma coisa na vida, buscar alguma motivação que possa ajudar no combate a depressão, quando crônica Muitos idosos, (citando um exemplo), entram em depressão param tudo. Idosos também necessitam ter alguma motivação na vida. Sair, escrever, fazer parte de algum grupo, pintar, ir para Associação de Terceira Idade, natação, viajar, parque, igrejas, artesanatos, não importa a atividade, mesmo dentro de casa, com a tecnologia um idoso pode interagir com outras pessoas.

A repressão demais causa depressão, não pode  tirar toda liberdade do idoso ativo. Aliás é preciso respeitar cada pessoa em sua individualidade. O diálogo, conversar, cada um mostrar o que está sentindo, falar dos desejos, buscar as realizações pessoais, mesmo que pequenas. O difícil de viver, é que há muitas possibilidade, e também muitas escolhas, que deixam o ser humano em profundas dúvidas. Conscientizar sobre isso ajuda muito. Não podemos ter tudo, vale focar nas prioridades. Na felicidade, na paz, no amor, na família, em Deus.
        A FÉ AJUDA MUITO NA CURA DA DEPRESSÃO. 
 
 
Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 04/09/2019
Alterado em 27/04/2020
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
Norma Aparecida Silveira de Moraes ENERGIA POSITIVA ,FÉ, PAZ E AMOR.