" *** SOMOS O QUE ACREDITAMOS E O QUE PENSAMOS, POIS O PENSAMENTO E A PALAVRA SÃO VERBOS.***"

Norma Silveira Moraes  Poesias e C&A

ENERGIA POSITIVA, PAZ E LUZ...

"Muitas Bênçãos de Deus A TODOS."
Textos


Mal de Alzheimer, diabete, vitamina B12 e água

Agora é moda, qualquer esquecimento ser dado o diagnósticos de mal de Alzheimer. O esquecimento pode ter vários fatores inclusive a falta de vitamina B12 que ajuda a irrigar o cérebro.

Muitos médicos estão dando remédios para mal de Alzheimer na primeira queixa de sintomas de memória fraca. O diabete alto, hipertensão, anemia, sede, podem acarretar memória fraca, muitos medicamentos também.

Devemos tomar água, ainda mais os idosos, a sede nos idosos causa muito rápido a desidratação, que por sua vez causa esquecimento e confusão mental. A boca e os lábios secos é um dos sintomas também de que precisa de água no organismo. Precisamos tomar ao menos oito copos já incluídos os líquidos que ingerimos. É muito bom carregar consigo uma garrafinha de água que pode salvar a vida, quando se passa mal, ela hidrata, refrigera e ajuda curar sintomas de tonteiras, confusão mental, boca seca, entre outros.

Para diagnosticar com mais precisão o mal de Alzheimer, deve=se fazer uma ressonância magnética do cérebro e exame de sangue para ver como está a vitamina B12. O mal de Alzheimer ainda não tem cura mas pode retardar, controlar para não ter progressão rápida, prevenir para não ir para frente, quando bem diagnosticado.
O estresse também pode causar perda de memória reversível, muita preocupação, câncer, febre alta, anemia, depressão e muitas outras doenças.

A maioria dos remédios receitados para mal de Alzheimer devem ser muito observados, pois muitos sintomas podem é piorar. O idoso precisa andar, interagir, ser feliz, e muitos remédios fazem com eles fiquem apáticos, quietos demais, delirantes, e alguns podem até ter crises psicóticas. A maioria dos medicamentos são antidepressivos, é muito bom ficar atentos a qualquer mudança radical. Algum remédio devem tomar, mas é preciso adequar a dose e o que vai dar menos efeitos colaterais. Claro que cada caso é diferente, se a pessoa está agressiva demais, deve ser mais contida. É muito triste pois até para se alimentar precisa de sonda, o cérebro está definhado mesmo. A maioria no último estágio, passam meses no hospital. Muito triste. 

Nem todo idoso precisa de medicamentos pesados, é só dar atenção, interagir, dar um pouco de liberdade, não ficar reprimindo e chamando atenção sem parar, pois isso os deixam confusos, depressivos e desesperados. Talvez necessitam apenas de um medicamento para conter a agressividade e insônia se tiver, nada mais do que isso, e vitamina B12, segundo Dr Lair Ribeiro, um médico nutrólogo e cardiologista muito famoso, que aconselha a observar bem os sintomas da perda de memória.

Para prevenir perda de memória é bom fazer exercícios para a mente como Sudoko, palavras cruzadas, caças palavras e tantos outros jogos que obriga a memória pensar.
Deixar o idoso mais a vontade é a melhor solução. Um idoso irritado fica sem memória, agressivo se pegar muito no pé dele. Se tiver um animal de estimação, plantas, algum lugar para fazer caminhada, ou outra coisa que ele goste, pode ser a TV ou computador, é muito bom para se ter um idoso feliz. Implicância demais fazem com que a doença piora, também a física.

Nem todo idoso vai ter Mal de Alzheimer, é preciso saber separar, e não se pensar nessa possibilidade, no primeiro esquecimento. Muita calma nesta hora, um pouco de "caduquice" não faz mal a ninguém, cada um tem a sua personalidade, e reage de um jeito. Enquanto a pessoa estiver preocupada, com suas coisas, com o dinheiro, casa, tomar banho, conhecer os filhos pessoalmente, conversar, contar histórias, dá para ir levando. O  Mal de Alzheimer é muito triste, e a pessoa sofre muito no final. Que Deus nos livre disso. Vamos então prevenir o máximo que se puder.  Por outro lado, a pessoa com Mal de Alzheimer, pode estar sadia fisicamente, e durar até muito mais de 20 anos com a doença.


A prevenção vale muito. Vamos escrever muito, tomar água, um pouco de vitamina b12, alimentar bem, Omega 3, cloreto de magnésio, vitamina D3, evitar o máximo de açucar branco, farinhas brancas, cigarro, evitar estresse, etc . O agrotóxico dos alimentos também faz mal a longo prazro. Se cuidar, para que possa ter pelo menos 50% de  memórias na velhice, pois é normal o cérebro envelhecer. Ter a doença controlada, o maior tempo possível, o melhor mesmo é nem ter essa doença que assola o  século.
Por outro lado estamos também percebendo pessoas falecer com memória boa, vale pensar em vários artistas que trabalham até antes de se adoecer e morrer. Memória ociosa acostuma sem trabalhar...

 ______________________________
___
Ainda dá tempo de estabilizar o quadro para que não aumente a doença de meus pais...Minha mãe está com diabete descompensado e anemia profunda, creio que nem seja alzheimer o que ela tem, pois consegue fazer tudo apesar do esquecimento. A médica receitou paroxetina para minha mãe que já toma lexotan. Não deu outra, ela piorou 100% e caiu na cama. Tiramos a paroxetina dela e ela voltou á suas atividades. Por isso eu aconselho, para que se alguém tem idoso na família para ficar de olho até nos medicamentos que se receita. Minha mãe toma lexotan para dormir há muitos anos. O paroxetina é para depressão. E ela não estava agressiva, apenas esquecendo um monte coisas. Piorou com certeza. Agora está tomando vitamina B12 com ácido fólico e sulfato ferroso para anemia.
__________________________________
Minha sogra a mesma coisa, receitaram para ela  de 89 anos, sertralina e paroxetina, também já toma lexotan para dormir. começou a cair sem parar, delirar, ficar só deitada. Tiramos dela e agora anda o dia todo, quando fica meio agressiva a tiramos do ambiente, e logo ela esquece. Sua doença  está bem desenvolvida mas, controlada a mais de 10 anos. A perda de memória não regrediu, mas também não aumentou. Ela conhece todos dos filhos e netos, sabe ainda o qye quer, é apegada á sua casa e seu dinheirinho. Se tirar isso dela, com certeza morre logo. É cercada de cuidados e carinho, de vez em quando fala que vai morrer, faz um pouco de chantagem, mas depois passa, volta ao normal, alegre como sempre. O que ela quer é atenção. Se ficar sozinha um pouco já começa a lamentar. Vaí longe com a graça de Deus.

Falar com a pessoa que ela tem Mal de Alzheimer deixa a pessoa desesperada, e ela vai começar a colocar coisas na cabeça, vai querer remédio inconscientemente, vai ficar mal, pois a doença deixa a pessoa sem memória e isso causará muito sofrimento.
__________________________________

ANDAR SEMPRE COM UMA GARRAFINHA DE ÁGUA CURA, HIDRATA, AJUDA NA TONTEIRA E DIABETE DESCOMPENSADO. COMER BANANA, ABACATE, CENOURA, ENTRE OUTROS AJUDA MUITO NA ESTABILIDADE DA SAÚDE E CUCA FRESCA, NÃO SE ESTRESSAR POR QUALQUER COISA
_____________
___________________________________
Observação: porquê falei sobre o Alzhaimer?
Porque sinto a memória um pouco enfraquecida, ando engulindo muitas letras para escrever, ando trocando letras, esqueceno pontuação. Fico muito preocupada com tudo isso, e já vou começar a me prevenir com alguma nutrição vitamínica como vitamnia B12, omega3, cloreto de magnésio, cuidar do diabete que anda descompensado, também traz  confusão co escrever. Ando meio esquecida de algumas coisas corriqueiras. Na verdade não aguento pressão psicológica. Fico sem ação...
Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 31/07/2019
Alterado em 03/08/2019
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
Norma Aparecida Silveira de Moraes ENERGIA POSITIVA ,FÉ, PAZ E AMOR.