" *** SOMOS O QUE ACREDITAMOS E O QUE PENSAMOS, POIS O PENSAMENTO E A PALAVRA SÃO VERBOS.***"

Norma Silveira Moraes  Poesias e C&A

ENERGIA POSITIVA, PAZ E LUZ...

"Muitas Bênçãos de Deus A TODOS."
Textos


Facetas de um  amor proibido

Num grande colégio educandário e internato nos anos 70, morava mais de 60 meninas de 5 a 18 anos. Era gerido por (freiras) irmãs de caridade. A sociedade ajudava sustentar e a igreja. Algumas moças ao completar 18 anos, não tinham família e ficavam por lá, gerenciando a lavanderia, a pequena fábrica de doces e biscoitos caseiros, uma ficava no comando da bela capela em forma de cruz, havia a que ficava ajudando a irmã de caridade tomar contas das crianças, outra com as adolescentes. Enfim as mais velhas sempre tinha alguma responsabilidade, na cozinha, nos dormitórios, casa de costura. Sempre com uma irmã de caridade sempre acima de cada setor.

Duas moças uma de 20 anos a Edna e outra de 18 anos a Valéria, não se largavam. O fato começou a despertar estranheza, pois ninguém conseguia penetrar nesta relação. A Irmã Dulce começou a ficar mais atenta, porque a menor estava sempre deitada no ombro da mais velha, que a protegia de tudo.

Cada dormitório havia 10 camas.  E a irmã Dulce sem comentar com as internas, resolveu aparecer nos dormitórios á noite, e acendeu a luz, por escutar um barulho estranho na cama de uma. Qual não foi o susto ao encontrar a maior na cama da menor abraçadas e aos beijos na boca. Ela acendeu a luz. A Irmã as tirou da cama e as levou consigo. As duas apareceram mortas por envenenamento, e a Irmã deu a notícia que se suicidaram. Muito tempo a história andou de boca em boca, sem que ninguém soubesse qual é a verdade. Se as meninas foram envenenadas ou foi mesmo suicídio.
FIM


*********************************************************
TEMOS AQUI TRÊS TRABALHOS DE REDUÇÃO DE TEXTO USANDO O CONTO ACIMA
 
 
1 -FACETAS DE UM AMOR PROIBIDO
 
Num educandário e internato nos anos 70 gerido por irmãs de caridade, moravam mais de 60 meninas de 5 a 18 anos... Algumas moças que não tinham família e ficavam por lá, ajudando a irmã de caridade tomar contas das crianças.  
 
Duas moças não se largavam. O fato começou a despertar estranheza, pois ninguém conseguia penetrar nesta relação. A Irmã Dulce começou a ficar mais atenta, porque a menor estava sempre deitada no ombro da mais velha, que a protegia de tudo.
 
 A irmã Dulce sem comentar com as internas, resolveu aparecer nos dormitórios á noite, e acendeu a luz. Qual não foi o susto ao encontrar a maior na cama da menor abraçadas e aos beijos. A Irmã as tirou da cama e as levou consigo. As duas apareceram mortas por envenenamento, e a Irmã deu a notícia que se suicidaram.
 
As freiras esqueciam que o ser humano é alma e alma não tem sexo enquanto tentavam diminuir rumores sobre a tragédia das “pecaminosas”.  A história andou de boca em boca, sem que ninguém soubesse se as meninas foram envenenadas ou se fora suicídio num pacto de amor.
 
( Norma A Oliveira de Moraes )
Versão reduzida de 16 linhas
 
2- FACETAS DE UM AMOR PROIBIDO
 
Num educandário e internato nos anos 70, morava mais de 60 meninas de 5 a 18 anos. Era gerido por freiras. Algumas moças ao completar 18 anos, não tinham família e ficavam por lá.
 
Duas moças, uma de 20 anos, a Edna e outra, de 18 anos, a Valéria, não se largavam. A Irmã Dulce começou a ficar atenta, sem comentar com as internas, resolveu aparecer nos dormitórios á noite.
 
Qual não foi o susto ao encontrar a maior na cama da menor abraçadas e aos beijos na boca. As duas apareceram mortas por envenenamento, e a Irmã deu a notícia que se suicidaram.
 
Texto de Norma A. O. Moraes    /  Versão reduzida  de 9 linhas
 
 
3- FACETAS DE UM AMOR PROIBIDO
 
 
      Num educandário dos anos 70 moravam mais de 60 adolescentes. Era gerido por freiras. Algumas moças, ao completar 18 anos continuavam lá ajudando nos afazeres e cuidando dos mais novos. Todos tinham responsabilidades, sempre com uma Irmã na chefia do setor.
      Duas moças, uma de 20 anos e outra de 18 não se largavam. O fato despertou estranheza. A Irmã Dulce começou a ficar mais atenta porque a menor estava sempre deitada no ombro da mais velha que a protegia de tudo. A Irmã resolveu visitar o dormitório a noite. Acendeu a luz. Qual não foi o susto ao encontrar as duas na mesma cama aos abraços e beijos. A irmã as tirou da cama e as levou consigo. As duas apareceram mortas por envenenamento, e a Irmã deu a notícia de que se suicidaram. Muito tempo a história andou de boca em boca, sem que ninguém soubesse da verdade. Envenenamento ou suicídio?
 
 
Conto de Norma A. O. Moraes
 Versão reduzida de 12 linhas


________________________________
OBS:Para as freiras a homossexualidade era uma aberração
O preconceito era ainda maior. 
Esqueciam que o ser humano é alma e alma não tem sexo. O corpo é apenas o templo da alma, e muitas pessoas já nascem do jeito que são, outras se reprimem a vida toda para não criar mais dor. por causa do preconceito. E em internatos é extremamente proibido relacionamentos, justamente para não dar confusões...e este texto é um mero conto. Creio que as meninas suicidaram em pacto de amor.


IMAGEM GOOGLE PIXABAY

gay-727245_960_720.jpg
Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 28/05/2019
Alterado em 02/06/2019
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
Norma Aparecida Silveira de Moraes ENERGIA POSITIVA ,FÉ, PAZ E AMOR.