" *** SOMOS O QUE ACREDITAMOS E O QUE PENSAMOS, POIS O PENSAMENTO E A PALAVRA SÃO VERBOS.***"

Norma Silveira Moraes  Poesias e C&A

ENERGIA POSITIVA, PAZ E LUZ...

"Muitas Bênçãos de Deus A TODOS."
Textos


                         Trabalhos especiais.
Hoje na comissão de direitos humanos estão falando sobre o trabalho especiais, ou lugares insalubres. Estão falando até sobre os equipamentos de segurança e como é difícil usar dependendo o trabalho, e que mesmo assim nem sempre a pessoa deixa de adoecer porque a área toda está contaminada, e a pessoa, algum momento vai tirar o EPI para comer, para ir ao banheiro, na hora que vai para casa, e fica algum momento naquele ambiente.

Está falando dos ruídos, poeira, agente nocivos, calor demais ou frio demais. Há inúmeros agentes nocivos no trabalho, em várias áreas. A parte física também conta muito, o trabalhador rural exposto a agrotóxicos, trabalho estafante de sol a chuva, como exemplo. O estivador, aquele que trabalha em portos, o mineiro nas minas, o trabalhador da indústria além de operar máquinas imensas, a exposição e o risco são eminentes.

Os professores e policiais, os carcereiros, seguranças, enfermeiros, os técnicos em radiologia expostos a radiação), se desgastam muito porque trabalham também com a emoção o tempo inteiro. É só pensar um pouco, vamos encontrando mais e mais profissões que exigem demais dos trabalhadores, pessoas que trabalham em ambientes infectocontagiosos, nas indústrias, que trabalham com radiações, agrotóxicos, na construção civil,  o pó, o peso, trabalho bruto, há um leque de profissões desgastantes e insalubres.

Trabalhadores trabalhando para fazer girar a máquina, o roda do progresso, para sobreviver, ter uma casa, um carro, quando o salário é um pouco melhor, porque a maioria não conseguem seu carrinho, e alguns quando consegue a casa própria é pelos programas habitacionais, mas é também bem difícil conseguir

 
Muito trabalham em risco eminentes o tempo todo, e ainda há o risco psicológico por conta de algum chefe perverso exigindo cada dia mais produção, os funcionários correndo o tempo. Horas esfantes, muitos com dupla jornada, pois chegam em casa há os filhos para cuidar, comida para fazer, roupas para lavar. Mas ainda assim, há a gratidão de ter um trabalho dígno, e a maioria não se importa com os riscos, mas com o pão de cada dia. É muita gente que morre bem novos por conta de contaminações em trabalhos especias, naquele que lidam com produtos perigosos, mas no momento do trabalho, o trabalhador é grato, pois está empregado. 

CADA TRABALHADOR TEM A ROSA DE SUA VIDA, E ELA FLORESCE CONFORME O TRATAMENTO QUE LHE É DADA, NO MOMENTO CERTO.

 
Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 22/04/2019
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
Norma Aparecida Silveira de Moraes ENERGIA POSITIVA ,FÉ, PAZ E AMOR.