" *** SOMOS O QUE ACREDITAMOS E O QUE PENSAMOS, POIS O PENSAMENTO E A PALAVRA SÃO VERBOS.***"

Norma Silveira Moraes  Poesias e C&A

ENERGIA POSITIVA, PAZ E LUZ...

"Muitas Bênçãos de Deus A TODOS."
Textos


              Mais um estágio do Mal de Alzheimer.

Como estou acompanhando, a alguns anos a doença de minha sogra, vou percebendo gradativamente os estágios desta doença, terrível. Primeiro vou deixando aqui uma dica para prevenir este mal que acomete mais de 40% dos idosos. A vitamina B12 junto com ácido fólico previne a doença, pois a B12 age diretamente no cérebro e o ácido fólico é que ajudar a fixar a vitamina, não deixando que ela se perca, pois sozinha, costuma ser assim. Eu e meu esposo tomamos no dia a dia, já que a genética é complicada, meu pai também está sofrendo deste mal. Costumo até encomendar da Ultra Farma (Sidney)que já tem este suplemento, e mais o ferro junto, e tomamos como prevenção.

Minha sogra agora está cada dia mais fatigada, anda o dia inteiro, tem TOC (transtorno obsessivo compulsivo), levanta várias vezes na noite para ver se as portas estão fechadas, tem medo de dormir sozinha, me chama a noite inteira. Já fico até na sala em alerta. A noite se transformou num problema sério para mim, ela quer fazer de tudo à noite, tomar banho de madrugada, tomar café, cisma que já está clareando o dia. Como mora bem pertinho, passa o dia inteiro lá e vem para dormir, sendo que no final de semana a cuidadora vai descansar, pensa o dia todo na casa dela, e se está lá quer vir para cá. São 3 filhos e ela fica uma semana com cada filhos, alternando. Mesmo alternando, ela liga o dia inteiro para nossas casas, pedindo para ir ao médico, dizendo que vai morrer. Mandamos almoço para as duas, e não pode atrasar um minuto, que ela liga cobrando. Mando sempre uns minutos antes. As 17 horas vem para minha casa. E assim começa, tenho que largar tudo para dar atenção a ela, que já começa falando que quer ir para cada dela, que esqueceu as portas lá abertas, fica grudada com as chaves. Sofre de ansiedade crônica, não consegue dormir durante o dia, e muito pouco a noite. Fala que vai morrer o tempo todo, nada a acalma, nada a faz ficar alegre. Reclama de tudo.

Meu esposo é doente, eu tenho pouca saúde, e fico com muito dá dela. A doença leva a pessoa num estado crítico, creio que ela se desespera porque tinha autonomia para tudo e de repente, nem tudo é como ela quer, como sair sozinha, pagar e fazer compras, ser livre para fazer suas coisas. Então repete sem parar, e como não é atendida, pois tudo tem o horário certo e ele esquece até que já comeu, tomou banho, isso traz muito sofrimento para ela. Fica profundamente desesperada, procuro dar alguma coisa para comer sempre que pede, para amenizar pelo menos isso, mas agora está com tendo mais refluxo, mais dores e queimação no estomago, e creio que está chegando aquela fase de comer apenas coisas leves e pastosa, mas ela ama comer bem e vai sofrer muito, por enquanto dou alimentação que ela gosta, mas dou bromoprida, pastilhas, até quando ela aguentar. As vezes vomita. É muito triste, e quando passa mal acha que vai morrer.

Fisicamente até que ela tem saúde, não é hipertensa, não tem diabete, nada. Apenas o sintoma do estomago, insônia, ansiedade. Mas quando está bem dorme melhor a noite, menos nos finais de semana, que sabe não vai ter a cuidadora lá. Ela briga o dia todo com a cuidadora, que fica atenta, pois muitas vezes ela fica agressiva. E vamos todos monitorando o dia a dia. Sempre correndo na casa dela. Concluindo, que doença danada, ela dá trabalho para os cuidadores todos, pois é muito exaustiva.
Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 02/04/2019
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
Norma Aparecida Silveira de Moraes ENERGIA POSITIVA ,FÉ, PAZ E AMOR.