" *** SOMOS O QUE ACREDITAMOS E O QUE PENSAMOS, POIS O PENSAMENTO E A PALAVRA SÃO VERBOS.***"

Norma Silveira Moraes  Poesias e C&A

ENERGIA POSITIVA, PAZ E LUZ...

"Muitas Bênçãos de Deus A TODOS."
Textos


A PSICOSSOMÁTICA E A INTEGRALIDADE DO SER
 
Para ser feliz e integral é preciso equilibrar o ser, o que nem sempre é fácil Muitos dos nossos traumas são auto defesa do que sofremos na infância até os sete anos. Muita coisa fica registrado no inconsciente quando ainda a personalidade está em formação.

Para que isso acontece é preciso ter uma mãe suficientemente boa, um ambiente promissor. Promissor não significa ser rico ou ter bens, mas ter as qualidade que se precisa para ter equilíbrio.
Há crianças que já são colocadas de castigo desde quando começa a andar, nos primeiros anos de vida. A mamadeira é dada de qualquer maneira, (é só o de bom que a criança tem, por isso ela tem muita fome, de carência, pois é o único momento bom que ela tem).

Crianças que choram e apanham, choram mais e apanham ainda mais. A criança presencia os pais brigando demais, o ambiente muito negativo...A estrutura cerebral da criança ainda não assimilou o que é certo e errado, ela é guiada apenas pelo instinto.
Ela começa a ficar agressiva, inquieta, muitas podem ter depressão e até surtos psicóticos. E quando isso não acontece, ela não consegue colocar para fora o sofrimento e o corpo começa as somatizações em febres, falta de apetite, insônia, dores no estomago, na barriga, falta de energia, choros, tristeza, a imunidade baixa, mais doenças vão se instalando.  Temos os hormônios neurotransmissores que não conta de proteger o corpo, assim, ele apresenta tudo que estamos sentindo na alma. Pensa numa pessoa que começou a sofrer desde a infância.

Vamos acumulando sofrimentos, desilusões, decepções pela vida, e para não morrer, a única coisa que vem para suportar ainda o mundo, parcialmente, pois quando a doença vem, perdemos também a capacidade de estarmos inteiramente sãos para poder fazer as tarefas, sair, interagir normalmente no ambiente.

O câncer é uma doença adquirida quando a pessoa teve uma decepção tão grande que não conseguiu elaborar (superar totalmente), ao analisar se descobre o que o deixou com a imunidade tão baixa, a ponto de se instalar células erradas, mas também por isso muitos conseguem se curar do câncer, elas tem a coragem de entrar dentro de si, assumir o que aconteceu, resolver com toda força a situação, enfrentar o sofrimento, superar a dor, buscar novas adaptações, novos rumos. Há também doenças reumáticas, lúpus, enxaqueca, entre outros que fazem parte da doença psicossomática. Muitas são defesas para não morrer de tristeza e desanimo, uma transferência da alma para o corpo inconscientemente. E na vida sempre há também muitas perdas e sofrimentos, a pessoa vai adoecendo aos poucos. Os remédios são uma forma de compensação, para aguentar a suportar a dor física e emocional.

Basta pensar até no estresse, na exaustão emocional. Tudo isso pode se transformar em doença, se não conseguir tirar um tempo para descanso. Muitos falam mal dos feriados que há no Brasil. Mas o que seria das pessoas que trabalham, por exemplo, dentro de uma indústria fechada, correndo todos os dias atrás de uma máquina, do gari, daquele que anda atrás do caminhão de lixo, do executivo estressado, do professor extenuado, daquele que trabalhada sem tirar folga, principalmente se trabalha a noite. Se essas pessoas não tirar de vez em quando um momento para relaxar, elas na certa vão adoecer e o prejuízo será ainda pior. Nas grandes indústrias já se tem esse conceito, quando ela é humanista.
Imagina a dona de casa que faz todo o serviço, que se enche de energia boas, mas também ruins diariamente. A maioria vão se enchendo de doenças psicossomáticas, ela aguenta todo serviço, além da carga emocional de toda a família, de todos os problemas domésticos ou não. A maioria adoece, vale lembrar das dores, que o médico não consegue diagnosticar, do diabete, depressão, hipertensão e outros. Vale lembrar que há muitas doenças que são do ambiente, mas muitos não a pegam, outros a pegam atoa, muitos são fortes, estão se equilibrando por dentro, aos trancos e barrancos mas estão.

O inconsciente coletivo mesmo, envia para todos nós uma grande carga de energia negativa de sofrimentos, ansiedade, pensamentos de incertezas, de tédio, de angústia, de medo principalmente. Nosso inconsciente vai absorvendo tudo, muitos nem ligam, deixa passar mais  batido, e pensam em sua própria saúde mental e equilíbrio, essas pessoas tem mais saúde, são mais tranquilas. Mas as que absorvem tudo, os próprios sofrimentos e ainda do inconsciente coletivo (da humanidade), das pessoas do ambiente, vão adoecendo. Aquelas que são fortes e sabem como equilibrar, até ajudando, são mais saudáveis. Na religião, na busca do sagrado, também, podemos encontrar a cura, trazer à tona os conteúdos, sofrimentos e enfrentando, vão sendo curadas. Mas muitas são tão sentimentais que não conseguem vencer tudo, e adoecem.

Muitas pessoas introjeta coisas ruins, os sofrimentos, mas projetam no outro, no ambiente, que por sua vez, outros vão engolindo calados, e assim, começa também os problemas emocionais. Engolir todos sofrimentos caladas, sem se expressarem. Repressões e dores desde a infância. Não conseguimos nos curar,  ficamos na eterna auto defesa, assim é a nossa vida. Um monte de complexos e traumas, sofrimentos que mal vamos conseguindo lidar.

Quando se consegue expressar, em forma de artes, de lazer, de alegrias, há o equilíbrio. Na arte, há pluralidade de coisas para fazer, desde escrever, pintar, até fazer artesanatos, etc. com isso se consegue a integralidade do ser, encontrar a felicidade, consegue-se a resolução de problemas sem muito (“drama” como dizem), sem mergulhar demais do que se pode suportar, resolver cada coisa e soltando-a depois e não retendo tudo o que sofre.

Falar é fácil, mas feliz de quem consegue se equilibrar totalmente...neste mundo cheio de adversidade, na verdade a humanidade está toda doente, nós estamos doentes, mas ainda assim podemos encontrar a nossa paz interior e pessoal, que ajuda amenizar sintomas e doenças, antes de doenças graves se sintalar. A fé nos ajudam muito a equilibrar o ser, ajuda a colocar para fora, enquanto meditamos e falamos de nossas dores. QUEM NÃO TEM SUA DOR, ESCONDIDA BEM DENTRO DA ALMA, QUE ATIRE A PRIMEIRA PEDRA, TODOS SOMOS VULNERÁVEIS, A TANTO SOFRIMENTO E PERDAS HUMANAS, A DORES DA ALMA.
___________________________________
Os conceitos, são da Psicologia Analítica de C G Jung
E refletindo honestamente sobre psicossomática, e com os problemas de saúde que tenho acumulado, principalmente o câncer, diabete, adiquiridos, parece ser mesmo muito verdadeiro associar muitos a psicossomática 
Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 29/03/2019
Alterado em 31/03/2019
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
Norma Aparecida Silveira de Moraes ENERGIA POSITIVA ,FÉ, PAZ E AMOR.