" *** SOMOS O QUE ACREDITAMOS E O QUE PENSAMOS, POIS O PENSAMENTO E A PALAVRA SÃO VERBOS.***"

Norma Silveira Moraes  Poesias e C&A

ENERGIA POSITIVA, PAZ E LUZ...

"Muitas Bênçãos de Deus A TODOS."
Textos


                    DEPRESSÃO PÓS TRAUMÁTICA
               Quando o sofrimento e´ muito grande, o inconsciente guarda, a pessoa não consegue elaborar (curar, sanar, melhorar), a noite a pessoa tem fortes pesadelos com as imagens que ficaram gravadas no inconsciente.
     Um sofrimento muito grande, após uma fatalidade é ainda mais marcante, mais sofrido, mais dolorido. Principalmente se for coletivo, com muitas pessoas, da família, ou colegas de trabalho, lembrando a tragédia de Brumadinho, Minas Gerais
     As perdas e os ferimentos acompanham a pessoa por muito tempo, e somente o tempo, vai acomodando e confortando a grande perda, dor, o trauma.
     É uma grande angústia que leva a depressão, a esta depressão pós TRAUMÁTICA, o tristeza e o choque são imensuráveis, e alguns até conseguem superar mais rápido, mas para algumas pessoas o trauma fica instalado para sempre, trazendo muitas mudanças para a vida dessas pessoas, a maioria necessita de ajuda psicológica e muitas vezes de medicamentos também. É um trabalho muito delicado e sofrido. Algumas pessoas até perdem a razão, ficam extremamente doentes mentalmente.
          É preciso paciência, dar tempo a tempo, pois a pessoa vai sofrer muito, sempre que recordar. Por outro lado se foi um acidente em que ela foi salva, terá a gratidão que  ajudará, apesar de tudo a superar, e enfrentar melhor o trauma.
     É necessário ajudar a pessoa, deixando esta falar, desabafar, chorar, ajudando- a, amparando-a, neste luto, escutando com empatia. Na verdade pode gerar até uma depressão coletiva. Há também a síndrome do pânico que também pode afetar muitas destas pessoas, a pessoa não consegue ficar ou sair sozinha, tem medo de barulho, multidão, estrondo, etc. Muito triste a realidade das pessoas afetadas por tão grande tragédia, cada um tem a sua história, a sua memória. É muito grande o trauma psicológico...
Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 04/02/2019
Alterado em 31/05/2019
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
Norma Aparecida Silveira de Moraes ENERGIA POSITIVA ,FÉ, PAZ E AMOR.