" *** SOMOS O QUE ACREDITAMOS E O QUE PENSAMOS, POIS O PENSAMENTO E A PALAVRA SÃO VERBOS.***"

Norma Silveira Moraes  Poesias e C&A

ENERGIA POSITIVA, PAZ E LUZ...

"Muitas Bênçãos de Deus A TODOS."
Textos


               Os traumas que ficam
 
     Muitos dos sofrimentos humanos marcam a pessoa para vida toda.
     Mesmo esforçando para superar, aquilo fica guardado no inconsciente e de vez em quando volta à tona em forma de medos. A má impressão do sofrimento fica marcada, a sensação do pavor, a dor enfrentada.
     Os medos e fobias que carregamos conosco são prova disto. Muitos deste medos são adquiridos por alguma coisa que aconteceu na infância.
Um bom exemplo é o medo de injeção que temos, na infância a criança toma muitas vacinas, e guarda consigo o medo. Realmente injeções doem e algumas ainda mais.      Outra coisa que deixa trauma é hospital, quando se esteve internado vários dias, dependendo do tratamentos, sondas, tubos, soros, etc.
     Muita gente tem medo até de baratas, aranhas, cobras, ou foi porque também alguém passou o medo, quando era criança. Eu mesma tenho pavor de cobras, minha mãe foi mordida e ficou bastante tempo doente, e meu pai andava se arrastando também por causa de mordida de cobra venenosa.
     Muitos animais nos dão é asco, como o caso da barata e mosquito, nada de trauma, mas o nojo e medo de pousar nos alimentos.
     Geralmente os traumas são experiências ruins da infância ou alguma época, um bom exemplo é de quem já passou fome e falta de tudo, esteve na guerra, perdeu alguém, foi abusada, apanhou, foi cobrada demais, etc.
      Muitas pessoas tem a mania de ajuntar coisas, mesmo tendo uma vida boa no presente, mas o medo da experiência da fome e falta de algo, continua no inconsciente, muito se tornam até doentes.
     Concluindo, a maioria das manias que temos vem dos traumas passados em algum momento da vida, que ficam no inconsciente. É dos traumas que adquire-se as neuroses, histerias. Somos neuróticos por natureza, mas quando se torna muito grande, já pode ser sintoma de doença mental.  A ansiedade mesmo, é um sintoma, quando se torna angustiante e atrapalha viver. Quando é anormal, intensa demais, muitas vezes necessita até de tratamento. A fé e a meditação podem ser e  ter bons resultados no tratamento das fobias, ansiedade e estresse pós traumáticos. O resto é psicoterapia mesmo.
 
 



 
 
Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 22/10/2018
Alterado em 31/05/2019
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
Norma Aparecida Silveira de Moraes ENERGIA POSITIVA ,FÉ, PAZ E AMOR.