" *** SOMOS O QUE ACREDITAMOS E O QUE PENSAMOS, POIS O PENSAMENTO E A PALAVRA SÃO VERBOS.***"

Norma Silveira Moraes  Poesias e C&A

ENERGIA POSITIVA, PAZ E LUZ...

"Muitas Bênçãos de Deus A TODOS."
Textos


               Mal de Alzheimer...
     É uma luta a convivência com o portador de mal de Alzheimer.
     Principalmente quando a pessoa já possui uma personalidade forte por natureza.
É um cansaço mental tão grande para quem cuida.
     Nós cuidamos de minha sogra, pelo menos dez dias por mês. É muito cansativo, pois por mais que a pessoa esforce, não adianta, nada está bom. É um energia muito baixa, que nos deixam sem forças. Se está na casa de um filho pede para ficar com outro, o dia todo pedindo, não adianta repetir, quanto mais tentamos entender, mais difícil fica.
     Mas ao mesmo tempo a pessoa é esperta demais, a gente sente que as vezes está tentando manipular o contexto, o ambiente, a harmonia, a dinâmica, a paz. Faz chantagem com meu esposo sem parar, fico com dó. Ele está cada vez mais doente, pois já tem seus problemas de saúde, pior que eu também.
     É difícil demais, ela dorme pouco a noite, anda sem parar, e durante o dia também, não descansa, anda sem parar, sempre querendo ir a algum lugar. A gente pode levar ela na casa dela que é pertinho, que ela chega e já fala sem parar que quer ir para casa dela. E quando está lá não quer ficar, quer andar, e em cada casa que ele vai, só quer ficar uns dez minutos.
     Nunca relaxa, e fica nervosa se não fazer o que ela pede. É uma loucura. Peço a Deus saúde e paciência. Pior de tudo que meus pais estão começando a ter este mal. Tudo está ruim, nada a deixa feliz. Deus do céu, dai-nos sabedoria e força para vencer. O médico quer dar remédio para a pessoa ficar com menos ansiedade e TOC, mas os filhos não querem dar.
     Enquanto isso todos vão adoecendo, tendo estresse, a pressão sobe, meu diabete vai nas alturas, mesmo tomando insulina. Porque a gente tem que se controlar o tempo todo. De vez em quando gosto de tocar neste assunto, pois muitos acham que é fácil, mas não é, só quem cuida é que sabe. Bom, de repente pode até haver casos em que a pessoa consiga relaxar, ficar mais quieta...
     Por outro lado é uma linda senhora, muito vaidosa e carinhosa, ela muitas vezes não sabe o que fala. Da muito dó ver uma pessoa que perde sua capacidade de dependência...é muito triste, muitas vezes choro pelos cantos, pelas coisas que ela faz. Coitadinha, virou criança.
E que Deus nos abençoe a todos.
 
Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 02/09/2018
Alterado em 02/06/2019
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
Norma Aparecida Silveira de Moraes ENERGIA POSITIVA ,FÉ, PAZ E AMOR.