" *** SOMOS O QUE ACREDITAMOS E O QUE PENSAMOS, POIS O PENSAMENTO E A PALAVRA SÃO VERBOS.***"

Norma Silveira Moraes  Poesias e C&A

ENERGIA POSITIVA, PAZ E LUZ...

"Muitas Bênçãos de Deus A TODOS."
Textos


                    Personalidade forte, gênio forte...
     Há vários teóricos da personalidades explicadas na psicologia, e também em algumas Escolas Esotéricas.
     Cada um tem sua própria personalidade, que tem vários fatores como vida dos antepassados, a adquirida pelo ambiente que é inserido, principalmente formada no lar, aprendido também com o jeito como se lida em família. Personalidade é o nosso Eu, que vamos ou não lapidando. Nelas descobre-se joias muito boas e raras. Temos o livre arbítrio e escolhas num mundo vasto de possibilidade, aonde vamos escolhendo os nossos pares e atitudes e modo de vida..
     Temos vários conceitos, como extrovertidos, introvertidos, intuitivo, sentimental, pensamentos, etc. (Teoria tipos psicológicos, criado por C. G. Jung)
     Cada um tem a sua maneira de agir segundo os estímulos que recebe no mundo circundante aliado também a educação recebida.
Dentro da personalidade pode-se adquirir neuroses profundas, (somos seres que temos a neurose como componente dentro da normalidade, isso quando não passa a ser patológica). A neurose torna o ser humano único, criativo, etc. Mas quando normal, é a forma como lidamos com o mundo e nos papéis que representamos.
     A educação é um componente importante na personalidade, da educação principalmente quando se forma a personalidade nos primeiros anos de vida. Esta é muito importante e vamos conviver com ela a vida toda.
     Se uma criança cresce num ambiente hostil, desamor, repressão, quando é muito castigada, ou livre demais, quando aprende a dominar as pessoas, impor sua vontade, aprende a ser arrogante. Quando é amorosa e receptiva, quando aprende a dividir e ter bons sentimentos. Quando aprendeu a se defender muito cedo das agressões imposta a ela. E como mecanismo de defesa está sempre na defensiva. Ou quando é impulsiva. Com ela (personalidade) aprende-se a lidar com o meio e construir a própria vida, lutar pelos sonhos que são únicos. Enfim os estímulos da vida determinam alguns traços da personalidade.
     A pessoa vem com um pouco na genética na personalidade, mas o restante a vida vai ensinando. Há pessoas muito educadas e carinhosas no convívio e outras esquivas, e até arrogantes e ambas podem ter a personalidade "forte".
     Tudo que passa da conta que não é normal já é patológico. Há muitas neuroses que já são doenças e que precisam de tratamentos e ajuda. Há pessoas histéricas que chegam a somatisar. Pois muitas doenças são somatizações do que não se aguenta conviver na vida habitual. 
     Muito da personalidade pode refletir o ambiente e ficar na auto defesa quando se sente ameaçada. Há casos muito sério de doenças ou transtornos mentais como psicoses transitórias ou não, psicotapatias, depressões, TOC, histeria, etc. Todos nós temos crises existenciais que não tem nada a ver com personalidade.
     E há também crianças que já nascem doentes, muitas nem chegam a desenvolver bem a personalidade, mas sabem o que querem pelo instinto.
     A personalidade é uma combinação de estímulos, recompensas, desejos e maneira de existir e se colocar no mundo. Afinal não é nada fácil viver, aonde temos que obedecer as regras para ter a harmonia, as leis para não ter caos, e muitas das vontades são reprimidas. Já pensou quando o “gênio ruim quer sair e fazer maldades”, pois somos também seres duais, lutando entre o bem e o mal o tempo todo, no caminho evolutivo de encontro a paz, a fraternidade e o amor.
     Quando combatemos o mal, a personalidade torna-se maleável, agradável ao convívio, ( mesmo "fortes" ) pessoas que já aprendeu o que é amar, reconhecer o errado, mesmo errando vai acertando cada passo. Nós poetas somos almas muito evoluídas, e temos a percepção do belo, do certo e errado mais do que pessoas normais, quando se direciona o bem, leva mensagens de emoções para as pessoas lerem e pensar ou até se encontrar na mensagem, pois o sofrimento é inerente á condição humana e nascemos também dependentes. 

     Personalidade É O Eu Que Comanda O Comportamento Por Meio Dos Estímulos Aprendidos Ou Recebidos. Ex: Lar, escolas, igrejas, comunidades, etc, aonde a pessoa é inserida. Muitas vezes a pessoa tem dicernimento até para reconhecer quando há muito exclusão ou inclusão, preconceitos, aceitamento ou tolerância, reconhecer se está num ambiente que gosta ou não para sua evolução pessoal, se há mais ou menos egoísmo, até mesmo narcisismo na pessoa que está proferindo um discurso, liderando, qual o viés, tendência, se vai com aquilo que a personalidade alma quer para seu desevolvimento e qualidade de vida. Na representações de tantos papéis na vida em cada ambiente, como se quer ser inserida e ter qualidade de vida física e psicológica.
     Personalidade "forte" pode ser tão boa quanto má, ser do bem, quanto do mal, tudo depende de escolhas, e temos o livre arbítrio para ajudar no comando da vida, e a cartilha que a vida vai trazendo. E precisamos estar atentos também na consciência coletiva, pois nem sempre o inconsciente coletivo está trazendo energia boa para nos infuenciar. Personalidade mais fraca são das pessoas mais passivas, muitas vezes até demais. Tudo bem dosado é o ideal e sábio. Personalidade não tem nada a ver com pessoas boas ou ruin e sim com o EU, o que ela apresenta ao mundo, os anseios de cada alma. (pessoa).
     Fazemos escolhas a todo momento. Jesus disse: Orai e vigiai ,  faça Luz, a paz de Deus esteja convosco e amai-vos uns aos outros e o perdão leva ao amor
     Ele foi um dos últimos Mestres Cósmicos encarnados aqui na terra para ensinar o AMOR.
Se for citar há tantos, Moisés que recebeu os dez mandamentos, que é um código de vida até para quem não tem nenhuma religião, etc. NÃO IMPORTA O TIPO DE PERSONALIDADE POIS CONVIVEMOS COM MUITO SOFRIMENTO, O QUE IMPORTA É SABER VIVER.


Escrevi bem simples para que todos possam entender. Se gostou e deseja algum tema, deixa como dica, vou tentar escrever sobre o mesmo, a ideia deste tirei da crônica do amigo Aragon, um maravilhoso crônista
__________________________________

Não precisa ser formado em psicologia para estudar C G Jung, pois ele é o teórico mais estudado até dentro das igrejas. Ele foi também um dos maiores fillósofo da modernidade (PAI DA PSICOLOGIA ANALÍTICA)
__________________________________

 PERSONALIDADE É O EU DE CADA UM, COM A BAGAGEM QUE O MUNDO TRAZ, MAS QUE VAI DANDO FORÇAS PARA ENFRENTAR E SUPERAR AS VICISSITUDES DA VIDA, FORTALECENDO O EXISTIR. NÃO É JULGAMENTO, SÃO ESCOLHAS QUE PODEM FAZER FELIZ, E CADA UM É FELIZ DO JEITO QUE QUER.
CADA UM TEM LIBERDADE PARA ESCOLHER O SEU CAMINHO, NEM TUDO QUE É BEM PARA UM PODE SER PARA OUTRA PESSOA E VIVE VERSA. TUDO É QUESTÃO DE INTERPRETAÇÃO.
A PERSOALIDADE É O DESEJO, A SABEDORIA DA VIDA OU NÃO. PERSONALIDADE É O JEITO DE SER CADA UM, SEM CRÍTICA OU JULGAMENTO.
 *
**Mais lido da semana
Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 19/06/2018
Alterado em 01/06/2019
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
Norma Aparecida Silveira de Moraes ENERGIA POSITIVA ,FÉ, PAZ E AMOR.