" *** SOMOS O QUE ACREDITAMOS E O QUE PENSAMOS, POIS O PENSAMENTO E A PALAVRA SÃO VERBOS.***"

Norma Silveira Moraes  Poesias e C&A

ENERGIA POSITIVA, PAZ E LUZ...

"Muitas Bênçãos de Deus A TODOS."
Textos


       INSETOS E ANIMAIS OPERÁRIOS DA POLINIZAÇÃO
     Sem a polinização os flores não se transformam em frutos. Não se produzem...
     As abelhas são operárias preciosas, pois misturam o polém que dá vida ás plantas, fertilizando as flores. Geralmente estas flores tem cheiro bom e o doce néctar que atraem os insetos e animais.
     A polinização por insetos e animais é chamada de zoofilia. A entomofilia é o termo usado no processo de polinização das abelhas e moscas. De modo mais amplo psicofilia feita pelas borboletas que levam o polém de flor em flor.
     Sabemos que os frutos são existidos a partir das flores. Sendo assim a manutenção dos polinizadores é preciso existir, pois a produção depende dele.
     Os pássaros e insetos são polinizadores que multiplicam nossos alimentos O beija flor suga o néctar da flor e mistura o polém,  que vai fertilizando as plantas. Linda ave, amada por todos nós, talvez o pássaro mais querido é o beija flor
     Outro dia vi na TV uma reportagem, em que as abelhas de várias fazendas de apicultura morreram por conta de pulverização de agrotóxicos em outras fazendas, muito triste es te fato pois além da contaminação do mel, houve a morte da maioria. Aprecio muito aprender sobre a natureza e seus mistérios, para ter melhor a percepção de mundo. Acho que sou mesmo, uma cabocla, que ama a terra. 
 Hoje no Globo Reporter, passou sobre o cultivo de várias flores aqui no Brasil, e sobre a polinização. Fiquei feliz de saber, que no Brasil há mais espécies de flores do planeta.


 
     Abaixo segue os tipos de polinização que pesquisei na INFOESCOLA, escrito e pesquisado pela Autora Marília Araújo...em seu artigo "POLINIZAÇÃO". 
  • ANEMOFILIA: este tipo de dispersão de pólen acontece com a “ajuda” do vento. Quando este fenômeno natural ocorre, carrega os leves grãos até a flor seguinte, quase sempre as mais próximas.
    HIDROFILIA: já este tipo de dispersão conta com o auxílio da água.
    QUIROPTEROFILIA: quando ocorre este tipo de transmissão de pólen, o agente polinizador é o morcego.
    CANTAROFILIA: neste caso, este termo é empregado quando a dispersão se dá com o auxílio dos besouros.
    ENTOMOFILIA: este termo é usualmente empregado quando se trata do processo de polinização feito por moscas e abelhas. Mas em alguns casos, um pouco menos comum, pode também ser empregado quando trata-se de dispersão feita por insetos de um modo mais amplo, mais geral.
    PSICOFILIA: aqui as borboletas são as responsáveis pelo transporte do pólen.
    ORNITOFILIA: quando as aves entram em cena e dispersam pólens o processo recebe esta denominação.
    ARTIFICIAL (ou ANTROPOFILIA): neste caso, a polinização é feita exclusivamente pela ação do homem. Direta ou indiretamente.
    Mais raramente pode acontecer em algumas espécies de plantas a auto-polinização, porém este processo é realmente menos comum graças à mecanismos que as flores desenvolvem (adaptações) para rejeitarem seu próprio pólen, garantindo assim a prosperidade e a diversidade genética da espécie. Entretanto, há casos em que os vegetais não possuem tais mecanismos e aí é necessário se utilizar de seu próprio pólen para garantir uma fecundação.
 

imagens google e teka
Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 24/02/2018
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
Norma Aparecida Silveira de Moraes ENERGIA POSITIVA ,FÉ, PAZ E AMOR.