" *** SOMOS O QUE ACREDITAMOS E O QUE PENSAMOS, POIS O PENSAMENTO E A PALAVRA SÃO VERBOS.***"

Norma Silveira Moraes  Poesias e C&A

ENERGIA POSITIVA, PAZ E LUZ...

"Muitas Bênçãos de Deus A TODOS."
Textos


          PAULO FREIRE, DARCY RIBEIRO REVOLUCIONARAM A EDUCAÇÃO NO BRASIL.

Paulo Reglus Neves Freire (1921-1997) é o patrono da educação no Brasil. Defensor da conscientização do aluno.
Freire desenvolveu um método inovador de alfabetização para adultos, com foco na emancipação da pessoa.
Com pensamento pedagógico assumidamente político, Freire propôs que o aprendizado incluísse, simultaneamente, determinados conhecimentos e seus significados políticos e social. Ele entendia que o objetivo maior da educação é conscientizar o aluno e que, no caso das camadas menos favorecidas da sociedade, isso significaria leva-las a entender sua situação de oprimidas e a agir pela própria libertação.

Para Darcy Ribeiro (1922-1977), o Brasil tinha de acertar o passo com seu passado indígena, afro descendente e europeu. Darcy Ribeiro defendeu a educação básica integral e acreditava que a miscigenação poderia transformar o Brasil em uma grande democracia étnica. Fundou, em 1960, a Universidade de Brasília (UnB) e idealizou a Universidade Estadual do Norte Fluminense.
Foi ministro da Educação em 1961 e, ao longo de sua vida, trabalhou pela escola pública, pela educação dos indígenas e pela qualidade do ensino infantil. Foi ainda responsável pelo projeto de lei que deu origem à Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Lei 9.394/96, aprovado pelo Senado.

Florestan Fernandes ( 1920-1995), lutou pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, pela escola pública, pela valorização e qualificação do professor e pela presença do Estado na educação brasileira. Socióloga, pesquisou a sociedade indígena dos Tupinambás, gerando um estudo clássico para a etnologia brasileira. Seu nome é diretamente associado à pesquisa sociológica no Brasil e na América Latina. Florestan Fernandes, transformou o pensamento social no Brasil e estabeleceu um novo estilo de investigação sociológica, marcado pelo rigor analítico e crítico.

Mariazinha Fusari, uma das criadoras da Educomunicação, Maria Fesliminda de Resende e Fusari, (1940-1999), desenvolveu pesquisas sobre a relação entre mídia e infância. Foi cofundadora do Núcleo de Comunicação e Educação (NCE), da Universidade de São Paulo (USP) e colaborou para a ampliação do diálogo entre os campos de conhecimento da comunicação e da educação.

Maria Teresa Mantoan.  Defensora da educação inclusiva e do direito de todo cidadão ao ensino básico ao superior, Maria Teresa Mantoan (1943) é crítica das chamadas escolas especiais. No entendimento de Maria Teresa, na escola inclusiva, alunos e professores aprendem a respeitar as diferenças, e este seria o primeiro passo para a construção de uma sociedade mais justa.
Paulo Freire, Darcy Ribeiro, Florestan, Fusari e Mantoan revolucionaram a educação no Brasil. 

(DS jornal).
Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 28/10/2017
Alterado em 28/10/2017
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
Norma Aparecida Silveira de Moraes ENERGIA POSITIVA ,FÉ, PAZ E AMOR.