" *** SOMOS O QUE ACREDITAMOS E O QUE PENSAMOS, POIS O PENSAMENTO E A PALAVRA SÃO VERBOS.***"

Norma Silveira Moraes  Poesias e C&A

ENERGIA POSITIVA, PAZ E LUZ...

"Muitas Bênçãos de Deus A TODOS."
Textos


                              7 DE SETEMBRO DE 2017
     EM 07 de setembro de 1822, D. Pedro decretou a independência do Brasil.
     O Brasil é um país muito bom para morar por causa da exuberância da natureza de clima tropical com as quatro estações bem marcadas, atualmente nem tanto por causa do estrago que é feito na natureza de ano a ano, com o desmatamento para pastagens, agricultura ou venda de madeiras de lei.
     O Brasil foi um país marcado por muitas lutas e dores também, na época da escravidão, até me envergonho de ser descendente da família de Alvarenga Peixoto e Barbara Heliodora da Silveira, pois eles possuam minas para exploração de pedras preciosas e minérios, com a mão de obra do escravos. Contam que não gostavam de usar o tronco, que ela principalmente era uma boa patroa. Mas envergonho-me de saber que seres humanos já foram comprados como máquinas para trabalhar. Enfim era o que se usava na época, e depois houve a abolição pela princesa Isabel. Antes disso na inconfidência a coroa de Portugal, tomou os escravos de Bárbara e Alvarenga acabou preso junto com Tiradentes, este que foi enforcado. (21 de abril de 1792), outro assunto importante sobre a história do Brasil, pois já começava aí a luta pela independência.
     Hoje o Brasil é livre, cresceu muito, nestes 517 anos de “descobrimento”, rolou muita história suja, a abolição em 13 de maio de 1888, foi o acontecimento mais importante depois da Proclamação da Independência em 07 de setembro de 1822, decretada pela Princesa Isabel, a Lei Áurea que deixava livre os escravos, ou seja abolia a escravidão no país. Os índios também foram feitos escravos, foram obrigados abandonar suas culturas. Pelo que sabemos tantos eles como os negros arrumavam um jeito de passar adiante a cultura, para que não morresse com o tempo, principalmente os negros. Vale lembrar que o povo brasileiro tem uma raça mestiça oriunda de índio, negros e brancos. Tenho orgulho de ser mestiça e ter no meu sangue a raça de índios e negros também.
     Depois da independência o Brasil ainda tinha o regime da monarquia que ocorreu entre os anos de 1822 e 1889, com os reinados de D. Pedro I e D. Pedro II.
     Depois vem o sistema de presidencialismo, o Brasil é uma República Presidencialista desde 15 de novembro de 1889, quando ocorreu a Proclamação da República. O presidencialismo é um sistema de governo no qual, o presidente é o Chefe de Estado e de Governo. Este presidente é responsável pela escolha dos ministros que auxiliam no governo.
     Houve um período do sistema parlamentarista entre 7 de setembro de 1961 e 24 de janeiro de 1963, durante o governo de João Goulart.
“O Parlamentarismo é um sistema de governo em que o poder legislativo (parlamento) proporciona a sustentação política (apoio direito ou indireto) para o poder executivo. Sendo assim, o poder executivo necessita do poder do parlamento para ser constituído e também para governar. No parlamentarismo, o poder executivo é, na maioria das vezes, exercido por um primeiro-ministro (chanceler)” (SÓ História)
  “O presidencialismo é um sistema de governo no qual o presidente é o Chefe de Estado e de Governo. Este presidente é o responsável pela escolha dos ministros que o auxiliam no governo. No sistema de presidencialismo, o presidente exerce o poder executivo, enquanto os outros dois poderes, legislativo e judiciário, possuem autonomia. (SO História)”
Outro regime é da Ditadura/Militar
     “A Ditadura Militar é uma forma de governo no qual o poder político é efetivamente controlado por militares governaram o país, suprimindo direitos civis e reprimindo os que são contra este regime de governo. Este regime pode ser oficial ou não, ou misto onde os militares exercem forte influência sem ser o dominante.
Na sua grande maioria os regimes militares são constituídos após um golpe de Estado derrubando o governo anterior.
No Brasil o regime militar existiu entre os anos de 1964 a 1985. Caracterizando-se pela falta de democracia, supressão de direitos constitucionais, censura, perseguição política e repressão aos que eram contrários ao regime militar. “(SO História)
De 1985 o Brasil volta com o regime de democracia...
      Mas agora em 2017, a fica muita dúvida sobre a Democracia que tanto Ulisses Guimaraes e Tancredo Neves lutaram para implantar, o governo escolhido pelo povo, com eleições diretas. É uma forma de governo aonde acorreram muitas formas de corrupção e até “ditadura mais velada”.
     Precisamos de uma Reforma Política com menos partidos, menos ministérios, menos membros na Câmara de Deputados e Senado, aliviando os gastos com o pessoal, que pesa muito para o Brasil, tirando dinheiro púbico que deveria ser injetado em mais qualidade de vida para o povo brasileiro, com os gastos em saúde, moradia, educação...
 
VEJA ABAIXO A LISTA DOS PRESIDENTES DO BRASIL
DO JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO (FOLHA O JORNAL.COM.BR)
 
Não houve um grito para entrar na história, como o de Dom Pedro I, que teria dito à beira do Ipiranga o famoso “Independência ou morte”, nem foi conquistada à base do derramamento de sangue. A mudança ocorreu num piscar de olhos: o Brasil acordou Monarquia e dormiu República.
Na manhã daquela sexta-feira, dia 15 de novembro de 1889, os ministros monarquistas foram informados sobre a movimentação de tropas militares e se reuniram na Secretaria Imperial, que se localizava no Campo de Santana, para discutir como enfrentar o levante. Porém, acabaram cercados pelos soldados.
Depois de serem mantidos presos por cerca de três horas, os ministros aceitaram renunciar. Então, não tendo saída, o visconde de Ouro Preto enviou um telegrama ao imperador Dom Pedro II, que se encontrava em seu palácio em Petrópolis, comunicando a renúncia coletiva.
Logo após a renúncia dos ministros, Deodoro, acompanhado por Quintino Bocaiúva e Benjamin Constant, entre outros republicanos, fez o anúncio: o Brasil agora seria uma República. O mesmo marechal se tornou o primeiro presidente da República. Confira a lista de todos os presidentes da República do Brasil, da época de Deodoro da Fonseca à República Federativa do Brasil da presidente Dilma Roussef.
Lista dos presidentes do Brasil por mandato: Nº - Presidente - Início do mandato - Fim do mandato - Partido - Vice-presidente(s)

1 - Marechal Deodoro da Fonseca - 15/11/1889 - 23/11/1891 - militar - Floriano Peixoto
2 - Floriano Peixoto - 23/11/1891 - 15/11/1894 - militar - nenhum
3 - Prudente de Morais - 15/11/1894 - 15/11/1898 - Partido Republicano Federal - Manuel Vitorino
4 - Campos Sales - 15/11/1898 - 15/11/1902 - Partido Republicano Paulista - Rosa e Silva
5 - Rodrigues Alves - 15/11/1902 - 15/11/1906 - Partido Republicano Paulista - Silviano Brandão e Afonso Pena
6 - Afonso Pena - 15/11/1906 - 14/06/1909 - Partido Republicano Mineiro - Nilo Peçanha
7 - Nilo Peçanha - 14/06/1909 - 15/11/1910 - Partido Republicano Fluminense - nenhum
8 - Hermes da Fonseca - 15/11/1910 - 15/11/1914 - Partido Republicano Conservador - Venceslau Brás
9 - Venceslau Brás - 15/11/1914 - 15/11/1918 - Partido Republicano Mineiro – Urbano   Santos Rodrigues Alves — Partido Republicano Paulista - Delfim Moreira
10 - Delfim Moreira - 15/11/1918 - 28/07/1919 - Partido Republicano Mineiro - nenhum
11 - Epitácio Pessoa - 28/07/1919 - 15/11/1922 - Partido Republicano Mineiro - Delfim Moreira e Bueno de Paiva
12 - Artur Bernardes - 15/11/1922 - 15/11/1926 - Partido Republicano Mineiro - Estácio Coimbra
13 - Washington Luís - 15/11/1926 - 24/10/1930 - Partido Republicano Paulista - Melo Viana Júlio Prestes - Partido Republicano Paulista - Vital Soares Augusto Fragoso, Isaías de Noronha e Mena Barreto - 24/10/1930 - 03/11/1930 - militares - nenhum
14 - Getúlio Vargas - 03/11/1930 - 29/10/1945 - Aliança Liberal - nenhum
15 - José Linhares - 29/10/1945 - 31/01/1946 - nenhum - nenhum
16 - Eurico Gaspar Dutra - 31/01/1946 - 31/01/1951 - PSD - Nereu Ramos
17 - Getúlio Vargas - - 31/01/1951 - 24/08/1954 - PTB - Café Filho
18 - Café Filho - 24/08/1954 - 8/11/1955 - PSP - nenhum
19 - Carlos Luz - 08/11/1955 - 11/11/1955 - PSD - nenhum
20 - Nereu Ramos - 11/11/1955 - 31/01/1956 - PSD - nenhum
21 - Juscelino Kubitschek - 31/01/1956 - 31/01/1961 - PSD - João Goulart
22 - Jânio Quadros - 31/01/1961 - 25/08/1961 - PTN - João Goulart
23 - Ranieri Mazzilli - 25/08/1961 - 07/07/1961 - PSD - nenhum
24 - João Goulart - 07/07/1961 - 01/04/1964 - PTB - nenhum
25 - Ranieri Mazzilli - 02/04/1964 - 15/04/1964 - PSD - nenhum
26 - Castelo Branco - 15/04/1964 - 15/03/1967 - ARENA (militar) - José Maria Alckmin
27 - Costa e Silva - 15/03/1967 - 31/08/1969 - ARENA (militar) - Pedro Aleixo - Junta Governativa Provisória de 1969 - 31/08/1969 - 30/10/1969 - militar - nenhum
28 - Emilio Medici - 30/10/1969 - 15/03/1974 - ARENA (militar) - Augusto Rademaker
29 - Ernesto Geisel - 15/03/1974 - 15/03/1979 - ARENA (militar) - Adalberto dos Santos
30 - João Figueiredo - 15/03/1979 - 15/03/1985 - PDS (militar) - Aureliano Chaves
Tancredo Neves - PMDB - José Sarney
31 - José Sarney - 15/03/1985 - 15/03/1990 - PMDB - nenhum
32 - Fernando Collor - 15/03/1990 - 29/12/1992 - PRN - Itamar Franco
33 - Itamar Franco - 29/12/1992 - 01/01/1995 - PMDB - nenhum
34 - Fernando Henrique Cardoso - 01/01/1995 - 01/01/2003 - PSDB - Marco Maciel
35 - Luís Inácio Lula da Silva - 01/01/2003 - 01/01/2011 - PT - José Alencar
36 - Dilma Roussef - 01/01/2011 - 01/01/2015 - PT - Michel Temer (FOLHA 2015)
 
 
 E FINALMENTE MICHEL TEMER DESDE 2016
 
 
Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 07/09/2017
Alterado em 07/09/2017
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
Norma Aparecida Silveira de Moraes ENERGIA POSITIVA ,FÉ, PAZ E AMOR.