" *** SOMOS O QUE ACREDITAMOS E O QUE PENSAMOS, POIS O PENSAMENTO E A PALAVRA SÃO VERBOS.***"

Norma Silveira Moraes  Poesias e C&A

ENERGIA POSITIVA, PAZ E LUZ...

"Muitas Bênçãos de Deus A TODOS."
Textos


                    SINFONIA DA NATUREZA, A VIDA VIBRANDO
     A primeira coisa que faço ao levantar, é escutar o barulho da natureza, mesmo estando na cidade. Sempre há o barulho de alguns pássaros aqui e acolá, pardais, um bando de maritacas que passam fazendo barulho e confabulando alto pelos ares. O latido dos cães, gatos miando logo cedo pedindo comida. Mesmo com o barulho característico da vida humana e suas ferramentas, ainda ouvimos um pouco da natureza.
     Tenho alguns sinos de ventos espalhados no quintal e com eles sei quando vai chover, pela direção do vento. O vento se ouvirmos com atenção faz muito barulho, as vezes até passa nervoso, quando está armando tempestades.
     Escuto o farfalhar de algumas folhas das plantas, esbarrando em outras, quando chega o beija flor fazendo festa nas flores, ele nunca chega em silencio.
     Quando viajo para a zona rural em Minas, no sítio de meus pais, meus ouvidos ficam atentos e a alma faz festa, é muito barulho. De água caindo nas pedras, seu barulho característico passando no córrego, insetos cantando, barulho das abelhas, até a cobra cascavel que tenho pavor com seu guizo. As vacas berrando, avisando seus bezerros que estão chegando, cavalos relinchando, pássaros diversos em revoadas e cantos, cigarras, barulhinho das formigas, e tantos outros sons nesta sinfonia da natureza
     A tarde há o sapo na lagoa, a coruja, cachorros latindo atentos, enfim o barulho dos animais noturnos, saindo em busca de comida. A natureza é fiel em sua algazarra, em suas notas musicais. É preciso que se conscientize sempre, que ela está em sinfonia porque há vida ativa, que a biovida está fazendo o seu papel, mas que o homem pode destruir tudo isto, cortando as árvores que seguram as nascentes e córregos que vão formar os rios, fazendo com que a vida morra, que aquele pedaço se transforme em deserto sem vida, ficará apenas a sinfonia do vento raivoso.
     Mesmo na cidade de pedra, precisamos plantar árvores para atrair a visita dos pássaros, para purificar o ar, ter sombras e uma vida mais agradável. Quando estamos tristes a natureza ajuda a nos consolar, ela fala ao nosso coração, pois somos partes dela também, mesmo como humanos, racionais. Enquanto há a natureza fazendo sua bela sinfonia, haverá chances de aumentar a vida e se integrar a ela. Aqui nem estou falando da grandiosidade do mar e matas que são a vida em ação, a beleza do existir, do planeta terra. A natureza anseia por vida, por beleza, por flores brotando, animais povoando...

_____________________________________

IMAGEM TUTHO TEIXEIRA POETA RECANTISTA e google
Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 08/07/2017
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
Norma Aparecida Silveira de Moraes ENERGIA POSITIVA ,FÉ, PAZ E AMOR.