" *** SOMOS O QUE ACREDITAMOS E O QUE PENSAMOS, POIS O PENSAMENTO E A PALAVRA SÃO VERBOS.***"

Norma Silveira Moraes  Poesias e C&A

ENERGIA POSITIVA, PAZ E LUZ...

"Muitas Bênçãos de Deus A TODOS."
Textos


                    ATIVIDADES ESPECIAIS PARA IDOSOS
     Pensando no que a poetisa Deyse Félix,  escreveu, creio que, já que a população está envelhecendo deveria os governos criar creches para idosos, com atividades bem variadas, desde lazer e até alguma coisa para eles aprenderem. Muitos idosos tem suas limitações, mas temos ainda aquela parte de idosos, que não param quietos, muitos tem a limitação do cérebro, alguma demência, e ficam cheios de manias, dependentes demais de outra pessoa no sentido de andar com ele, passear...
     Alguns já tem a personalidade mais quietas, gostam de seu cantinho, seu quartinho aonde inventam suas coisas, assiste sua TV, muitos gostam de ler, fazer palavras cruzadas, caça palavras. Outros gostam de sair andar, conversar com amigos.
     Voltando a falar das creches, seria apenas por um período, para que eles pudessem gastar a energia acumuladas, já que a maioria não fazem nada durante o dia todo.
     Nestas creches, deveria ter muitos livros, jogos, dança, filmes, até mesmo cantorias como karaokê, pois os idosos adoram cantar músicas antigas, bingos, jogos da velha, etc. Na verdade seria atividades para ter a companhia de outra pessoa, conversar, preencher o dia, se divertir;
     E por último há aqueles idosos que são dinâmicos e independentes, cuidando de si, de alguma coisa que gosta, sem precisar de cuidados de outras pessoas. Aqueles que sabem muito bem o que querem, e como cuidar ainda do próprio corpo e atividades. Este velhinho acoma tem 87 anos e adora fazer coxinhas para vender. Ela adora assistir TV, não são dependentes... (Ela faleceu neste final de semana, deu AVC total), deixando alegres lembranças, pois sempre foi alegre e dinâmica apesar de ter problemas de saúde. Ele não tem nenhum problema de saúde, vai até para o cenro da cidade sozinho...CADA CASO É UM CASO. Meus pais ainda são independentes sem problemas de saúde, minha mãe ainda cuida da própria casa e ama atividades na sua igreja. Mas há idosos que não nada para fazer, e gostariam de ter mais integração fora de casa. E HÁ AINDA MUITOS QUE AINDA TRABALHAM FORA, MESMO APOSENTADOS, PARA AJUDAR NO ORÇAMENTO.
Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 10/04/2017
Alterado em 10/04/2017
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
Norma Aparecida Silveira de Moraes ENERGIA POSITIVA ,FÉ, PAZ E AMOR.