" *** SOMOS O QUE ACREDITAMOS E O QUE PENSAMOS, POIS O PENSAMENTO E A PALAVRA SÃO VERBOS.***"

Norma Silveira Moraes  Poesias e C&A

ENERGIA POSITIVA, PAZ E LUZ...

"Muitas Bênçãos de Deus A TODOS."
Textos


               O CUIDADO COM A NATUREZA
 
          É preciso prestar mais atenção...
A natureza está doente. Basta ver a seca que cada vez vai assolando, a começar pensando em nosso país. Houve um tempo, na década de oitenta, noventa, que a moda era cortar as matas para fazer carvão, sem um estudo prévio. Quem tinha um sítio geralmente tinha uma matinha no alto da montanha. E visando o lucro muitos foram vendendo estas matas.
     O que estes pequenos sitiantes, e até agricultores, não levaram em consideração que o resultado seria tão desastroso. E estas mesmas matas protegiam em seu seio pequenas nascentes de água doce, que iam formando os pequenos córregos que por sua vez iam formando vários rios que serpenteavam as montanhas caindo nas planícies. Outra coisa que estimularam a cortar e abrir as matas, foi o plantio de eucalipto.
     Muitos rios foram secando, pela falta destas nascentes que injetavam água cristalina neles. Hoje vemos o desastre ambiental, muitas propriedades que eram tão promissoras hoje estão sem água.
Entretanto, se alguém ainda tem a sorte ter uma nascente, uma biquinha em suas terras, devem se conscientizar e cerca-la, e plantar perto bastante árvores nativas, não o eucalipto que puxa muita água do solo secando-o ainda mais. Quem planta eucalipto deve evitar plantar perto das nascentes.
     Uma terra sem água tem pouco valor, pois é aonde se tem água que pode plantar qualquer coisa, pode ter açudes, represas, ter água para doar para outras pessoas consumirem.
     É preciso se conscientizar, que até a água doce pode ser um recurso limitado. A terra dá o aviso, os sertões aumentam cada vez mais, a terra árida que faz o povo sofrer. Árvores atraem e seguram a chuva que por sua vez alimentam as nascentes e rios e seus afluentes. Tendo água com fartura para a plantação de onde sai toda alimentação. Salvar nascentes é salvar vidas. Quem tem uma nascente de água, ainda pode ter esperança...Não desista dela.. Ela merece seu amor e cuidado.


Interação

Recanto das Letras3 de abr (Há 1 dia)
para mim

03/04/17 12:39 - André Zanarella

Barvo!!! beijo..
=== >>>0
== >> == >>  == >>
O lugar que ocupamos é menos importante do que aquele para o qual nos
dirigimos.
Leon Tolstoi
Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 01/04/2017
Alterado em 04/04/2017
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
Norma Aparecida Silveira de Moraes ENERGIA POSITIVA ,FÉ, PAZ E AMOR.