" *** SOMOS O QUE ACREDITAMOS E O QUE PENSAMOS, POIS O PENSAMENTO E A PALAVRA SÃO VERBOS.***"

Norma Silveira Moraes  Poesias e C&A

ENERGIA POSITIVA, PAZ E LUZ...

"Muitas Bênçãos de Deus A TODOS."
Textos


               TEORIA E PRÁTICA nas  relações interpessoais.
 
     Muitas vezes observo no cotidiano mesmo, as opiniões que nos são dadas quando comentamos alguma dificuldade.
     Muitas são muito bem vindas com certeza, e nos fazem aprimorar ainda mais algo que fazemos sempre de modo igual.
     Mas teoria é estudar, está no papel, é decoreba. Na prática de tudo o bicho pega, principalmente quando lidamos com o ser humano.
     Cada pessoa é individual e, temos que ter uma cabeça diferente para lidar com cada um, é por isto que representamos infinitos papéis, digo em infinito porque o repertório vai aumentando pela vida toda. Em cada fase há diferença para lidar com o ser humano.
     O que tenho observado, principalmente em hospitais, é que muitos enfermeiros e médicos são profissionais demais, são tão profissionais que se esquecem que estão lidando com outro ser humano, não há empatia, não há um sorriso aberto e acolhedor, o que vemos é uma falta de paciência, desatenção e logo na área da saúde que o outro está completamente entregue, fragilizado.
      Em alguns setores há a empatia, principalmente em comércio, para vender seu produto, eu concordo neste quesito, pois se não tratar bem a gente vira as costas e vai para outra loja aonde encontramos mais paciência. No setor público muitas vezes encontramos pessoas tão grossas e somos obrigado a engolir, porque não há outro jeito, precisamos resolver alguma pendência.
     O ser humano corre tanto, que muitas vezes se esquece até que é um ser humano, agindo como perfeitos robôs. A rotina é tão inerente que muitos perdem a capacidade de agir com mais prazer e empatia, e tantos outros só estão ali pelo salário, e não tem didática ou amor para lidar com outro ser humano igual a ele. Passam a agir friamente como se não tivesse atendendo um ser humano, mas apenas lidando com um monte de carne sem vida.
     Basta observar, eu tenho o hábito de dar bom dia, oi, até logo, obrigado, muito prazer, etc, muitas vezes percebo que falo para as paredes, o outro não está ali, não ouviu, está de mau humor e até projeta em cima de de mim sua amargura...
     Que Deus ajude estas pessoas, estão plantando sementes de solidão, de antipatia, desamor... Problemas todos tem. Tanho o hábito de estar sempre sorrindo mesmo doente, e já percebi que quem não chora não mama...Mas cada um tem sua maneira peculiar de lidar com os problemas e dores. Alguns são maravilhosos e já falam que não estão legal neste dia, que estão tristes, preocupados, desanimados, aí num diálogo bom e aberto nasce até uma grande admiração, empatia, trocando amor que é a base de tudo.

Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 27/02/2017
Alterado em 27/02/2017
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
Norma Aparecida Silveira de Moraes ENERGIA POSITIVA ,FÉ, PAZ E AMOR.