" *** SOMOS O QUE ACREDITAMOS E O QUE PENSAMOS, POIS O PENSAMENTO E A PALAVRA SÃO VERBOS.***"

Norma Silveira Moraes  Poesias e C&A

ENERGIA POSITIVA, PAZ E LUZ...

"Muitas Bênçãos de Deus A TODOS."
Textos


          AS PREOCUPAÇÕES E INQUIETAÇÕES CONTRA A REFORMA DA PREVIDÊNCIA SEGUEM.
 Pois assim é.
     Depois de votada a PEC ontem no Senado, favorável a este projeto de reforma, muitos assuntos vem a baila. O povo começa a ficar mais atentos nas faixas de aposentadorias. E encontramos muitos exemplos.
     Um dos salários mais astronômicos de esposas ou filhas de militares que ganham até duzentos mil reais, é de se espantar, já que a Previdência como mesmo fala o nome, é uma ajuda para que o trabalhador depois de parar de trabalhar possa sobreviver dignamente.
São as aposentadorias faraônicas que estão deixando a Previdência em maus lenções, não este teto máximo de 5.189,00 ou salário mínimo.
     Creio que o governo deveria analisar bem, são estes ricaços da “Previdência”, nestes casos sim, ter uma profunda reforma. Fiscalizar as empresas que estão sonegando é outra atitude que deveriam tomar. Descobrir os corruptos com mais fiscalização aos órgãos públicos.
      Dado que pela constituição todos somos iguais. Previdência significa: Reserva, sabedoria, sensatez, ponderação, juízo, discrição, aonde está nestas quantias faraônicas o sinônimo da palavra Providencia ou Seguridade Social.
Seguridade Social:seguridade social ou segurança social consiste num conjunto de políticas sociais cujo fim é amparar e assistir o 
cidadão e a sua família em situações como a velhice, a doença e o desemprego...
     Não é possível, um ou uma trabalhadora que tenha um labor pesado, possa humanamente trabalhar até aos 65 anos para se aposentar. Na zona rural, muitos vão morrer antes com certeza, neste mundo tão estressante e competitivo que é a vida neste regime capital de sobrevivência. Um querendo o lugar do outro, a pressão interna da produção, o ambiente e inúmeros motivos.
     Quando escrevo me coloco no lugar daquele que trabalha na lavoura, nos canaviais, cafezais, etc, penso naquele que trabalha nas mineradoras, nas indústrias em ambientes tóxicos e insalubres e serviço pesado e perigoso. Posso falar pois sei muito bem como é a vida na zonar rural, e no ambiente de uma indústria química. Não estou aqui falando abobrinhas, muito pelo contrário, a empresa em que eu trabalhava, fabrica a matéria prima dos agrotóxicos usados na lavoura, nos inseticidas, etc. Pense no Gari que varre a rua o dia inteiro, que corre atrás do caminhão de lixo, pense em quem trabalha no comércio de dez a doze horas por dia, pense em quem trabalha nas siderúrgicas, nas usinas, nos matadouros, nas empresas em geral. Creio que aposentadoria por invalidez vão aumentar drasticamente, aonde se possa encostar, o que não é o caso dos trabalhadores rurais que não tem este direito por não ter carteira assinada. Estou refletindo sobre aquele que não terá mais  também, a sua aposentadoria mais integral.
     Há muito lugar para se mexer nesta reforma, mas mexer com o trabalhador que leva o país nas costas, é demais para qualquer um que tem a cabeça aberta para refletir.
     No setor público muitos também não vão aguentar trabalhar até 65 anos, basta pensar num posto de saúde lotado todos os dias, o estresse destes funcionários, nos professores... Enfim, creio que estão querendo mesmo é acabar com a aposentadoria, pois dizem que a estimativa de vida é de mais de 80 anos. Mas isto para quem trabalha no labor insalubre, no serviço pesado não cabe não...a maioria morre com doenças adquiridas como câncer, etc.
     Nos deparamos com muita propaganda de idosos da melhor idade, com saúde boa, fazendo viagens, com qualidade de vida, aproveitando bem a velhice, mas isto é uma ilusão pois de fazerem mesmo uma pesquisa séria, poucos são os que estão nesta lista. A maioria tem saúde ruim com imitações. “ Nestas pesquisa sencomendadas” para enganar aos que assim seja interessante, pode convencer, mas a realidade não é assim, basta ir para lugares aonde a seca predomina, periferias, etc.
Concluindo, já vemos notícias que querem mesmo é privatizar a “previdência”.  
     Eu não deveria escrever, falar, ficar batendo na mesma tecla, me meter, ficar queita na minha zona de conforto. Mas creia leitor poeta, sei como você também tem a alma sensível, e sofre com tudo isto.  A gente pensa nos trabalhadores, nas falta de recursos para ter uma boa saúde, alimentação, e ainda mais este sofrimento. Penso que a escravidão está dando as caras. Vai ter tanto desemprego, lojas fechando as portas, miséria e dor. Vai aumentar os asilos...
Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 09/12/2016
Alterado em 09/12/2016
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
Norma Aparecida Silveira de Moraes ENERGIA POSITIVA ,FÉ, PAZ E AMOR.