" *** SOMOS O QUE ACREDITAMOS E O QUE PENSAMOS, POIS O PENSAMENTO E A PALAVRA SÃO VERBOS.***"

Norma Silveira Moraes  Poesias e C&A

ENERGIA POSITIVA, PAZ E LUZ...

"Muitas Bênçãos de Deus A TODOS."
Textos


A POESIA PODE ESTAR NUM TEXTO, NUMA CRÔNICA, NUMA FALA...NÃO SOMENTE EM VERSOS...

A palavra poesia vem do termo latim poēsis, que, por sua vez, deriva de um conceito grego. Trata-se da manifestação da beleza ou do sentimento estético através da palavra, podendo ser sob a forma de versos ou de prosas. Em todo o caso, o seu emprego mais usual está relacionado com os poemas e com as composições em verso.

Embora seja difícil definir a origem da poesia, foram encontradas inscrições hieroglíficas egípcias que remontam ao ano 2600 a.C., consideradas como sendo a primeira manifestação poética de que se tenha registo. São canções, cuja música se desconhece, que possuem significação religiosa e que aparecem desenvolvidas em distintos géneros, como odes, hinos e elegias.

 
A poesia é versos devidamente estruturados de maneira harmoniosa. Trata-se da manifestação de beleza e estética através da palavra que pode ser sob a forma de prosas ou versos.
O emprego da poesia é mais usual em poemas e com as composições em versos.
O termo poesia pode ainda ter outros significados. De acordo com o dicionário Aurélio, esses significados são:
Texto artístico curto, normalmente na forma de versos.
A arte de fazer obras literárias em versos.
Inspiração.
Transcendentalidade das ideias.
Conjunto de obras em versos feitas em um idioma.
Algo que desperta o sentimento de beleza.
Um dos gêneros da composição literária.
Uma maneira especial de desenvolver versos, específica de um povo, autor, escola literária ou época.
Em sentido figurativo, poesia é tudo que sensibiliza, desperta sentimentos e comove.
Poesia é qualquer modelo de arte que encanta e inspira, que é bela e sublime.
Para que uma “viagem” poética aconteça, é preciso que a imaginação do leitor e do autor dependa uma da outra.
Na antiguidade, a poesia tinha um caráter comunitário e ritual, principalmente em povos como os assírios, sumérios, judeus e babilônicos.
Existem determinadas normas formais a serem seguidas para que um texto seja considerado poesia, como é o caso das estrofes, dos versos e do ritmo.
Esses tipos de características compõem a métrica da poesia, onde os poetas aplicam as suas técnicas estilísticas e literárias.
 
 O que é Poesia
 
A palavra poesia pode ter vários significados. Segundo o dicionário Aurélio, alguns destes significados são:
-a arte de fazer obras literárias em versos;
-um dos gêneros da composição literária;
-conjunto das obras em versos feitas em um idioma;
-texto artístico curto, geralmente em versos;
-forma específica de se construir versos, típica de um autor, povo, época ou escola literária;
-inspiração;
-transcendentalidade das ideias;
-aquilo que desperta a sensação do belo.
 
Poesia é uma forma de expressão artística que usa as palavras como uma manifestação de beleza e estética na construção de textos; é o gênero literáriolírico.
Na poesia, a imaginação do autor e a do leitor dependem uma da outra, para que a viagem poética aconteça.
 
Elementos da poesia
 
Estrofe
A estrofe é a divisão do texto poético; geralmente, há uma configuração específica para as estrofes de um poema, como mesmo número de versos, estrutura rítmica ou conteúdo. Porém, como toda forma de arte, não há regras rígidas e muitos autores constroem suas estrofes de forma irregular.
 
Classificação das estrofes
A classificação das estrofes é feita pelo critério de número de versos; começando pelo tipo de estrofe de apenas um verso até o de dez versos; estrofes com mais de dez versos são classificadas como irregulares.
 
Ritmo
Os versos de uma poesia podem conter um ritmo, que se faz através da alternância de sílabas tônicas e não tônicas seguindo uma regra estabelecida pelo próprio autor, de acordo com o efeito que ele queira provocar.
O ritmo de uma poesia é composto pela métrica e pela rima.
Existem poetas que não usam os artifícios da alternância da tonicidade de sílabas nem a rima na construção de seus versos; isso não significa que não haja ritmo, apenas que ele se faz por meio de outros recursos determinados pelo autor. Este tipo de rítmica recebe o nome de arritmia.
 
Metrificação
A metrificação é a contagem do número de sílabas poéticas de cada verso. A metrificação é feita a partir do parâmetro da sonoridade, não da simples separação de sílabas. Na metrificação, contam-se as sílabas poéticas de um verso até a última sílaba tônica (se a última sílaba de um verso for átona, ela não entrará na contagem). Se um verso terminar numa vogal átona e o verso seguinte começar por fonema de vogal, ocorre a junção das palavras, chamada de elisão.
Elisão é o que ocorre, por exemplo em “copo d’água”, em que uma vogal é suprimida da escrita ou do som de uma palavra, para facilitar a comunicação ou adequar a metrificação poética.
 
Versos
Cada “linha” em uma poesia é um verso; verso é a unidade que compõe a estrofe.
Os versos são divididos em sílabas poéticas (metrificação) e são, por isso, classificados, desde o verso de apenas uma sílaba poética até o de doze sílabas poéticas.
Quando os versos têm diferentes números de sílabas poéticas, são chamados de heterométricos. Quando todos os versos têm a mesma métrica, diz-se que são isométricos. Os versos isométricos mais comuns são:
-pentassílabos (chamados de redondilha menor);
-hexassílabos (chamados de heróico quebrado);
-heptassílabos (chamados de redondilha maior);
-decassílabos (chamados de medida nova);
-dodecassílabos (também chamados de alexandrinos).
Há poesias em que os versos não seguem nenhuma metrificação específica; são os chamados versos livres.
 
Rima
A rima é usada para acentuar e conectar os finais dos versos e/ou das estrofes. Podem seguir um esquema fixo ou livre; é um elemento que ajuda na composição da rítmica do poema, atribuindo-lhe musicalidade.
Há poesias que não têm rimas; é a chamada Poesia Branca ou Poesia Solta.
As rimas podem ser classificadas como:
-pobres – quando palavras de uma mesma classe gramatical são rimadas;
-ricas – quando as rimas são feitas com palavras de classes gramaticais diferentes;
-raras – quando se constroem rimas usando palavras menos comuns na língua;
-preciosas – formadas pela união de palavras ou por algum artifício gramatical;
-imperfeitas – rimas formadas por palavras homógrafas ou homofônicas.
 
Poesia portuguesa
Dentre os poetas portugueses mais famosos, encontramos:
-Alexandre Herculano;
-Almeida Garret;
-Antero de Quental;
-Fernando Pessoa;
-Florbela Espanca;
-José Saramago;
-Luís de Camões;
-Manuel Maria Barbosa Du Bocage.
 
 
Fernando Pessoa
poesia de Fernando Pessoa é uma das mais apreciadas do mundo, dentre os poetas do século XX. Fernando Pessoa se destacou pela multiplicidade de personalidades literárias que conseguia criar, escrevendo sob heterônimos; os mais famosos heterônimos de Fernando Pessoa foram:
-Ricardo Reis;
-Alberto Caeiro;
-Álvaro de Campos.
 
Poesia romântica
poesia do romantismo é marcada, em suas diferentes fases, pela expressão dos sentimentos do eu-lírico, pela exaltação da idealização amorosa, por um sentimento de constante busca da liberdade, pela valorização da nação; ainda como forma de desabafo diante do que foi chamado de mal do século, uma melancolia profunda.
 
Poesia de amor
Dentre os poetas que cantaram o amor no Brasil, pode-se destacar Vinícius de Moraes. Dentre os mais belos versos de amor, encontramos verdades belíssimas como:
-“Amo-te, enfim, com grande liberdade/Dentro da eternidade e a cada instante”
-“(...) o grande afeto que te deixo/(...)/É um sossego (...)/um transbordamento de carícias”
-“Encontrei em você a razão de viver/E de amar em paz/E não sofrer mais/Nunca mais”
 
Poesia de amizade
Vinícius de Moraes também se destaca como poeta dos poemas de amizade. São de sua autoria o “Soneto do amigo” e o “Soneto de separação”.
 
Poesia infantil
Na poesia infantil brasileira, um grande destaque é Cecília Meireles, com poemas como “A bailarina”, “Sonhos da menina”, “O mosquito escreve”, “A avó do menino”.
 
O que você achou deste artigo ?
 Leia mais: Conceito de poesia - O que é, Definição e Significado http://conceito.de/poesia#ixzz4QSGwhpqM
 
Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 19/11/2016
Alterado em 19/11/2016
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
Norma Aparecida Silveira de Moraes ENERGIA POSITIVA ,FÉ, PAZ E AMOR.