Alzheimer: causas, sintomas e tratamentos
O QUE É?SINTOMASDIAGNÓSTICODURAÇÃOPREVENÇÃOTRATAMENTOQUANDO CONSULTAR UM MÉDICO?PROGNÓSTICO O que é? A doença de Alzheimer (DA) é uma forma de demência que consiste numa perda de funções cerebrais e que se agrava com o tempo. A doença de Alzheimer prejudica as funções intelectuais cerebrais, sendo frequentemente afetada a memória a curto prazo de forma precoce. Gradualmente, outras funções intelectuais se deterioram e o discernimento ou juízo crítico é prejudicado. A maior parte das pessoas com DA avançada perdem a sua capacidade para realizar as atividades normais da vida diária. A doença de Alzheimer tem início geralmente depois dos 60 anos, podendo ocasionalmente afetar pessoas mais jovens. Os cientistas não estão seguros com relação às causas dos sintomas de DA. Os indivíduos com essa doença desenvolvem depósitos excessivos de duas proteínas no seu cérebro. Os pesquisadores acreditam que essas proteínas distorcem a comunicação entre as células cerebrais. Uma substância química denominada acetilcolina, que ajuda a transmitir mensagens entre as células cerebrais, pode também estar envolvida na doença. Os níveis de acetilcolina começam a baixar nos pacientes com DA, o que pode agravar os problemas de comunicação entre as células cerebrais. Posteriormente, as próprias células cerebrais são afetadas, começando a se deteriorar e morrer. Os seguintes fatores podem aumentar o risco de desenvolvimento de doença de Alzheimer:
A doença de Alzheimer é uma patologia progressiva. Nas fases iniciais da DA:
Uma pessoa com a doença de Alzheimer frequentemente não reconhece que existe um problema. De um modo geral, os familiares e os amigos íntimos notam os esquecimentos e as alterações no comportamento. Em vez de tentar convencer a pessoa de que tem um problema, providencie uma consulta médica. O doente deve ser acompanhado pelo menos de um familiar ou um amigo íntimo. Não existe um teste definitivo para a doença de Alzheimer. O médico irá diagnosticar a DA através da história clínica pormenorizada e da realização de um exame físico, que irá incluir um exame neurológico, bem como uma avaliação do estado mental. O médico deverá ser informado da existência de:
Se os testes simples do médico para avaliar o raciocínio e a memória indicarem que pode haver um problema, devem ser realizados exames mais detalhados da função cerebral, denominados exames neuropsicológicos. Em alguns casos, o médico pode pedir um exame de imagem cerebral, que poderá excluir outras razões para os sintomas. Os exames de imagem cerebrais não permitem diagnosticar uma doença de Alzheimer de forma segura. No entanto, juntamente com a observação do médico, os exames de sangue e os exames neuropsicológicos podem ajudar o médico a estabelecer um diagnóstico. O médico pode encaminhar o doente ao especialista para confirmar o diagnóstico, por exemplo, um neurologista, um geriatra e um psiquiatra geriátrico. Duração A doença de Alzheimer é irreversível. Uma vez realizado o diagnóstico, a função mental geralmente decai até a morte. Prevenção Não existe forma de prevenir a doença de Alzheimer. O fato do paciente se manter física e mentalmente ativo pode ajudar a reduzir o risco de desenvolvimento da doença. Além disso, o exercício físico regular e uma dieta incluindo peixe, azeite e grandes quantidades de vegetais pode retardar o início dos sintomas e a progressão da doença. Tratamento Não existe cura para a doença de Alzheimer. O objetivo do tratamento consiste em controlar os sintomas e retardar a progressão da doença. Quando consultar um médico? Contate seu médico sempre que notar em si próprio ou em um familiar qualquer um dos seguintes problemas:
Não existe nenhuma medicação que permita curar a doença de Alzheimer. No entanto, os medicamentos podem melhorar a capacidade para realizar as atividades da vida diária e aliviar os problemas de comportamento, podendo adiar a necessidade de internação numa clínica de terceira idade. alzheimer esquecimento Neurologistaperda de memória Sobre o autor dr.consulta VER O PERFIL COMPLE Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 18/11/2016
Alterado em 18/11/2016 Copyright © 2016. Todos os direitos reservados. Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor. |