" *** SOMOS O QUE ACREDITAMOS E O QUE PENSAMOS, POIS O PENSAMENTO E A PALAVRA SÃO VERBOS.***"

Norma Silveira Moraes  Poesias e C&A

ENERGIA POSITIVA, PAZ E LUZ...

"Muitas Bênçãos de Deus A TODOS."
Textos


                         A velhice e a motivação
     Muitos acham que, com a idade a motivação vai acabar, que a pessoa vai viver numa infinita inércia. Mas não é bem assim, nesta fase da vida há muita coisa prazerosa para se fazer.
     Muitas pessoas de idade tem suas limitações, mas ainda sim, dá para procurar algo de bom, sonhar, se alegrar.
     Quando se tem saúde e está sozinho pode procurar grupos de melhor idade, aonde se promove muitas atividades e pequenas viagens.
     Mesmo em casa o idoso tem muitas atividades boas, cuidar das plantas, ler o jornal, livros, fazer jogos de palavras cruzadas e outros. Caminhar, fazer algum exercício, assistir um programa bom, conversar com um amigo.
     O que não pode é parar, porque aí vem outras doenças degenerativas, e piora a qualidade de vida.
     O ser humano não pode perder a motivação, e a esperança de viver mais um dia. É melhor não pensar na finitude, e se pensar, vale pensar com serenidade, pois graças a Deus ninguém sabe a hora certa.
     Há idosos que só sabem falar que vai morrer, numa ladainha sem fim, é o medo inerente da morte, mas também muitas vezes está pedindo atenção.
     O idoso saudável não pensa na finitude, ele sempre está com novos planos na mente, sempre querendo fazer algo novo, algum artesanato para dar de presente, algum passeio. Sempre terá a motivação de fazer alguma coisa que traga alegria.
     O envelhecer com qualidade de vida é isto; ter gratidão por cada dia que ganha de presente, e sempre sonhar com algo bom.
     Nós poetas e poetisas por exemplo, temos a motivação da escrita e compor poesias.
     Agora temos a internet, que ajuda os idosos encontrar os amigos, parentes distantes, esta nova modalidade de vida tem ajudado muito os idosos no equilíbrio emocional. Temos as redes sociais, o Zap que ajudam na interação com a família, temos o telefone também e a Tv que ajudam a passar o tempo, principalmente daqueles que tem limitações de locomoções ou companhia para sair de casa.
     Cativar amizades, bater papo, dar risadas, até mesmo namorar, resulta em prazer para as pessoas da Melhor Idade...Enquanto há vida há a motivação de realizar sonhos, fazer planos, aproveitar bem cada minuto de existência. Ser feliz é a meta do ser humano, e lutar para isto é preciso sempre, ter esperança e buscar o alvo.           Mas se gostar de ficar tomando sol no quintal, tudo é válido, só não vale ficar o dia inteiro pensando em morte ou coisas tristes.     Envelhecimento também é estado da alma, encontramos pessoas de oitenta anos, que não adimitem que estão velhos, são sempre ativos e dinâmicos. Isto sim é a motivação da vida em ação


imagens do google imagens e gifs
 
 
 
Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 27/06/2016


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
Norma Aparecida Silveira de Moraes ENERGIA POSITIVA ,FÉ, PAZ E AMOR.