" *** SOMOS O QUE ACREDITAMOS E O QUE PENSAMOS, POIS O PENSAMENTO E A PALAVRA SÃO VERBOS.***"

Norma Silveira Moraes  Poesias e C&A

ENERGIA POSITIVA, PAZ E LUZ...

"Muitas Bênçãos de Deus A TODOS."
Textos


         CONDOMÍNIO PARA IDOSOS
     Assisti agora no Jornal Hoje, uma bela matéria sobre a vivencia de idosos, em condomínios e até em república como os jovens estudantes.
     Estes idosos não querem morar com a família, ainda são independentes e estão procurando um lugar deste tipo para morar.  Aqui mesmo em Mogi das Cruzes tem uma Vila de idosos, nesta até o casal pode morar. Em Santos São Paulo, e João Pessoa Paraíba, também já há esta modernidade.
     Com o envelhecimento da população já é hora de pensar, em locais assim, que não seja como nos asilos que são todos amontoados, e não tem liberdade. Nestes condomínios, há inteira integração, com bailes, materiais de ginástica, lugar para reunião e jogos.
     Recordei-me que minha avó materna por motivos de saúde precária, com sete tromboses e AVC, necessitava de fazer fisioterapia todos os dias, e como morava em sua fazenda em Santa Bárbara do Tugúrio, e nem sempre havia jeito de passar carro, quando chovia, ela saiu de sua Fazenda Flor de Minas, um lugar belo mas fora de mão. Como ela estava com mais de setenta anos e era aposentada, topou ir para este “Asilo”. Eu ia sempre visitá-la, a pegava para passar alguns dias comigo, depois ela sempre voltava.
     Neste local, era muito bem organizado, com médicos, salões, quarto separado, jardim e até uma capela. Havia atividades para quem quisesse na oficina de artesanato, Só não tinha a liberdade com horários sempre rígidos, mas o resto era muito bom. Como ela adorava ler, se distraia com livros ou na capela rezando.
     Se um dia ficar sozinha, creio que vou procurar um lugar assim, não sou muito apegada em casa e bens materiais, gosto mesmo é de amizade, interagir, num lugar que já tenha de tudo, pois não dirijo e não gosto muito de pegar ônibus sozinha.
     Conheço esta Vila do Idoso de Mogi das Cruzes, é tudo bem organizado, a pessoa tem liberdade em sua casinha, para cozinhar e sair para fazer atividades na hora que desejar.
     Peço a Deus que me dê saúde mental, e geral para ficar sempre com o meu esposo, mas a gente não sabe quem vai primeiro, mesmo tendo a saúde meio complicada que tenho.
     Está na hora de pensar nesta população idosa do país. Ninguém é obrigado a morar com filhos ou outros parentes, nunca dá muito certo, sempre alguém sai perdendo nesta interação, a não ser que a pessoa seja doente e dependente, neste caso é preciso que a família cuida, como nós aqui que cuidamos da mãe de meu esposo, com mal de Alzheimer e ou demência senil, já nem sei mais se é a mesma coisa.
     Como os idosos são aposentados, arcarão com algumas despesas, a tanto idoso abandonado, sofrendo maus tratos. Que estes possam viver seus últimos dias mais felizes, para que tenham também uma morte mais digna, morrendo mais feliz.

imagem google
 
Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 24/06/2016
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
Norma Aparecida Silveira de Moraes ENERGIA POSITIVA ,FÉ, PAZ E AMOR.