" *** SOMOS O QUE ACREDITAMOS E O QUE PENSAMOS, POIS O PENSAMENTO E A PALAVRA SÃO VERBOS.***"

Norma Silveira Moraes  Poesias e C&A

ENERGIA POSITIVA, PAZ E LUZ...

"Muitas Bênçãos de Deus A TODOS."
Textos


                              DEPRESSÃO É COISA SÉRIA...
          DEPRESSÃO O MAL DO SÉCULO ???

     Pensando hoje na depressão, creio que ela sempre existiu. Estudando a história do Brasil, podemos até perceber, que os ricos para tentarem curar, levava a pessoa para tomar outros ares. Muitos viajavam para a beira mar, por entenderem que o ar ajudaria a curar também, mas hoje entendo que apenas mudaram de lugar levando a depressão junto
     A depressão é um estado físico e psicológico de abandono, solidão, tristeza, desespero, angústia e dor.
A pessoa se isola, não tem forças para nada e nem motivação. Não consegue dar atenção para ninguém e abandona tudo.

     Ela pode ser exógena, pela perda de um ente amado, emprego, traição, assalto, acidente, um trauma muito grande, dor do fracasso, desorientação, doenças graves, etc
Mais do estado psicológico da alma mesmo...

     E pode ser endógena, por problemas físicos mesmo, por conta de alguma doença, medicamentos. Efeitos colaterais, e sinapses.  E ainda as duas causas juntas, pois uma puxa a outra, pela fadiga, desanimo, efeitos colaterais como dor de cabeça, insônias, apatia insegurança, medos, síndromes como do pânico e outros.
     Atualmente há muitos motivos para que se instale a depressão, neste mundo conturbado, cheio de pressão, competição e estresse, violência...
     Há vários tipos de depressão, que pode ser da simples a mais severa, como a depressão maior, a bipolar.
É muito complexa a depressão, e cada caso é único, cada pessoa pode reagir de um jeito. Muitos chegam até ficarem agressivas quando são cobradas, pois estão no limite das forças, com o descontrole...

     A depressão deve ser cuidada por psicólogos e psiquiatras, quando há a necessidade de medicamentos, para dar um pouco mais de qualidade de vida. E deve se respeitar a pessoas depressiva, ajudando-a sem cobranças de situações que ela não está em situação de realizar.
     Há a depressão crônica em que a pessoa necessita de acompanhamento até por toda a vida, quando se torna insuportável e afeta o comportamento e a vida.
     Com a depressão não se brinca, pois com ela podem vir crises de psicose, mania de perseguição, transtorno obsessivo compulsivo, fobias entre outros.
     Há depressão passageira, leve, moderada e depressão maior, muitas vezes necessitando até de internação, pois é muito comum tentativas de suicídios, fugas, até automutilações.
     A depressão é um transtorno que deve levar em consideração o ambiente e a vida do paciente, e necessita de apoio para recuperar ou ter boa qualidade de vida.
     Faço tratamento de depressão desde que meus problemas de saúde se complicaram, (1998), quando tive câncer pela primeira vez, mas tenho boa qualidade de vida atualmente. Precisei mudar muitas coisas para ter um equilíbrio psicológico bom, pois tomo muitos remédios que favorecem a instalação da depressão endógena também, produzida pelas doenças crônicas e seus medicamentos. Estudei psicologia para entender melhor, e ver o que eu poderia fazer  para me curar ou estabilizar a doença.
     Todo aquele que tem um pouco de limitação, já se sente deprimido pela falta de forças biológicas. Pessoas que tem hipertensão, diabete, câncer, lúpus, doenças renais, ou qualquer outra doença crônica ou do sistema imunológico, pode ter depressão.
     É preciso ficar sempre atento, e melhor ainda, se tiver doente, assumir e ir atrás do tratamento. Você que tem, não é diferente de ninguém, e ter depressão não é frescuragem pois esta doença pode chamar muitas outras que vão se somatisando...
     Mesmo que seja crônica, a medicina está aí para nos ajudar, o cérebro também pode adoecer deste mal, pois pode faltar algum hormônio, como serotonina e outros, não somente a alma...Depressão é não existir...
    
 
 _____________________________
Esta crônica foi escrita a pedido de uma pessoa muito querida, que está vivendo a depressão neste momento.
Como já convivi com a depressão maior e severa, já estive no fundo do poço, tenho respaldo para um depoimento sobre a depressão, além de ter me formado em psicologia
DEPRESSÃO NÃO É BRINCADEIRA, DELA PODE VIR OUTRAS DOENÇAS, ENTÃO VALE A PENA SE TRATAR E TOMAR REMÉDIO SE PRECISAR.
VALE A PENA SE CUIDAR PARA DESCOBRIR O PRAZER DE VIVER, BUSCANDO OUTRAS ALTERNATIVAS PARA SER FELIZ. NEM TuDO ESTÁ PERDIDO. É SÓ BUSCAR AJUDA, SEM MEDO OU PRECONCEITO...
Depressão e se perder, sair de cena, perder a vontade de existir, de tudo, até de comer, tomar banho, é viver num quarto escuro, não conseguir ver a luz, a vida.
Há tanta gente com motivo de sobra para ter depressão, uns são mais fortes, mas quando junta a exógena e endógena, ai a coisa complica
*** O IMPORTANTE É SE CUIDAR, PARA ELA NÃO VOLTAR...***

ABRAÇOS DE LUZ VIOLETA A TODOS

_______________________________


 
Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 01/03/2016
Alterado em 02/03/2016
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
Norma Aparecida Silveira de Moraes ENERGIA POSITIVA ,FÉ, PAZ E AMOR.