" *** SOMOS O QUE ACREDITAMOS E O QUE PENSAMOS, POIS O PENSAMENTO E A PALAVRA SÃO VERBOS.***"

Norma Silveira Moraes  Poesias e C&A

ENERGIA POSITIVA, PAZ E LUZ...

"Muitas Bênçãos de Deus A TODOS."
Textos


                    NASCENTE DO RIO TIETE
     No domingo passado fui com minha filha, Vania, meu genro Elias e o netinho Nicolas, conhecer a nascente do Rio Tiete
     Vimos os olhos d’água borbulhando no fundo e a água brotando das fendas da pedra, dos lençóis freáticos.
     No fundo também reinava os guaruzinhos, peixinhos que só geram em águas puras e cristalinas, tão pequeninos e delicados, mas bem espertos para nadar.
     Conhecemos as libélulas, mãe d’água, e até alguns girinos em suas metamorfoses...
     Ao redor havia as árvores bem grandes e frondosas, com bromélias e orquídeas, tudo muito fresco e verde.
     Flores minúsculas coloridas e outras maiores circundavam também, num mundo belo e natural de plena sobrevivência.
     A água ia aumentando conforme a distância que ia escorrendo formando já um córrego...
Provamos um pouco desta água, e que gosto bom, nunca vou esquecer...

     Para que um rio prospere é necessário de muitas nascentes, pois são os afluentes que se ajuntam para dar um volume cada vez maior do rio.
     Uma nascente depende demais das árvores a sua volta, pois estas seguram a água da chuva que infiltram nos lençóis freáticos. Sem as árvores qualquer água vai evaporando bem rapidamente até secar toda.
     A nascente do rio Tiete, é agora um parque ecológico para visitação, e há um monitor que vai mostrando e explicando, uma aula impecável para a criançada que ouvem atentamente, e olham cada detalhe demonstrado.
     É onde tudo começa, incrivelmente um rio que circunda boa parte do estado de São Paulo antes de desaguar no mar, em algum lugar até já limpo e na cidade de São Paulo é quase morto pela sujeira e poluição.
 
     É por isto que é urgente a conscientização sobre a preservação de cada nascente. Sem elas não haverá mais rios e seus afluentes.
     O que presenciamos hoje, a falta de água reinante é devida o desmatamento, a matança das nascentes pelo homem ganancioso do dinheiro que não dura, e que o consumismo consome logo.
     Uma nascente leva milhares de anos para se formar, e meses ou poucos dias para morrer.
     Viajando a gente percebe a destruição do homem, nos deparando com rios e represas cada dia mais secos e volume de água menores.


Nasce em Salesópolis SP, na serra, em um belo pedacinho da mata Atlantica.


A nascente vai se encontrando com outras nascentes
formando um belo rio...


AMO A NATUREZA, VAMOS GRITAR
PELA VIDA DAS NASCENTES
POIS DELAS DEPENDEM NOSSAS VIDAS
Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 28/12/2015
Alterado em 28/12/2015
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
Norma Aparecida Silveira de Moraes ENERGIA POSITIVA ,FÉ, PAZ E AMOR.