. TERROR-ISMO A VIDA HUMANA E DA NATUREZA EM MINAS
O que aconteceu perto de Mariana, a barragem que cedeu, marcou um terrorismo também, indireto sem armas, mas foi, e de grande extensão pois prejudicou rios, matou pessoas, deixando-os sem lares, sem esperança, pessoas aterrorizadas. Imagine o terror de ver "mares" de lama cobrindo tudo, é assustador. As pessoas vítimas desta tragédia estão traumatizadas, perderam as “coisas”que para eles são "sagradas", a criança perdeu seu brinquedo ou o seu travesseirinho, a mãe perdeu aquela panela tão antiga que foi da família, o pai suas ferramentas. Todos perderam além de sentimento de perda, o sentimento de medo, de dor, de desamparo e angústia. Muitos perderam entes queridos, além da casa. Além de perto, a lama segue contaminando rios, lagos e cidade estão sendo prejudicadas, e a outra barragem trincada, ameaça ainda mais outro acidente. Muitos agora estão concentrados no terrorismo da França, mas temos irmãos em má situação aqui em Minas, tantos comerciantes de outras cidades também perderam tudo, seu modo de sobreviver, até a igreja, “lar espiritual” para muitos... O que aconteceu em Minas é grave demais, e parece que já esqueceram, agora só pensam na França e esqueceram nossos irmãos de casa, tão próximos de nós. Espero ver brevemente estes irmãos de novo em suas casas próprias, porque hotel não refresca nada o que eles perderam. Eles merecem ter suas casas de volta, há tantas construtoras do governos espalhadas pelo Brasil... Mas o que tanto preocupa também, é a natureza, os rios, córregos e nascentes, o ecosistema, a vida. o risco que corre muitas famílias ribeirinhas e das cidades, o gado, etc É MUITA DOR E SOFRIMENTOS DE PROPRIETÁTIOS DE ÁREAS VIZINHAS, PLANTAÇOES AFETADAS, TANTA LAMA...CHORO, LÁGRIMAS DESESPERO E DESAMPARO __________________________________________________________ Recanto das Letras 16:19 (Há 1 hora)
para mim
16/11/15 16:19 - Laércio Becker
__________________________________________________________
Prezada Norma, parabéns pelo seu artigo. O que aconteceu em Mariana é praticamente irreversível. O Rio Doce morreu, em todos os sentidos. A mata ciliar foi levada pela lama, os peixes todos morreram. O rio foi assoreado, já nem se sabe direito qual é seu curso. No entanto, as autoridades locais já disseram que a empresa é muito importante para a cidade, porque dá empregos e paga impostos. De que adianta ter empregos e arrecadação se não há mais cidade, nem rio, nem natureza, nem nada mais? Tão trágico quanto o mar de lama (aliás, literal) é essa obtusidade das autoridades. Lamentável. Abraços e muito obrigado pela sua visita e gentil comentário! 10:38 (Há 4 horas)
para mim
16/11/15 10:38 - Spanish
Mariana não foi esquecida, matéria falada e difundida no mundo todo, pois alem de tratar-se de tragédia que ceifou vidas humanas, trata-se de desastre ambiental. Assunto que o Mundo discute de forma consciente, enquanto o brasileiro, só pensa em futebol e carnaval, infelizmente. Se o brasileiro/mineiro tivesse consciência ambiental, essa tragédia mineira, não teria acontecido, e teriam cobrado das autoridades mineiras maior fiscalização em vez de lamentação RESPOSTA... Norma Aparecida Silveira de Moraes 15:25 (Há 5 minutos)
para Spanish
OI NOBRE POETA
FICO FELIZ COM A NOTÍCIA
VAMOS TORCER PARA QUE CONSIGAM VERIFICAR AS FENDAS DA OUTRA BARRAGEM PARA QUE NÃO ACONTEÇA NOVAMENTE.
MAS FALANDO SÉRIO, A GENTE SABE QUE NEM TODOS VÃO TER SEUS PREJUIZOS PAGOS...TEM COISAS QUE O DINHEIRO NÃO PAGA, CONSOLA, MAS NAO PAGA.
SOU MINEIRA E CONHEÇO MARIANA, OURO PRETO, CONGONHAS, COM MONTANHAS HORRIVEIS PELA RETIRADA DE MINÉRIOS.
ASSIM É O PROGRESSO, TEMOS CONFORTO ARRASANDO A NATUREZA
PAZ E LUZ
OBRIGADO PELOS COMENTÁRIOS
PODERIA TER DEIXADO NA ESCRIVANINHA, NAO IA EXCLUIR NÃO, POIS BOAS NOTICIAS SÃO SEMPRE BEM VINDAS,
NORMA
DESCULPE CAIXA ALTA, ENXERGO POUCO..
______________________________________________ SEMPRE GRITAREI PELA NATUREZA
POIS SOU SERTANEJA, NATUREZA PURA QUE JÁ ANDOU DE PE´S NO CHÃO E AJUDOU O PAI A ARAR TERRA E DEITAR A SEMENTE NO SOLO. AJUDAR SALVAR NASCENTES, ETC.. Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 16/11/2015
Alterado em 17/11/2015 Copyright © 2015. Todos os direitos reservados. Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor. |