" *** SOMOS O QUE ACREDITAMOS E O QUE PENSAMOS, POIS O PENSAMENTO E A PALAVRA SÃO VERBOS.***"

Norma Silveira Moraes  Poesias e C&A

ENERGIA POSITIVA, PAZ E LUZ...

"Muitas Bênçãos de Deus A TODOS."
Textos


.                    APOSENTADORIA TARDIA
                       PODE SER MORTAL,
PARA MUITOS TRABALHADORES INSALUBRES.


     Tenho acompanhado muito pela TV a discussão sobre a aposentadoria mais tardia, talvez aos setenta anos ou mais, pois estão prevendo cada vez mais a qualidade de vida do homem, trazendo mais longividade de dias.
     Pois bem, vou falar o que acho pela experiência de vida que tenho na zona rural e na cidade e ao que observamos pela vida a fora, de acordo com as profissões, e tipos de trabalhos.
     Caro leitor, vamos pensar juntos, vocês acham que quem trabalha em serviços insalubres, pesados, perigosos, aguenta trabalhar por tanto tempo? Podem ter a certeza que muitos morrerão trabalhando.
     Quando estes deputados e senadores, discutem e inventam leis, projetos, cada um deseja sobressair mais do que o outro, sem pensar e pesar consequências. Atiram para tudo quanto é lado, sem pensar no povo, mas em si mesmo, que vive trabalhando com a poupança na zona de conforto de um escritório, muitas vezes indo para o trabalho em ônibus confortáveis das empresas em que trabalham ou de carros próprios.
     Não pensam no gari que varre a rua de pé o dia inteiro, naquele que corre atrás do caminhão de lixo, naquele que dirige o dia inteiro um ônibus, no que trabalha na zona rural, naquele operário que corre o dia todo em volta de uma máquina, no faxineiro que trabalha limpando o dia inteiro lugares sujos e exaustivos, nos boias frias, cortadores de cana, no carteiro que anda o dia todo, enfim naquelas pessoas que operam máquinas, que correm o dia todo labutando em serviços pesados, até no professor que dá aula em dois periodos, ou seja o dia inteiro, enfermeiros, guardas, policiais...Hoje há muitos impecilhos para a aposentadoria integral...
     Geralmente quem inventa estas leis, não sabem o que é pegar no pesado, muitas vezes trabalhando até dez horas por dia, com meia hora para almoçar rápido e ir ao banheiro mais rápido ainda...
     Fico aqui no meu canto revoltada com tanta sandice, muitos vão morrer no labor, porque não vão ter saúde ou forças para trabalhar até os setenta anos.
     Já com sessenta anos, quantos aposentam doentes, sem aproveitar o resto de tempo que lhes restam, fazendo o que gostam. A maioria aposenta com limitações e seguem o resto do tempo tomando remédios e indo ao médico regularmente, para não morrer antes, e ter mais algum tempo, mesmo com limitações.
     Se pesquisarem direito, virão que nem todos têm qualidade de vida extrínseca fidedigna para continuar. A pesquisa do IBGE não é muito confiável, já que nem sempre o que está doente responde a estas pesquisas e sim, aquele que atende a porta, que está mais sadio, e responde pelo que sente no momento, muitas vezes pensando individualmente.
     Fico mais indignada ainda, de ver que os políticos têm suas regalias, até para aposentar. E o povo que trabalha e dá o suor e a saúde para que o Brasil possa produzir são os mais prejudicados.
     Aí falam, que muitos aposentam e continuam a trabalhar, pode ter certeza que são os poucos, os que tem um trabalho mais leve, e que não estão doentes. Quantos perdem a saúde trabalhando, e ainda bem que estes conseguem se aposentar por invalidez, ou não depende dos médicos da perícia.      Com certeza em muitos setores há aquele que abusa, falsifica, etc., mas no geral a maioria do trabalhador são pessoas honestas e disciplinados, até porque ao contrário, se trabalham principalmente em empresas privadas, são punidos com demissão, trabalham seguindo regras.
     Parece que no Brasil há um retrocesso de tudo o que o trabalhador conseguiu conquistar com tanta luta. Não podemos deixar que o trabalhador perca o conseguiu até agora, direitos conseguidos com tanta luta, afinal, ele trabalhou, e merece ter um tempo para si mesmo com mais qualidade de vida sim.
     A Previdência Social sempre arrecadou e continua, e não adianta colocar culpa no envelhecimento da população brasileira, já que nesta última década, estamos perdendo os nossos idosos. Mas o governo faz questão de falar em população idosa, velha. E os jovens que estão chegando? Eles trabalham hoje para ajudar a previdência, para garantia dos que precisam hoje e  para ele amanhã, e sucessivamente.
     A população está envelhecendo, mas está nascendo muitos também, para suprir. É um jogo que não pode parar. E o dinheiro da previdência muitas vezes é usado de maneira equivocada e desigual e até injusto, no que se refere a aposentadoria. Aponsentadoria com salários e prá familia em algum escalão, e a aposentadora atual, sempre perdendo a cada ano, o valor...

******************************************

 
 
Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 11/05/2015
Alterado em 11/05/2015
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
Norma Aparecida Silveira de Moraes ENERGIA POSITIVA ,FÉ, PAZ E AMOR.