" *** SOMOS O QUE ACREDITAMOS E O QUE PENSAMOS, POIS O PENSAMENTO E A PALAVRA SÃO VERBOS.***"

Norma Silveira Moraes  Poesias e C&A

ENERGIA POSITIVA, PAZ E LUZ...

"Muitas Bênçãos de Deus A TODOS."
Textos


No Brasil tem prato cheio e saboroso para
todos os gostos
 
     O brasileiro gosta de uma comida boa, suculenta, saborosa como  de um bom churrasco, uma macarronada e maionese
     No Sul do Brasil o churrasco e o chimarrão feito com erva mate, são um dos alimentos característicos. A sopa de capeletti, uma massa recheada preparada com caldo de carne ou frango, entre outras opções servidos em muitos restaurantes do Sul, como Canela, Gramado...
     Um dos alimentos característicos do Brasil todo é o café, café com leite e o pão francês, sem esquecer do arroz com feijão tradicional. O povo brasileiro aprecia muito a farinha de mandioca, milho ou do fubá. Sem esquecer da polenta, da broa de milho, caldos verdes e caldo de mocotó.
Mas a cozinha brasileira é bem mestiça e tem traços africanos, indígenas e dos colonizadores, além de traços de outros países. 
     Na Região Norte há a maniçoba, uma espécie de feijoada paraense originária da culinária indígena em que folhas de mandioca, conhecidas pelo nome de maniva, é moída e cozida, em água abundante, até perder o ácido cianídrico presente nas folhas. Adiciona-se paio, pé de porco, costelinha surgindo então a maniçoba. É acompanhada de arroz branco e tucupi com pimenta de cheiro. Outro prato é o pato no tucupi, típico da culinária amazonense, prato extraído da raiz da mandioca amarela brava,
     Cozinhado no fogo por muitas horas, para eliminar o veneno. Depois é usado para preparo do pato selvagem, no fogão de pedra, conservando a receita artesanal até hoje.
     Na Região Nordeste, há o acarajé, típico da Bahia, é feito do bolinho de feijão fradinho preparado de maneira artesanal, frito no azeite de dendê, é recheado com vatapá, caruru, camarão, etc. O vatapá baiano, também muito famoso feito de camarão ou peixe, com leite de coco, amendoim, castanha de caju...é originada da culinária africana, um prato muito apreciado, que está estendendo por várias partes do Brasil, pelo seu sabor. Depois vem a buchada, um prato nordestino, com miúdos do bode, tripas temperadas servida dentro de bolsas feitas do próprio estomago do animal. É um prato muito usado em festas e ocasiões especiais.
     Pois bem, seguindo, vamos para o Centro-Oeste, aonde é Goiás é servido arroz/galinha com pequi fruta típica de Goiás usada inteira ou em polpa. É um prato tradicional muito apreciado pelos moradores, depois vem o empadão goiano, uma empada “gigante” recheado com linguiça, palmito, queijo, frango, ovo cozido, lombo de porco, etc. Usam também p pequi e guariroba. O caldo de piranha é também muito apreciado na cozinha com fama de ser afrodisíacas. É feito com peixe batido, e misturada com cebola, e pimentão entre outros temperos.
     Já aqui na Região Sudeste, a moqueca capixaba, prato típico do Espirito Santo, prato feito de peixe cozido com vegetais e frutos do mar. É feita com vários tipos de peixe como badejo, dourado e cação. A feijoada um dos pratos mais populares do Brasil, originada dos escravos pelas partes do porco desprezadas pelos senhores. Usa-se em geral o feijão preto com linguiça paio, costelas, pés, orelhas, rabos de porco, carne seca... É um prato tão apreciado que geralmente é servido em restaurantes nas quartas feiras e mais precisamente nos sábados. Já de Minas há o tradicional pão de queijo, feito de polvilho azedo e queijo ralado, apreciada na região sudeste inteira. Há também o frango com quiabo, molho pardo e doce de leite.  Não podemos esquecer do virado Paulista e tutu à mineira e o torresmo.
     Nossa cozinha é bem variada, os brasileiros apreciam muito também a macarronada, ou macarrão com molho de tomates, que podem ser variados, já que muitos usam, carne moída, frango, linguiça e atum ou sardinha no molho, a pizza, o chocolate, quentão, cocada, vinho quente, tudo bem mestiço, etc. TERRA DE COMIDA BOA E FARTA...
     Como uma boa mineira, gosto também de rapadura, melado de cana, angú, goiabada, doce de leite, manteiga, galinha caipira, ovo caipira, jiló de todas as formas, frango com bacalhau, pastel...
Vou parar de falar em comida, porque já estou aqui salivando e aliciando vocês na fome. E salve, o nosso      Brasil, rico em cultura, culinária, diversidade nas artes, Brasil do Carnaval, das festas religiosas, do futebol...Brasil de todas as raças e credos, Brasil coração do planeta, meu doce rincão.

__________________________
Norma Aparecida Silveira de Moraes
11/04/15 - foto google
Amigos gostaria de receber comentários dando mais exemplos das comidas de suas regiões. Vai enriquecer muito este artigo... PAZ E LUZ, AMIGO LEITOR
*****************
01

13/04/15 19:30 - CONCEIÇÃO GOMES

Sou paraense, morando em Curitiba. Sou fã da maniçoba, do pato no tucupi e do caruru paraense, feito como um mingau de farinha com quiabo,camarão e azeite de dendê, uma delicia.
Aqui no Paraná temos o barreado, muito apreciado.
Come-se com pirão de farinha e é feito com
carne de gado (sete, lombo agulha).
Cozinha por varios dias em uma
panela de barro, em fogo lento, até a carne dissolver. Acompanha
banana e arroz branco tambem.

 ***************
02

11/04/15 12:08 - ELIAS OLIVEIRA

Parabéns pelo trabalho, amiga!f icou bastante saboroso!
Em minha terra, (Jequié-Ba), a  feijoada é um dos pratos mais bem servidos e mais bem apetitosos!
Já em Ilhéus, onde moro há dez anos, vale destacar os
saborosos churrascos, que encantam as  mesas dos ilheenses, principalmente nos finais de semana.
Quando vieres á Bahia, não
esqueça de nos visitar.
Até de repente...
******************************
03
12/04/15 02:47 - Facuri

que belo tour, amada poetisa nos oferece,,,
saio daqui com fome e vontades...rs-
Temos que descobrir as iguarias de
Gorobixaba!...eheheh....bjs
***********************
04


COMIDA POETUGUESA
HUMMMM! DELÍCIA
***************
DE PORTUGAL PARA O BRASIL

De: Luísa Zacarias
E-mail: asiulflor61@gmail.com
IP: 19400000000000000

Assunto: Artigos-Cultura

Mensagem:

Tradições, Regionais, Paladares, Culinária...etc...etc...

Fiquei contida...

Foi bom ler-te. Depois de tanta comida, lida, claro, enchi os olhos apenas mas, confeço que deu fominha aqui.
Minha tradição aqui na minha região também tem bons cozinhados.
Lá vai umas dicas:
Uma boa SOPA DE CAÇÃO peixe cozinhado,uma boa FEIJOADA mas, a nossa é feita com feijão BRANCO, CENOURA,CHOURIÇO,LENGUÍÇA,CABEÇA DE PORCO,ORELHA /OU CHISPE.
Da região transmontana (esta) é feita com HORTALIÇA mais própriamente com COUVE LOMBARDA ou Repolho Lombardo.
Também bons pratos de BACALHAU que servimos um deles é BACALHAU Á GOMES DE SÁ ou BACALHAU Á BRÁS que servimos acompanhada de uma boa SALADA de ALFACE.
Aqui, também um ótimo COZIDO Á PORTUGUÊSA
e um outro que dou a conhecer que é feito de GRÃO DE BICO cozido com as carnes e legumes,legumes estes que passo a citar:
Quer saber como se faz, então cá vai:
Grão de Bico, demolha-o e cozinha-o. Depois de cozido escorre a água e reserve essa para cozinhar as carnes que só no final de tudo estar cozinhado bota na panela o grão já cozido para não desfazer, retifica o sal a seu gosto.
INGREDIENTES a precisar:
Grão+Carne...FEIJÃO VERDE,BATATAS,ABÓBRINHA AMARELA,HORTELÃ erva de cheiros para dar paladar...prove e vai var que gostará!
Outra dica para este acima: Pode cozinhar o grão com as carnes e depois no caldo deste deposita os legumes todos e no final coloca a hortelã ão apagar o fogão. Este é servido com 3 ou 4 sopas de pão e a (mistura)por cima delas também o caldo e as carnes mas, pode comer apenas a hortaliça com as carnes. Bom apetite...
----------------------------------------------------------------------------------
Bacalhau espiritual é uma delícia também Bacalhau á Zé do PIPO Ummmmmmmmmmmmmmmmm que delícioso Eu já almoçava são 14:47m

Valeu amiga, este seu artigo. Estarei sempre aqui deste lado da telinha esperando...

Foi muito útil conhecer um pouco do seu País nesta andância.

bjs cozinhados e delíciados

LUÍSA ZACARIAS
 
 
 
Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 11/04/2015
Alterado em 14/04/2015
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
Norma Aparecida Silveira de Moraes ENERGIA POSITIVA ,FÉ, PAZ E AMOR.