" *** SOMOS O QUE ACREDITAMOS E O QUE PENSAMOS, POIS O PENSAMENTO E A PALAVRA SÃO VERBOS.***"

Norma Silveira Moraes  Poesias e C&A

ENERGIA POSITIVA, PAZ E LUZ...

"Muitas Bênçãos de Deus A TODOS."
Textos


Tradição da Sexta Feira Santa
em Minas na Zona da Mata

     A Sexta Feira Santa é um dia sagrado. E nas pequenas cidades em Minas na Zona da Mata, os fazendeiros e pequenos sitiantes que tem as suas vaquinhas de leite, doam neste dia o leite para os pobres e qualquer pessoa que deseja fazer um doce neste dia.
          O dia começa bem cedo com muitas pessoas saindo de suas casas em grupos indo rumo aos currais da redondeza com garrafões e garrafas para pegar leite. Cada pessoa recebe no mínimo dois e três litros de leite, de acordo com as pessoas que estão esperando, é dividido o leite, para não faltar para ninguém.
     Muitos membros da mesma família vão em currais variados para pegar mais leite. É tradição fazer doce de leite, queijo, arroz doce entre outros. Não se esquecendo da paçoca, e no almoço o bacalhau, para quem pode comprar ou abóbora bem madura com quiabo por cima para quem não pode comprar o bacalhau, as donas de casa com seus tachos no quintal mesmo, ou no fogão, o cheiro de doce em casa que se vá ou passe perto fica impregnado no ar.
     Quando eu morava lá. Também doávamos leite para o povo. Tínhamos que levantar cedo, tal a algazarra que se formava perto do curral. Meu pai também doa até hoje quando está tirando leite.      Creio que se não fosse a falência que houve no governo do Sarney ,quando este foi presidente, talvez meu destino não tivesse mudado tanto. Meu esposo pediu um empréstimo com juros pequenos, de repente os juros subiram, e perdemos tudo. Muitos pequenos fazendeiros “quebraram” naquele fatídico tempo de desgraças para quem tinha terras, vacas e foi incentivado pelo governo a tirar empréstimo para aumentar terras ou gado. A maioria faliu e perdeu até as terras. Não sei o leitor lembra da inflação de até 100% ao mês.
     Bom, nem sei porque fui lembrar de desgraças agora, meu ex -esposo começou a beber até não dar mais para levar o meu casamento, na época eu era professora numa escola na zona rural, da cidade de Aracitaba. Fui segurando as pontas, até que um dia não aguentei tantas brigas e agressões, peguei meus três filhos e fugi para São Paulo, aonde estou até hoje. Mas sinto saudade de muitas coisas boas que também vivi em Minas.
     Voltando ao assunto da sexta feira da paixão, as manhãs são movimentadas com esta energia de  dar e receber, da doação, do prazer do doce que muitos só tem uma vez por ano.
     A tarde muitos vão assistir as festividade da paixão de Jesus na igreja aonde os fiéis se integram ao momento triste, de fé a amor
     E ASSIM SE PASSA MAIS UMA SEMANA SANTA, AONDE SE REFORÇA E RECORDA A PAIXÃO DE JESUS...COM FÉ RENOVADA O POVO VAI VIVENDO SUA VIDA E SEU DESTINO.     

     FELIZ PÁSCOA A TODOS. QUE A FÉ SE RENOVE A CADA DIA PARA QUE POSSAMOS AGUENTAR TANTA PRESSÃO NESTE MUNDO DE DIAS TÃO CONTURBADOS, AONDE TANTAS DÚVIDAS E INQUIETAÇÕES ASSOLAM AS NOSSAS ALMAS.
 
     OBS: CITEI ZONA DA MATA PORQUE FOI  LÁ QUE MOREI E MORAM MEUS PAIS ATÉ HOJE. NÃO SEI SE HÁ ESTA TRADIÇÃO EM OUTRAS LOCALIDADES DO BRASIL. Esqueci de relatar que neste dia não se podia fazer serviços pesados e nem varrer a casa...
Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 04/04/2015
Alterado em 04/04/2015
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
Norma Aparecida Silveira de Moraes ENERGIA POSITIVA ,FÉ, PAZ E AMOR.