" *** SOMOS O QUE ACREDITAMOS E O QUE PENSAMOS, POIS O PENSAMENTO E A PALAVRA SÃO VERBOS.***"

Norma Silveira Moraes  Poesias e C&A

ENERGIA POSITIVA, PAZ E LUZ...

"Muitas Bênçãos de Deus A TODOS."
Textos


          A falta de luz e água em São Paulo (região sudeste)

     Tempos difíceis, novas adaptações dos habitantes, são a realidade de quase todo o estado.  Tenho assistido pela televisão que a crise se estende no Rio de Janeiro e Minas, me parece que na região sudeste toda
     Fui criada num tempo que tinha que pegar água para beber numa mina, água para lavar roupa era também nesta mina, e para lavar louças e tomar banho era de uma bica. Minha mãe levava na cabeça uma bacia grande cheia de roupas. E não havia sabão em pó, então havia necessidade de deixar as roupas ao sol (quarando) para que o sabão agisse bem. As mulheres tiravam o dia somente para lavar roupas. A luz era de lamparina de querosene e alguns lampiões também. O rádio era de pilha, a vitrola também de pilha. Minha mãe lecionava para o MOBRAL, com lampiões a gás ou mesmo várias lamparinas.
     Depois a luz foi chegando nas zonas rurais e tudo foi mudando. Compramos televisão; que emoção ter a primeira televisão. A água foi sendo encanada, que beleza ter chuveiro elétrico, nós tínhamos que esquentar a água e colocar num galão com um chuveiro acoplado, e só poderia abrir na hora certa para não desperdiçar ou acabar com a água antes de finalizar o banho.
     Com a falta de água a pessoa vai reaprendendo a economizar cada gota, tudo é planejado para não gastar muito; reaproveito a água da máquina para lavar o quintal e aguar as plantas. Poucas peças lavo na mão mesmo, no balde e jogo a água nas plantas que aguardam sedentas.
     A noite as vezes tem faltado luz, então usamos a vela e vamos dormir mais cedo, durante o dia fazemos outras atividades, pois eu e meu esposo ficamos no computador o dia todo, formatando imagens, fazendo slides, banner, componho obras poéticas etc.
     Fico pensando as vezes sozinha no futuro da Grande São Paulo e adjacências, moro em Suzano, bem pertinho, e tudo que afeta a grande metrópole afeta Suzano e Mogi das Cruzes. A nossa represa Tietê fornece água também para a Cantareira, e está secando. Só Deus mesmo para ter piedade da população, pois chega uma hora que não tem rios alternativos para ajudar no fornecimento.
     Creio eu que num futuro bem próximo aqui no Brasil vai ter que usar a técnica de dessanilizar (dessalgar) água do mar (tirar o sal da água para usar). No navio que viajei recentemente em cruzeiro aqui mesmo pertinho, usam a água do mar, até para beber, bem geladinha não vi diferença nenhuma, ela fica transparente e saborosa, pronta para qualquer uso.
     Se não cuidarem das matas ciliares, das nascentes, não adianta ficar esperando água nas represas, porque o que chove em cima das represas são consumidas rapidamente, é ilusão de quem acha que adianta chover em cima de represas. É preciso chover sobre rios, afluentes, nas nascentes, para encher o lençol d’água. São o excesso de água na terra que faz a fartura de água. E isto só acontece com muitas árvores para proteger as nascentes. Se não pararem urgentemente de desmatar a Amazônia teremos sérios riscos de ficar sem chuva, porque a Amazônia influi nas correntes que fazem a chuva direcionar para a região sudeste, e facilita a evaporação d´água, segura a chuva, direciona as correntes ao lugar que precisamos, caso contrário, vão diretamente para o mar, já salientam os cientistas.
     Nossa vida no planeta depende exclusivamente de água, não adianta ter ar para respirar se não tiver a água para hidratar o corpo humano e para as necessidades higiênicas, entre outras como a indústria, hospitais, etc. Sem contar com a agricultura, sem alimentos o que seria de nós?
     Que nós seres humanos nos conscientizemos disto, mas também é preciso ter LEIS SEVERAS, pois sabemos que muitas pessoas só visam o dinheiro e ficam alienadas pelo metal, e ainda outras famílias também por sobrevivência, mas que os governantes cadastrem estas famílias e lhe dê a bolsa família para que possam sobreviver sem cortar árvores. Que os nossos produtores de árvores, aumentem o plantio para abastecer a indústria, e que tudo seja bem planejado. Nas florestas e matas naturais e primitivas não podem ser tocadas, principalmente aquelas que estão nas cabeceiras das montanhas e das nascentes e mananciais.      Sem água não tem luz, progresso, conforto...vida
     AS NASCENTES PEDEM SOCORRO POIS A MAIORIA JÁ SECARAM, RIOS SE PERDERAM...
A AMAZÔNIA PEDE SOCORRO PARA AGORA…
O BRASIL CORRE O RISCO DE SE TRANSFORMAR NUM DESERTO.

Norma A S Moraes – 20/01/15
 
Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 20/01/2015
Alterado em 20/01/2015


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
Norma Aparecida Silveira de Moraes ENERGIA POSITIVA ,FÉ, PAZ E AMOR.