" *** SOMOS O QUE ACREDITAMOS E O QUE PENSAMOS, POIS O PENSAMENTO E A PALAVRA SÃO VERBOS.***"

Norma Silveira Moraes  Poesias e C&A

ENERGIA POSITIVA, PAZ E LUZ...

"Muitas Bênçãos de Deus A TODOS."
Textos


     É o caos aqui em São Paulo, mas muito não dá para entender. Na maior capital do Brasil, está faltando água e agora também luz por conta de centenas de árvores que estão caindo com o vento.
     Muitas árvores foram mal planejadas em seu plantio, no passeio não dá mais para expandir suas raízes, não há manutenção para verificar se estão em condições de ficarem aonde estão plantadas, não há podas regulares, e quando há muitos fazem errado, a árvore fica pendendo muito para um único lado.  Neste contexto, quando venta como neste verão, precisamente por causa das fortes ventanias, centenas estão caindo em cima de postes, casas, ruas; trazendo muitos transtornos para os paulistanos.
     A falta de água é devida a falta de manutenção nos mananciais há muitos anos, manutenção e cuidados com as nascentes, rios e seus afluentes. Como se sabe um único rio não dá para encher uma represa gigantesca como as que abastecem uma cidade como São Paulo, com milhões de habitantes e em vias de crescimento que não para, gerando ainda mais o avanço nos abastecimentos.
     As cidades do Alto Tietê estão com falta de água também, pois estão direcionando água que abastecem esta localidade para a capital, gerando transtorno em todos os municípios adjacentes.
     Muitos dos habitantes, principalmente os que moram em bairros mais distantes estão sofrendo sem água. É grande o desolamento das pessoas, e agora esta falta de luz. Lembrando que  na falta de luz, é necessário tomar providencias de contratar mais funcionários para retirar as árvores caídas e consertar os postes. Um setor vai empurrando para o outro. A companhia de energia empurra para a prefeitura e vive versa.
     Quanto a água quem pode pagar e acha que o dinheiro compra tudo, continua sem economizar, aos mais pobres e das classes mais baixas, caem toda a responsabilidade de economizar a preciosa gota de diamante (água). Mais alguns acham que o problema da água é dos governantes, e na verdade é também por não terem planejado e cuidado das nascentes.
     Ficamos na torcida para mais chuva, mais recuperação de nascentes, e que tudo volte ao normal. Mas segundo informações de peritos no assunto, vai levar uns quatro anos para que a represa Cantareira volte ao normal. Daí dá para imaginar o grau de preocupação de todos os envolvidos neste contexto todo. São vários setores públicos envolvidos, que agora devem se reunir para tentar resolver um problema tão grande, que é a falta de água, antes que a cidade de São Paulo se transforme em um deserto.
     É muito triste e desoladora esta situação, e não adianta, com já citei, ficar esperando chuva somente em cima das represas, isto é uma utopia. Chuva em cima das represas servem apenas para abastecer alguns dias, pois uma represa funciona como uma grande gigantesca caixa dágua. Precisa-se urgentemente plantar árvores, recuperar matas ciliares e nascentes. Vamos por aqui torcendo, pois dependemos da água para viver...E que Deus nos ajude, o homem está matando o planeta aos poucos...
JANEIRO DE 2015


foto da internet google
.
Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 14/01/2015
Alterado em 14/01/2015


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
Norma Aparecida Silveira de Moraes ENERGIA POSITIVA ,FÉ, PAZ E AMOR.