" *** SOMOS O QUE ACREDITAMOS E O QUE PENSAMOS, POIS O PENSAMENTO E A PALAVRA SÃO VERBOS.***"

Norma Silveira Moraes  Poesias e C&A

ENERGIA POSITIVA, PAZ E LUZ...

"Muitas Bênçãos de Deus A TODOS."
Textos


A importância da Internet para a Melhor idade

     Como psicóloga, e com mais ênfase, na Melhor Idade, tenho observado como é importante a Internet para as pessoas da Melhor Idade ou para os casais que também já enfrentam a “síndrome do ninho vazio”, que é a tristeza de ter a casa vazia depois que os filhos tomam rumo na vida, e os pais ficam sozinhos.
     Há uma grande movimentação de pessoas com mais de 50 anos buscando a ferramenta da Internet para comunicar com os filhos e parentes ou amigos distantes. A maioria já estão aposentados e o salário que eles recebem não permite viagens para visitas ou viagens de turismo, devido o valor ser muito baixo. A maioria já estão com problemas crônicos de saúde e ainda gastam uma boa parte para pagar um plano de saúde e remédios. Apesar de haver remédios atualmente grátis para hipertensão e diabete, muitos médicos ainda receitam remédios que não estão na lista dos gratuitos, por não atender a necessidade da doença.
     A Internet é uma ferramenta maravilhosa para pessoas na relação inter pessoal, interagir, estudar, pesquisar, ouvir músicas e muitas outras coisas. Sabemos dos perigos de vírus e pessoas más intencionados, mas já nos cursos as pessoas da Melhor Idade são aconselhadas a não abrir links desconhecidos, etc.
     A comunicação via Internet facilita muita e evita depressões, melancolia e solidão, pois além dos parentes as pessoas constroem amigos virtuais que, na maioria são pessoas com algum tipo de limitação, seja econômica ou de saúde, que são impossibilitadas de viajar ou moram sozinhos mesmos, sem parentes ou filhos. Ela ajuda na solidão e pode amenizar a dor de perdas, saudades, solidão, doenças, insônias, irritabilidade.
     Há uma gama de jogos que relaxam como a paciência, muitos passam horas jogando, eu mesma já utilizei este recurso quando enfrentava o câncer, para não ficar pensando na dificuldade e medos que esta doença acarreta. Há muitos sites com páginas de slides maravilhosos, poesias, mensagens, pensamentos, músicas, etc, que muitos passam a acessar e comungar da beleza de muitas artes modernas que a Internet oferece.
     Muitos falam que a Internet é uma porcaria, sem conhece-la, apenas por ouvir outras pessoas que também não tem interesse em conhecer julgarem. Esta ferramenta é cultura, lazer, cognição, arte. Na Internet aprende desde cozinhar até ler uma bula de remédio, falar com um filho tendo esta conexão mais acessível e barata do que o telefone, até escrever cartas, pagar boletos, fazer compras com preços mais baixos do que nas lojas, enviar mensagens de aniversário pelas redes sociais como face bock. Ler notícias, assistir pregações religiosas, aulas de artesanatos, enviar e-mail, obter informações acerca das dúvidas que temos e muito mais.
     Quem tem um parente da Melhor Idade ou com alguma limitação deve estimular esta pessoa no contato com a Internet, ensiná-la os primeiros passos, para navegar e explorar o que de bom a Internet, esta invenção maravilhosa, tem a nos oferecer. Quantas pessoas já a usam até como diários de vida e tem seus blogs...
     Antes de julgar alguma coisa a pessoa precisa conhecer os fundamentos dos prós e contras. O mal do indivíduo é a mania de fazer julgamentos sem aprofundar no assunto, criando com isto muitos equívocos. Viver é uma descoberta a cada dia, se quiser acompanhar a evolução do mundo, e não ficar sempre nas coisas antigas, devemos unir a cultura passada e aceitar o moderno também, pois o mundo evolui...
     Quem tem a capacidade de aceitar o novo, é menos rabugenta, mais tolerante, sorri, mais, é menos teimosa e sabe analisar sem críticas destrutivas as novidades, sabendo achar o valor no novo. Sendo assim a pessoa não desperdiça tanta energia em ficar com pensamentos negativos, e abre a janela da alma para as coisas mais alegres e boas da vida, aproveitando o tempo que lhes resta de vida para buscarem realmente a felicidade ou pelo menos mais momentos plenos de alegria e felicidade...

     No próximo artigo falarei dos perigos na internet...
********************

 
FELICIDADE A TODOS, COM MUITAS BENÇÃOS DE DEUS...
VAMOS APROVEITAR A VIDA DE MANEIRA MAIS SAUDÁVEL PARA A NOSSA SAÚDE MENTAL E FISICA... 
A VIDA PASSA TÃO RÁPIDO...





 
Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 21/08/2014
Alterado em 20/12/2017
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
Norma Aparecida Silveira de Moraes ENERGIA POSITIVA ,FÉ, PAZ E AMOR.