" *** SOMOS O QUE ACREDITAMOS E O QUE PENSAMOS, POIS O PENSAMENTO E A PALAVRA SÃO VERBOS.***"

Norma Silveira Moraes  Poesias e C&A

ENERGIA POSITIVA, PAZ E LUZ...

"Muitas Bênçãos de Deus A TODOS."
Textos


Refletindo sobre os sintomas de doenças mentais mais comum...
 

     A depressão é um mal que atinge o ser humano por várias razoes. São muitas novidades, modismo, competitividade, individualismo, drogas e outros males psicológicos. O ser humano vive crise existenciais, em dúvidas, incertezas, medos, angústias sobre a sua própria referência do ser, do seu eu o seu existir no mundo referencial.
     Atualmente é tão importante o tratamento psicológico quanto o fisiológico, pois o que o inconsciente não aguenta ela vai psicossomatizando (no físico) através de doenças somáticas.
     Alguns sintomas de doenças mentais como a depressão merecem mais atenção e tratamento: Transtorno obsessivo compulsivo (TOC), ansiedade, depressão, angústia, mania principalmente de perseguição, vazio existencial, desamparo, solidão. Pensamentos repetitivos de morte e tentativa de suicídio, tédio, medos infundados, fobias, dúvidas e incertezas persistentes, insegurança, síndrome do pânico, doenças somáticas, risos sem motivos aparente, apatia, desanimo, medo de sair de casa, isolamento social, mania de roubos e jogos patológicos, irritabilidade, agressividade, descontrole emocional, agir por impulso, transtorno do humor (bipolar), perda de memoria alucinações, delírios, amnésia, demência, psicose, agorafobia, estresse pós traumáticos pânico, esquizofrenia, estresse pós parto, ansiedade generalizada, disfunções sexuais, perdas, lutos, perda de emprego, tricotilomania (arrancar fios de cabelo), entre outros.
     A repressão, principalmente quando não se sabe o motivo da mesma, violência doméstica e psicológica, estrupo, pedofilia, roubos e sequestro, conflitos em gerais.
     A ansiedade pode estar relacionada com o medo do enfrentamento, ou com o medo e a ameaça de não estar fazendo certo determinada tarefa, porque não foi bem encaminhada e segura ao aprender aquela lição, a desesperança,  cobrança fora do normal e compulsiva de alguém, críticas negativas e injustas e sem fundamento...
     Muitas crianças são educadas sobre repressão e outras livres demais. Porém vimos casos em ambos os lados. O modo de ver as coisas e educar tem que seguir a época e adequar os novos padrões. A didática precisa ser reformulada de acordo com o desenvolvimento das mesmas.
     O individualismo e, as competições, estão muitas em moda, podendo trazer motivações para muitos e desânimos aos poucos que não conseguem sequer chegar perto do grupo, então será preciso criar cada vez mais subgrupos, para que a escola seja homogenia e igualdade na educação sem rótulos etc.
     Para concluir, as doenças psicológicas estão em evidencia também em crianças e jovens. não custa nada ver o que aquela pessoa está sofrendo e ajudá-la a elaborar (cuidar) o problema, para que não seja uma coisa mal resolvida no futuro.
     Que a qualidade de vida objetiva e subjetiva seja sempre a nossa meta de vida, já que estamos cercados de tantas conturbações, seja da sociedade ou mesmo da humanidade. Que tenhamos a qualidade de vida pelo menos em nosso ambiente circundante com bons sentimentos e pensamentos criativos e construtivos...
     A doença mental atualmente é mais comum, e não devemos ter receio de procurar ajuda profissional. Hoje temos muitos tipos de psicoterapias e remédios também, mais modernos para o controle de muitos tipos  de ansiedade e depressão...

**********************
ESTE ARTIGO FOI PUBLICADO NO JORNAL DIARIO DE SUZANO EM 2012.
NORMA AP SILVEIRA DE MORAES
Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 27/06/2014
Alterado em 20/12/2017
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
Norma Aparecida Silveira de Moraes ENERGIA POSITIVA ,FÉ, PAZ E AMOR.