" *** SOMOS O QUE ACREDITAMOS E O QUE PENSAMOS, POIS O PENSAMENTO E A PALAVRA SÃO VERBOS.***"

Norma Silveira Moraes  Poesias e C&A

ENERGIA POSITIVA, PAZ E LUZ...

"Muitas Bênçãos de Deus A TODOS."
Textos

DOCE ILUSÃO, ISTO DE TRABALHO PARA TODOS...
 
     Mesmo havendo educação (universidade) para todos, sempre haverá aquele que continuará fazendo seu trabalho duro e pesado, pois nunca haverá cargos para todos que se formam numa faculdade, sendo necessário o curso técnico até para o pedreiro, gari, agricultor. Nem sempre a sorte sorrirá para tantos, pois o que percebemos que só conseguem cargos bons quem tem "cartucho", é apadrinhado ou o que resta são os concursos onde é pouca oferta diante de tantos concorrentes. Como um pobre coitado vai ser apadrinhado se nem sequer tem contato com classe média ou alta que tem os melhores salários...Com muito luta alguns conseguem passar em algum concurso público. Quando aparece uma vaga numa empresa de algum trabalho melhor, já tem parentes, amigos dos empregados ou gerentes. A realidade é muito dura e ninguém gosta de enxergar, mas há tantos jovens que cursaram e sonharam com a faculdade que estão desempregados. Vemos os cargos de mão de obra mais barata sendo preenchidas por quem não tem um curso universitário, pelo motivo a saber, que mão de obra de universitários tem o piso mais caro e dependendo do cargo qualquer um que tenha um curso técnico muitas vezes desempenha até melhor do que aquele que saiu da universidade, até mesmo pela prática mais direcionada do curso técnico. Ainda assim muitas empresas preferem ainda os que saíram do segundo grau, para ter uma mão de obra ainda mais barata, principalmente quando os cargos são de ajudantes.
     Voltando a falar de politica, muitas ainda acham que tudo é culpa de governo, seja lá de que estado ou partido for, mas as multinacionais pressionam, ou aceitam a ofertas delas ou mudam de país...Muitos acham muito fácil falar de facilidades, mas num planeta onde a oferta de empregos vacilam muito, a questão muitas vezes é de sobrevivência e sempre haverá estas diferenças de padrões e classes sociais, mesmo existindo muita injustiça social...
     Algumas pessoas que podem achar que é um negativismo de minha parte falar sobre esta questão social neste artigo, mas hoje me deparei pensando nisto baseado na procura de emprego para um neto...Meus filhos trabalham numa multinacional, e o que se observa é esta dura realidade. Eles ainda tiveram sorte porque uma amigo conseguiu para um e nesta cadeia conseguimos os dois trabalharem na mesma empresa e quem sabe meu neto também pode até conseguir trabalhar, como ele tem curso universitário está sendo mais difícil...
     Escrevo baseado em fatos reais, assistindo amigos de meu filho caçula conseguindo trabalhos em mão de obra mais barata, como meus filhos também o são. Um é operador de máquinas e o outro trabalha na expedição (depósito). De vez em quando levam currículos de amigos, mas com não tem influência, não conseguem colocação para nenhum destes currículos. É a "doce" ilusão, conseguir o trabalho tão sonhado, meu filho caçula fez SENAI (mecânico de usinagem) e é ajudante de produção. Tem ele 29 anos, como ele mesmo disse, vai ficar escolhendo e o tempo passando, há seis anos na empresa, seu sonho é modesto, mas honesto, conseguir ter uma família e agradecer a Deus por ter um emprego, rezar para o progresso da empresa e torcer para que não haja crises onde demitem funcionários em massa.
     Aprovo muito as manifestações para conseguir melhorias e qualidade de vida para a população, mas algumas vezes fico pensando que alguns casos, causam desemprego em massa em algumas empresas como as greves. É preciso isto? Sim, mas os que ficam desempregados sofrem as consequências mais pesadas, ficando sem o trabalho, e na busca por outro que leva até anos, alguns vão trabalhar como camelô ou diarista, não conseguindo mais emprego. Toda problemática tem dois lados, não adianta somente olhar por um lado. O individuo que está dentro do problema é que saberá fazer as suas escolhas e sabe como fazer para sobreviver honestamente neste país sem se transformar num bandido ou corrupto, ou vão fazer carreira política onde o "dinheiro é mais fácil...Se ficar o bicho come, se correr o bicho pega caro leitor...
     Já fiz estágio em psicologia social e a realidade é esta, não a que imaginam que são...Viver hoje sempre foi um paradoxo total, a vida tem muitos lados, socialmente falando...Visitei favelas, gente pobres, conversei com jovens, visitei familías, fiz trabalho de campo em cima disto. É uma demanda de jovens chegando todos os anos a espera da primeira oportunidade de emprego. haverá sempre pouca oferta e muito procura, por outro lado a população envelhecendo e mesmos aposentados muitos continuam trabalhando para manter o mesmo padrão de vida...Envelhecer também significa, mais doenças, mais remédios, mais cuidados e nem sempre a aposentadoria cobre os gastos.
     Dirão alguns que isto é pensar pequeno, pode ter certeza que apesar de sonhar grande, muitos conseguem o pequeno, e nesta pequenez vão tocando a vida, e quem sabe um dia a sorte não não vira e conseguem um bom cargo no próprio emprego ou salário melhor. Eu e meu esposo também já trabalhamos em multinacional.
     Independente de qualquer coisa todo jovem deve estudar sua faculdade idealizada e nunca perder as esperanças, aproveitar que há um pouco mais de facilidade para estudar como o FIES E PROUNE, ou cursos técnicos gratuitos. Nunca perca o sonho, mas sempre vivendo na realidade fazendo boas escolhas para não se perderem na vida...Tudo tem seu preço. 
     Quem pertence a classe média ou baixa sabe no que estou refletindo...

20/02/14
Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 20/02/2014
Alterado em 20/02/2014
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
Norma Aparecida Silveira de Moraes ENERGIA POSITIVA ,FÉ, PAZ E AMOR.